Memória Titulo Memória
As fotos da Folia. Todas preservadas

Marchinha de Noel Rosa composta em 1935, sucesso na voz de Joel de Almeida, o Magrinho Elétrico.

Ademir Médici
22/02/2017 | 07:07
Compartilhar notícia


“Um pierrô apaixonado, que vivia só cantando, por causa de uma colombina acabou chorando, acabou chorando. Um grande amor tem sempre um triste fim. Com o pierrô aconteceu assim. Levando esse grande chute, foi tomar vermute com amendoim.”

Marchinha de Noel Rosa composta em 1935, sucesso na voz de Joel de Almeida, o Magrinho Elétrico.

Memória retorna 45 anos no tempo para focalizar instantâneos do Carnaval 1972. Com duas boas novidades: 1ª – Chiquinho Palmério assumia a editoria Social do Diário em pleno domingo de Carnaval, escrevendo uma bela matéria informativa e interpretativa do Carnaval daquele ano: 2ª – O Diário organizava o seu Banco de Dados, com a sistematização de todas as fotos do Carnaval, cerca de 500 chapas em preto e branco guardadas com todo o carinho até hoje.

Interessante que a maioria dos negativos foi feita num formato diferenciado. Difícil de escanear hoje. Mas nada que, com algum esforço, não possa ser ampliado e publicado. Quando alguém for escrever sobre a história do Carnaval do Grande ABC, terá nesse material excelentes informações.

Mas vamos à segunda parte da matéria que Chiquinho publicou em 1972. Entre as informações, o colunista cita Joel de Almeida, o grande cantor das marchinhas de Carnaval, apelidado “Magrinho Elétrico” e que realizou dois shows em São Bernardo – quem sabe a família Dall’Igna, fundadora da Porteira dos Pampas, onde Joel de Almeida se apresentou, tenha guardado imagens das apresentações.

Aranamy, Olaria, Patropi...
Texto: Chiquinho Palmério (Diário, 1972)

Em São Bernardo chamou a atenção a decoração dos salões. Associação dos Funcionários Públicos, Volkswagen Clube e Aranamay foram muito felizes em seus arranjos.

Na Associação a decoração foi baseada em formas geométricas, com globos coloridos e serpentina pendendo do teto. No VW, decoração arco-íris. No Aranamy, máscaras coloridas de isopor.

A Churrascaria Porteira dos Pampas realiza o seu primeiro Carnaval. Angela Maria se apresentou no sábado. Joel de Almeida, no domingo. Canarinho, na segunda-feira. Na terça-feira retorna Joel de Almeida.

Em todas as noites a Porteira dos Pampas apresentou a Escola de Samba de Vitor Gonçalves, do Rio de Janeiro.

No EC São Bernardo realizou-se mais um Carnaval do Olaria FC, da Vila Baeta Neves. Um só bilheteiro provocou imensas filas na Marechal Deodoro.

Em São Caetano, o Cerâmica FC tem reunido 4.000 pessoas por noite. Sucesso, também, o Carnaval do Patropi, na Rua Santo Antonio.

Como acontece todo Carnaval, as músicas antigas é que foram as mais executadas. Das músicas novas, a preferida tem sido Chuva, Suor e Cerveja, do Caetano Veloso.

Flash da nova Praça Lauro Gomes
Texto: professor João Paulo de Oliveira

Fui um dos felizardos partícipes da concorrida e memorável audição musical do bem afinado Coral Bicchieri D’oro, sábado, na Praça Lauro Gomes.

O prefeito Orlando Morando, no seu discurso, citou a página Memória para lembrar o dia que foi, com o Diário, tirar fotografia ao lado do busto de Wallace Simonsen.

Cem pessoas estiveram presentes.

Dá até desgosto de ver o lado de fora da Praça Lauro Gomes. No tempo em que fiz o curso colegial no João Ramalho, de 1971 a 1973, frequentava, com os amigos da minha turma, a Lanchonete Culturama, de propriedade do saudoso Jorge Abdulmaschi, que recebia de maneira cordial os amigos do seu filho, o Ricardo Abdulmachi.

Na contemporaneidade não é possível flanar naquela travessa sem ter que desviar das dezenas de barracas instaladas no espaço que é público e deveria ser mais respeitado.

Diário há 30 anos
Domingo, 22 de fevereiro de 1987 – ano 29, edição 6374
Manchete – Controle de gastos já provoca reação negativa em Brasília
Movimento Sindical – Em greve os distribuidores de gás.
Funcionalismo – Câmara de São Bernardo bate recorte de servidores: 228.

Em 22 de fevereiro de
1917 – A guerra. Do noticiário do Estadão: calma na frente francesa.
1942 – Jornal O São Bernardo reproduz texto de O Observador. Da matéria: ‘<CF160>(Santo André) Sentiu ausência de progresso em contraste às riquezas do Município. Poucas são as ruas com um calçamento condigno. Por que, com essa capacidade de produção, com esse valor financeiro intrínseco, Santo André não apresenta uma fisionomia mais risonha, mais agradável ao visitante?’.
1977 – Capitão Mário Toledo de Camargo, 44 anos, comandante da 3ª Companhia da PM, em Mauá, morre em acidente de automóvel na Avenida João Ramalho.

Santos do dia
Abílio
Lineu
Margarida de Cortona
Igreja celebra a Cátedra de São Pedro, apóstolo.

Hoje
Dia da criação do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais), cf. lei federal de 22-2-1989.

Município paulista
Hoje é o aniversário de São Pedro. Elevado a município em 1881, quando se separa de Piracicaba.

Municípios brasileiros
Celebram aniversários em 22 de fevereiro:
Na Bahia, Abaíra, Belo Campo e São Desidério.
Em Minas Gerais, Andradas.
Em Pernambuco, Calçado.
Em Tocantins, São Félix do Tocantins.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;