Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Cuidado com armadilhas da Black Friday
Do Diário do Grande ABC
22/11/2018 | 10:33
Compartilhar notícia


Artigo

Enfim, a almejada Black Friday, a sexta-feira das promoções, está chegando para a alegria dos lojistas e dos consumidores! Mas será que o consumidor realmente deve confiar nas ofertas? Tal questionamento se dá, pois, no Brasil infelizmente muitos oportunistas se aproveitam de datas como esta para angariar vantagens ilícitas face à inocência e à sedução aplicada aos consumidores. Sem prejuízo das práticas abusivas, as quais o consumidor está constantemente submetido, é preciso atentar-se que a mídia lança mão de ferramentas muito tentadoras, mas que nem sempre se revestem de verdade. Seja na internet ou mesmo nos meios de comunicação tradicionais há verdadeiro bombardeio de promoções mirabolantes. Antes de concretizar qualquer negócio é preciso observar algumas pequenas regras para somente então concluir a aquisição, seja de produto ou de algum serviço:

– Verificar a real necessidade da aquisição do produto ou do serviço. Evitar comprar coisas ou contratar serviços apenas porque estão sendo ofertados em promoção!

– Estabelecer orçamento de valores máximos a serem gastos com aquisição de produtos ou serviços.

– Pesquisar antes dos dias de promoção qual era o valor do produto ou do serviço e se não houve algum aumento repentino, que leve à falsa percepção de que se está recebendo grande desconto, quando, na verdade, é mera ilusão, pois a aquisição estaria em seu preço normal.

– Observar se não há vinculação entre produtos adquiridos e serviços contratados, caracterizando, assim, a chamada venda casada, o que é terminantemente proibido na relação de consumo.

– Certificar se sites ou outros canais de aquisição são suficientemente seguros para a realização de bom negócio. Evitar acessar canais desconhecidos ou suspeitos.

– Pagar as compras preferencialmente em dinheiro e à vista, o que facilitará melhor negociação, com a possibilidade de desconto mais palpável.

Tomando estes cuidados o consumidor evitará série de dissabores, pois nesta época fornecedores buscam estimular e incentivar consumidores a adquirirem inúmeras ofertas, trazendo ideia de elevadíssima vantagem, fato que quase sempre se revela como ilusão mercadológica. A melhor forma de aproveitar promoções da Black Friday é, sem dúvida, refletir sobre todas as condições que envolvem o negócio e, se a suspeita persistir, não conclui-lo. Em suma, é preciso que produtos e serviços sejam devidamente regularizados, onde o fornecedor deverá emitir nota fiscal para que o consumidor possa exercer seus direitos em caso de eventuais problemas. Boas compras a todos!

Orlando Narvaes de Campos é advogado especialista em Direito do Consumidor e professor de Direito da Anhanguera de Santo André.

Palavra do leitor

Consciência negra
Quero parabenizar este Diário pelas reportagens sobre a consciência negra, principalmente a da Neusa Borges (Setecidades, dia 20), que relata a situação do povo negro neste País. Para começar, quando se fala que dia 20 de novembro é o Dia da Consciência Negra, na verdade é que nessa data assassinaram o grande líder Zumbi dos Palmares, como fizeram com Tiradentes no dia 21 de abril, e outros líderes populares. Consciência negra é sentimento que o povo negro tem que ter todos os dias, horas e minutos.
Ditinho da Congada
São Bernardo

Regra 85/95
Muito importante a reportagem sobre o fator 85/95 para a aposentadoria sem a incidência do fator previdenciário (Economia, ontem). Recentemente orientamos uma seguradora que atingiu o tempo de contribuição para aposentar-se a aguardar mais dez meses porque, com a alteração para 86 na soma da idade e tempo de contribuição, ela perderia cerca de R$ 1.400 no benefício sem a espera.
Jairo Guimarães
Santo André

Pilhas usadas
Existiam botijões plásticos para descarte de pilhas usadas na praça de atendimento da Prefeitura de Santo André e outro no Semasa, na Avenida José Caballero, 143, mas foram retirados. Não tenho condições de ficar procurando onde descartar. Então, que o Semasa me indique: jogo no lixo orgânico ou descarto no reciclável. Sugestão: que haja a volta dos botijões aos locais.
José Amauri Duarte
Santo André

Mato nas ruas
Lendo a reportagem de capa deste Diário do dia 20 sobre São Bernardo ser cidade turística, fiquei imaginando turistas olhando nossas ruas tomadas pelo mato, pois há muito tempo não se vê mais os funcionários de serviços urbanos fazendo a capinagem. Providências, prefeito. Afinal, cidade bonita e acolhedora precisa de flores e não de mato.
Maria Aparecida Chitto dos Reis
São Bernardo

Em alta
Confirmando, felizmente, a recuperação da nossa economia, pelo décimo mês consecutivo cresce o número de trabalhadores contratados com carteira assinada! Como divulga o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho, no último mês de outubro foram criados 57.733 postos de trabalho! E, no acumulado deste ano, a marca positiva é de 790.579 empregos com carteira assinada! Embora insuficientes, não deixa de ser alento.
Paulo Panossian
São Carlos (SP)

Primeira-dama
Michelle Bolsonaro, a nova primeira-dama, vai ser o grande diferencial dos últimos tempos em Brasília. Ele é gente boa e quer ajudar o próximo, algo que o pessoal do PT fazia só aos seus bolsos. Essa, sem dúvida, foi uma das melhores cartadas de Bolsonaro. Primeira-dama tem de ser, sim, do povo e ter a cara dele. Boa Sorte e saúde a ela.
Maria M. J. Simões
Capital

Ciro no Sírio
Ciro Gomes foi operado da próstata no Sírio-Libanês, em São Paulo, ontem. Mas, com tantos elogios ao Ceará feitos por ele, por que nesse Estado não tem hospital similar para o povão que lhe deu vida boa e à família, já que seu irmão governou o Estado? Poderia solicitar a Cid Gomes, senador eleito e ex-governador, que pedisse para que todos os políticos do Brasil usassem obrigatoriamente o SUS (Sistema Único de Saúde). Afinal, se todos são iguais perante a lei, por que só alguns podem utilizar o Sírio-Libanês? Ciro, saia da mesmice. Você fala muito, mas é igual a todos. Só pensa em você.
Zureia Baruch Jr.
Capital 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.