Memória Titulo
Os móveis dos Setti. Os móveis dos Pelosini. E a primeira cooperativa
Por Ademir Medici
19/02/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


 Memória retoma a série sobre a Rua Marechal Deodoro. Acolhe o relato do Dr. Nevino Antonio Rocco, que hoje fala da indústria quase artesanal da via. Amanhã damos uma pausa no relato. Afinal, entramos na semana do Carnaval e há 30 anos, desde que começou, Memória se preocupa em sistematizar fotos e informações sobre a folia de Momo entre nós.

Naquele tempo havia as tais 'passarelas do samba' - se hoje as passarelas estão apagadas, a Memória trata de revitalizá-las. E logo depois do Carnaval, novas histórias deste duo tão nosso de São Bernardo, Dr. Nevino e Clarivalde Versolatto.

 

 

Toras de imbuia

Texto: Nevino Antonio Rocco

 

Meu irmão trabalhou nas fábricas de móveis de Amadeu Rocco, na esquina da Rua Olavo Gonçalves com a Sete de Setembro, e de José Pelosini, ao lado do Estádio Italo Setti.

Meu pai trabalhou na fábrica de Móveis de Italo Setti, que o patrão (ele, Italo Setti), transferiu aos empregados com o nome de Fábrica de Móveis São Bernardo, formando a primeira cooperativa, espaço atual das Lojas Americanas. Conheci a quase todos e todos me conheciam como o "filho do Rocco", próprio da Vila...

Onde hoje temos a loja Santa Vitória, funcionava a Fábrica de Móveis de Agostinho, sucedido pelo filho, Narciso Pelosini, denominada Indústrias Pelosini S/A. Constava ser a mais equipada e fabricava até os laminados de madeira então utilizados na folheação dos móveis por toda a indústria moveleira.

Ao que se comentava, as toras de imbuia eram cozinhadas para a extração das lâminas. Lembro do caminhão, com rodas maciças (uma lâmina de borracha sobre o ferro, nada de ar), que as transportava.

 

Rio Grande da Serra

Na reunião preparatória ao 14º Congresso de História do Grande ABC, a presença de Priscila Xavier. Ela falou sobre a Rede Paulista de Educação Patrimonial (Repep).

O que é a Repep? É um coletivo de profissionais das mais variadas áreas de atuação e de diferentes instituições: educadores, pesquisadores, arquitetos, historiadores, alunos de graduação e pós-graduação.

Qual a ideia? Compartilhar ideais, ações, projetos, dúvidas e inquietações, tudo voltado à proteção e valorização da memória coletiva e do patrimônio cultural.

Acessem o site: http://repep.fflch.usp.br/

 

Diário há 30 anos
Quinta-feira, 19 de fevereiro de 1987 - ano 29, edição 6371

MANCHETE - Governo já admite pedir moratória.

DIADEMA - Lixo retorna para areado Alvarenga, em São Bernardo.

 

Em 19 de fevereiro...
1913 - Irregularidades na eleição da diretoria do Tiro Brasileiro 34, com sede em São Bernardo, hoje Santo André. Eleito, em substituição, o seguinte conselho para 2017: presidente, senador Flaquer; vice, Alfredo Flaquer Sobrinho; tesoureiro, Armando Leal Pamplona; diretor do tiro, dr. Edgard Garcia Vieira; sub-diretor, José Luiz Flaquer Junior; secretário, capitão Francisco de Almeida Garret.

Vogais: Nicolau Antonio Arnoni, tenente Luiz Lobo Junior, Paulino de Lima, José Mariano Garcia Júnior e Benedicto do Amaral.

Comissão de contas: Antonio (Tonico) Flaquer e Benedicto Ferreira de Lima.

A guerra. Do noticiário do Estadão: o presidente Wilson, dos Estados Unidos, pede poderes extraordinários ao Congresso.

1972 - Brasil inaugura oficialmente a TV a cores. As primeiras imagens são geradas em Caxias do Sul (RS), com a sua Festa do Vinho.

 

Santos do Dia
Álvaro de Córdova

Conrado de Piacenza (+ Itália 1351)

Gabino

 

Municípios Paulistas
Celebram seus aniversários hoje: Osasco (elevado a município em 1962), Severínia, Taboão da Serra e Tapiraí.

 

Municípios Brasileiros

Em Sergipe, Porto da Folha.

No Rio Grande do Sul, Rio Grande.

Em Santa Catarina, Tangará.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;