Automóveis Titulo
Mexicano armado para luta
Sueli Osório
Do Diário do Grande ABC
18/08/2010 | 07:02
Compartilhar notícia


foto:Edmilson Magalhães/DGABC

O reinado do Honda City no segmento dos sedãs compactos pode estar ameaçado. Atualmente no topo do pódio, com 19.022 unidades vendidas nos sete primeiros meses do ano, é seguido de longe por Peugeot 207 Passion (13.172) e VW Polo Sedan (9.055).

Embora não divulgue previsão de volume de vendas com o New Fiesta - que foi apresentado oficilamente ontem à imprensa sul-americana em Dearborn, nos Estados Unidos, fica claro que a Ford tem como meta superar o desempenho do veículo produzido em Sumaré (SP).

O modelo global - que teve mais de 500 mil unidades vendidas na Europa em 2009 - tem na manga dois grandes apelos que deverão atrair os brasileiros e que o coloca em vantagem diante do rival neste comparativo. O primeiro é o design atraente e harmonioso, com linhas que remetem mais a um cupê que a um sedã, visando agradar aos mais jovens.

O segundo é o custo-benefício, já que chega do México bem recheado e custando menos que o Honda.

Nós comparamos a configuração completa do Ford, que custa R$ 54,9 mil, com a mais em conta do City, com preço de R$ 57.420. Ambas saem da fábrica com ar-condicionado, direção elétrica, trio elétrico, CD player, computador de bordo, rodas de liga leve de 15 polegadas e air bags. Enquanto o City tem duas bolsas infláveis (frontais) o New Fiesta tem sete (frontais, laterais, de cortina e de joelho). O mexicano tem ainda freios ABS e bancos de couro, disponíveis em versões superiores do Honda.

Quanto à dirigibilidade, ambos agradam. A direção elétrica garante condução prazerosa e facilidade nas manobras nos dois modelos. Os sedãs são estáveis, oferecem bom desempenho e visibilidade.

O City oferece melhor espaço interno: os passageiros do banco traseiro têm maior comodidade para as pernas - são 6 centímetros a mais de distância entre os eixos - e o porta-malas carrega 66 litros a mais de compras ou bagagem.

Enquanto a versão LX é R$ 2.520 mais cara que a opção completa do concorrente, a topo de linha - EXL -, que traz itens como bancos de couro, faróis de neblina, controlador de velocidade, freios ABS e ar-condicionado automático digital, assusta pelo preço: R$ 66.780. Nesse caso, a diferença sobe para R$ 11.880. Com certeza, o custo-benefício vai pesar bastante no momento da decisão do consumidor.

Números

Ford New Fiesta SE

Honda City LX

Motor

1.6 16V Sigma Flex

1.5 16V i-VTEC Flex

Potência

110 cv a 6.250 rpm (g) / 115 cv a 5.500 rpm (e)

115 cv (g) / 116 cv (e) a 6.000 rpm

Torque

15,8 mkgf (g) / 16,2 mkgf (e) a 4.250 rpm

14,8 mkgf a 4.800 rpm (g/e)

Velocidade máxima

190 km/h

Não divulgada

Aceleração de 0 a 100 km/h

11,5 km/l (a)

Não divulgada

Comprimento

4,41 metros

4,40 metros

Altura

1,45 metro

1,48 metro

Largura

1,69 metro

1,69 metro

Distância entre eixos

2,49 metros

2,55 metros

Peso

1.162 quilos

1.122 quilos

Porta-malas

440 litros

506 litros

Tanque

47 litros

42 litros

 

 

Equipamentos

Ford New Fiesta SE

Honda City LX

Preço básico

R$ 54,9 mil

R$ 57.420

Air bags

Série (7: frontais, lat., cortina, joelho)

Série (2 frontais)

Ar-condicionado

Série

Série

 

Bancos revestidos de couro

Série

Disponíveis na versão EXL

 

CD player com MP3

Série

Série

Coluna direção ajustável

Série (altura e profundidade)

Série (altura e profundidade)

Computador de bordo

Série

Série

Direção hidráulica

Série (elétrica)

Série (elétrica)

Faróis de neblina

Não disponíveis

Disponíveis na versão EXL

Freios ABS

Série

Disponíveis nas versões EX e EXL

Retrovisores elétricos

Série

Série

Rodas de liga leve

Série (15”)

Série (15”)

Travas e vidros elétricos

Série

Série




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;