Setecidades Titulo Segurança
Grande ABC reduz homicídios em 29%
Por Yara Ferraz
do Diário do Grande ABC
25/04/2015 | 07:07
Compartilhar notícia


O número de vítimas de homicídios caiu 29,63% no Grande ABC em março, comparado ao mesmo mês do ano passado. Segundo as estatísticas criminais divulgados ontem pela SSP (Secretaria da Segurança Pública), em 2014 foram registradas 27 ocorrências do tipo na região, contra 19 neste ano.

Conforme o comandante da PM (Polícia Militar) do Grande ABC, coronel Marcelo Cortez Ramos de Paula, apesar de ser crime de difícil prevenção, a corporação vem desenvolvendo táticas. “As ações vão desde intensificação de rondas em bares a aumento das revistas nesses locais. Além disso, quando há um homicídio, fazemos uma saturação no entorno por vários dias após a ocorrência, ou seja, a polícia se faz mais presente.”

O coronel comentou que política efetiva para o fechamento de bares nas madrugadas ajudaria na redução dos índices. Ele pretende levar o assunto à pauta dos sete prefeitos da região na próxima reunião do Consórcio Intermunicipal. “Há vários estudos que estabelecem conexão dos homicídios, inclusive passionais, ao alto consumo de álcool. Por exemplo, cidadãos brigam por times e, por efeito da bebida, acabam partindo para agressões que podem culminar com a retirada da vida do outro. É necessário que haja política restritiva.”

Na região, apenas Diadema tem lei municipal que determina o fechamento de bares às 22h. A cidade teve diminuição de 40% nas vítimas de homicídios e 25,95% em roubo de veículos. “Temos feito operações mensais focando no roubo e furto de veículos. Na madrugada de ontem (quinta-feira), tivemos 18 flagrantes na Operação Xingu”, disse o delegado seccional da cidade, Oswaldo Arcas Filho (leia mais abaixo).

Porém, Diadema registrou aumento nos índices de furtos (5,16%), roubos (13,64%) e furto de veículos (3,16%). “Muitas pessoas acabam registrando a ocorrência pela internet e nem sempre foi aquilo o que aconteceu. Estamos trabalhando bastante e no caminho para que os demais índices caiam”, garantiu Arcas Filho.

Em todo o Grande ABC, o número de roubos e furtos de veículos caiu em 20,15% e 10,96%, respectivamente. Os furtos em geral também registraram queda de 6,08%. Já os roubos aumentaram em 8,05% nas sete cidades (mais informações na tabela abaixo).

Segundo o comandante da PM, a redução dos índices deve ser creditada ao trabalho de todos os policiais. Ele também citou a dificuldade em relação aos furtos. “Os crimes relacionados a veículos geralmente ocorrem sempre nos mesmos locais, onde há maior concentração de automóveis e trânsito. Assim, concentramos o policiamento para combater e alcançamos a redução. Já os roubos podem ocorrer em toda a região, além de serem mais comuns que os furtos, pela dificuldade que o criminoso tem de extrair o objeto sem que ninguém note.” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;