Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sábado, 20 de Abril de 2024

Gratidão ao passado, esperança no futuro
Do Diário do Grande ABC
18/12/2018 | 11:20
Compartilhar notícia


Artigo

Dialogar com lealdade na política é fascinante. Pautei minha vida pública em relações que possibilitassem o amplo entendimento, a construção do consenso e a esperança de que a somatória de ideais fortalece a democracia e é fator determinante para gestão pública eficiente. Acredito que minha reeleição à presidência da Câmara Municipal de São Caetano representa este modelo, no qual o diálogo e a inovação são as maiores marcas.

São Caetano é município que oferece aos seus moradores serviços públicos acima da média nacional, inclusive com qualidade comparada a países desenvolvidos da América e da Europa. Nos últimos dois anos, o governo municipal focou o ajuste financeiro para, posteriormente, iniciar investimentos que contemplassem os anseios da população. O Poder Legislativo foi, sem sombra de dúvidas, o principal vetor neste processo e também promoveu adequações saudáveis para as contas públicas.

Na Câmara, foram necessárias mãos firmes para cortar gastos excessivos que permitissem investir, de fato, na melhoria dos serviços. Além da devolução de cerca de R$ 15 milhões ao Executivo em 2017 e 2018 e a modernização da gestão do Legislativo, executamos, sobretudo, a nova política, ao promover diálogo com as forças partidárias, correntes ideológicas e setores da sociedade civil e debater, com harmonia e transparência, os temas que afetam o cotidiano do município.

Quero agradecer a todos vereadores por terem compreendido que este protagonismo exercido pela Câmara nos últimos anos precisava continuar. Agradecimento especial ao prefeito José Auricchio Júnior, que, de forma democrática, respeitou a independência e a liberdade de escolha dos parlamentares. A vitória, por consenso e unanimidade, para chefiar o Legislativo nos próximos dois anos é sinônimo de alegria, mas também de muita responsabilidade.

Tenho a convicção de que temos uma das melhores composições de vereadores da história de nossa emancipação. A produção legislativa atingiu números significativos com mais de 15 mil proposituras protocoladas e destaque para os 112 projetos de lei de autoria da Prefeitura, além de 111 projetos de lei elaborados pelos parlamentares.

Construímos frente partidária de homens e mulheres que pensaram em fazer o bem para São Caetano, deixando de lado qualquer interesse ou vaidade pessoal. Por isso, uma das palavras que mais utilizo no dia a dia é ‘gratidão’, por todas essas conquistas. Agora o momento é de esperança no futuro. Tenho a certeza de que ele será cheio de vitórias e alegrias.

Que você tenha Natal abençoado, em família, e um 2019 de saúde, amor e repleto de gratidão e esperança.

Pio Mielo é professor, vereador pelo MDB e presidente da Câmara de São Caetano.

Palavra do leitor

Boas-Festas
O Diário recebe e retribui votos de Boas-Festas a Parluto Advogados; Marcelo Parluto; Cyntia Pacheco; Patrícia Ciardi; Anad (Associação Nacional de Atenção ao Diabetes); Flexboat; Instituição Assistencial e Educacional Dr. Klaide e Família Klaideana; Aparecida Pelegrin Tarifa; Natalia Marinheiro Eduardo, Letícia Marinheiro Eduardo; Pekla Comércio de Artigos Cirúrgicos de São Bernardo Ltda; Ruben J. Moreira e Deta Moreira; Gengibre Comunicação; Roberto, Míriam Vertamatti e família.

Atila preso – 1
Reportagem neste Diário (Política, dia 14) de parlamentares de Mauá envolvidos em corrupção não me surpreendeu. Agora, surpresa mesmo foi que na lista não tinha ninguém do PT. Das duas, uma: ou já estão presos ou a população da cidade na última eleição só trocou de partido, pois a bandidagem continua a mesma.
Breno Reginaldo Silva
Santo André

Atila preso – 2
Conforme noticiado, a vice-prefeita de Mauá, Alaíde Damo, assumirá a Prefeitura em 15 dias. Quero deixar claro que estava gostando muito de sua gestão durante o curto tempo em que esteve à frente do Executivo, quando da primeira prisão do prefeito Atila Jacomussi. Quero também me comprometer a orar diariamente, pedindo a Deus que dê a ela saúde e sabedoria para que possamos ter esperanças de dias melhores. Acredito de verdade que ela fará o bem comum a todos nós, munícipes. Convido a todos cidadãos para olharmos com otimismo para essa nova gestão. Deus abençoe Mauá.
Rosângela Caris
Mauá

Quase zerou
Solicito providências ao nosso prefeito Paulo Serra quanto a exames e consultas a serem feitos em Santo André, uma vez que sempre ouço falar que a Prefeitura zerou a fila desses procedimentos na cidade. Mas não é o que acontece, pelo menos no meu caso. Foi pedida consulta com cardio em agosto, e também endoscopia, este feito em outubro, mas até agora nada! Preciso muito realizar esse exame. Por isso faço essa solicitação ao prefeito.
Maurício Goduto
Santo André

A praça
Estou extremamente preocupada com a situação da praça em frente à minha casa, em São Bernardo. O prefeito assumiu em 1º de janeiro de 2017 e, desde então, o mato da praça foi cortado apenas três vezes. Não sou petista, mas o antigo prefeito era mais cuidadoso nesse sentido. Por conta das chuvas, o mato cresceu bastante e não aparece ninguém para cortá-lo. A praça está abandonada. Há informações da presença de cobras e lagartos. Os bancos do local estão quebrados e não há varredores de rua nesse pedaço. Quem faz a limpeza é uma moradora que se dispõe a varrer todos os dias, usando sua própria vassoura e comprando sacos de lixo com seus parcos recursos de aposentada. O que o prefeito está esperando? Alguém ser picado por cobras? O lixo está se acumulando. Frisa-se também que a última vez em que fizeram o corte do mato os empregados jogaram toda a sujeira dentro do rio. Belo serviço!
Cláudia Brandão da Silva
São Bernardo

Maduro
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, diz que não virá ao Brasil na posse porque Bolsonaro é fascista. O êxodo do povo venezuelano e o fechamento semana passada do último jornal da oposição no país mostram quem é o fascista nessa história.
Antônio José Gomes Marques
Rio de Janeiro

Onde?
Se a Polícia Federal quer cumprir a ordem de extradição do assassino italiano Cesare Battisti, dada pelo presidente Michel Temer, sugiro que comece a procura investigando amigos que sempre o defenderam, tais como certo senador, ex-ministro da Justiça e outros do mesmo time, que provavelmente têm contato com o fugitivo e o protegem!
Aparecida Dileide Gaziolla
São Caetano

Gigante
Venho por meio desta solicitar a ‘substituição’ de árvore gigantesca em frente à minha casa, à Rua Paissandú, 55, no Centro de São Bernardo. Em 2007, 2009 e 2016 solicitei essa ‘substituição’, mas até o momento não fui atendido. A planta já me trouxe vários transtornos, como entupimento de calhas, com as folhas, provocando vazamentos na casa por vários cômodos, principalmente sala e quarto. No último dia 23 foi um caos, pois vazou tudo para dentro da residência. E a calçada está toda levantada, estourada, danificada, impedindo a passagem de pedestres, provocando frequentemente quedas e acidentes, inclusive, nós, os moradores do imóvel, já caímos, assim como as vizinhas também.
Ricardo Umemura
São Bernardo 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.