O reinado do Honda City no segmento dos sedãs compactos pode estar ameaçado. Atualmente no topo do pódio, com 19.022 unidades vendidas nos sete primeiros meses do ano, é seguido de longe por Peugeot 207 Passion (13.172) e VW Polo Sedan (9.055).
Embora não divulgue previsão de volume de vendas com o New Fiesta - que foi apresentado oficilamente ontem à imprensa sul-americana em Dearborn, nos Estados Unidos, fica claro que a Ford tem como meta superar o desempenho do veículo produzido em Sumaré (SP).
O modelo global - que teve mais de 500 mil unidades vendidas na Europa em 2009 - tem na manga dois grandes apelos que deverão atrair os brasileiros e que o coloca em vantagem diante do rival neste comparativo. O primeiro é o design atraente e harmonioso, com linhas que remetem mais a um cupê que a um sedã, visando agradar aos mais jovens.
O segundo é o custo-benefício, já que chega do México bem recheado e custando menos que o Honda.
Nós comparamos a configuração completa do Ford, que custa R$ 54,9 mil, com a mais em conta do City, com preço de R$ 57.420. Ambas saem da fábrica com ar-condicionado, direção elétrica, trio elétrico, CD player, computador de bordo, rodas de liga leve de 15 polegadas e air bags. Enquanto o City tem duas bolsas infláveis (frontais) o New Fiesta tem sete (frontais, laterais, de cortina e de joelho). O mexicano tem ainda freios ABS e bancos de couro, disponíveis em versões superiores do Honda.
Quanto à dirigibilidade, ambos agradam. A direção elétrica garante condução prazerosa e facilidade nas manobras nos dois modelos. Os sedãs são estáveis, oferecem bom desempenho e visibilidade.
O City oferece melhor espaço interno: os passageiros do banco traseiro têm maior comodidade para as pernas - são 6 centímetros a mais de distância entre os eixos - e o porta-malas carrega 66 litros a mais de compras ou bagagem.
Enquanto a versão LX é R$ 2.520 mais cara que a opção completa do concorrente, a topo de linha - EXL -, que traz itens como bancos de couro, faróis de neblina, controlador de velocidade, freios ABS e ar-condicionado automático digital, assusta pelo preço: R$ 66.780. Nesse caso, a diferença sobe para R$ 11.880. Com certeza, o custo-benefício vai pesar bastante no momento da decisão do consumidor.
Números |
Ford New Fiesta SE |
Honda City LX |
Motor |
1.6 16V Sigma Flex |
1.5 16V i-VTEC Flex |
Potência |
110 cv a 6.250 rpm (g) / 115 cv a 5.500 rpm (e) |
115 cv (g) / 116 cv (e) a 6.000 rpm |
Torque |
15,8 mkgf (g) / 16,2 mkgf (e) a 4.250 rpm |
14,8 mkgf a 4.800 rpm (g/e) |
Velocidade máxima |
190 km/h |
Não divulgada |
Aceleração de 0 a 100 km/h |
11,5 km/l (a) |
Não divulgada |
Comprimento |
4,41 metros |
4,40 metros |
Altura |
1,45 metro |
1,48 metro |
Largura |
1,69 metro |
1,69 metro |
Distância entre eixos |
2,49 metros |
2,55 metros |
Peso |
1.162 quilos |
1.122 quilos |
Porta-malas |
440 litros |
506 litros |
Tanque |
47 litros |
42 litros |
Equipamentos |
Ford New Fiesta SE |
Honda City LX |
Preço básico |
R$ 54,9 mil |
R$ 57.420 |
Air bags |
Série (7: frontais, lat., cortina, joelho) |
Série (2 frontais) |
Ar-condicionado |
Série |
Série
|
Bancos revestidos de couro |
Série |
Disponíveis na versão EXL
|
CD player com MP3 |
Série |
Série |
Coluna direção ajustável |
Série (altura e profundidade) |
Série (altura e profundidade) |
Computador de bordo |
Série |
Série |
Direção hidráulica |
Série (elétrica) |
Série (elétrica) |
Faróis de neblina |
Não disponíveis |
Disponíveis na versão EXL |
Freios ABS |
Série |
Disponíveis nas versões EX e EXL |
Retrovisores elétricos |
Série |
Série |
Rodas de liga leve |
Série (15”) |
Série (15”) |
Travas e vidros elétricos |
Série |
Série |
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