Memória Titulo
Raízes da indústria
Por Ademir Medici
17/02/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


 A indústria no Grande ABC. Em 1917 – há exato um século – dois conglomerados locais viviam posições antagônicas: Companhia São Bernardo Fabril, no Ipiranguinha, Distrito de Santo André, transformada em massa falida; e a Sociedade L. Queiroz, do Distrito de São Caetano, em momento de expansão.

São Caetano, ainda, crescia em unidades industriais e a expectativa era da chegada e consolidação do complexo Matarazzo no atual bairro Fundação.

Em Santo André, Erasmo de Teixeira Assumpção, industrial importante de São Paulo – e criador de cavalos de raça – preparava-se para montar um haras no hoje Parque Jaçatuba. Erasmo Assumpção, nos anos e décadas seguintes, criaria vários loteamentos residenciais em Santo André, a começar pela quase centenária Vila Assunção.

 

SÃO PAULO EXPANDIDO

A linha São Caetano – Utinga – Santo André era uma continuidade natural da linha industrial paulistana do Brás, Mooca e Ipiranga, como já escrevera Memória. E disso se apercebiam os grandes empreendedores, como os Pujol, que abriram vias importantes como a Avenida Industrial, em Santo André, que serviriam a bairros residenciais e industriais.

O ano de 1917, então, era o da consolidação inicial do parque industrial de São Caetano e Santo André iniciado na última década do século 19. A tecelagem do bairro Ipiranguinha fora a primeira grande indústria da Estação de São Bernardo, a mesma que agora passava pelo processo de falência, o que significava grandes prejuízos aos investidores e a perda do maior mercado de trabalho local.

 

L. QUEIROS. Ou ELEKEIROZ

A organização tinha à frente um farmacêutico, o carioca Luiz Manoel Pinto de Queiroz, seu fundador. Cresce, expande-se, e torna-se multinacional, quando tem seu controle transferido para o Branco Francês e italiano para a América do Sul.

Com unidades na Capital e Mogi das Cruzes, a Elekeiroz possuiu, em São Caetano, a fábrica de formicida Júpiter, pioneira na cidade. Em outras unidades produzia ácidos e sulfatos.

 

SÃO BERNARDO FABRIL

Os liquidantes da massa falida buscavam compradores. E abriam concorrência para a venda do grande edifício de 7.200 m² acompanhado de um armazém no Largo da Fábrica, com terreno contíguo no bairro do Ipiranguinha, o mais antigo da Estação São Bernardo, hoje Centro de Santo André.

Da venda faziam parte reservatórios e tanques para água, motores, caldeiras, teares e outros equipamentos importados de fiação e tecelagem, como urdideiras e engomadeiras.

O processo de concorrência encontrou obstáculos e resistências, mas a Ipiranguinha sobreviveria, com diferentes industriais, até o fim da década de 1960.

 

REGISTRO E ESTUDO

O Arquivo Histórico de Cubatão preserva um volume precioso: Impressões do Brazil no Século Vinte, publicação editada em 1913 e impressa na Inglaterra, com 1.080 páginas. São seis páginas referentes à Capital paulista.

Industriais de São Paulo sobreviveram ao drama da Primeira Guerra Mundial e à epidemia da gripe espanhola. E escreveram uma história de sucesso da qual participou o então Município de São Bernardo, hoje subdividido nos sete municípios que formam o Grande ABC.<

Não teria sido esta subdivisão o que afetou a economia local? Afinal, depois das lutas domésticas voltadas à autonomia dos sete municípios, os novos chamados gestores tratam de pensar alguma forma de unificação como no passado, em forma de agência de desenvolvimento e consórcio intermunicipal. No que erramos, é a grande incógnita a ser decifrada.

Nota – S. Boyes, da ilustração dos capitães da indústria aqui em Memória, viria para Santo André e recuperaria a histórica fiação e tecelagem Ipiranguinha, dando a ela o seu nome, como o fizera Silva Seabra nos anos iniciais da indústria.

 

Diário há 30 anos
Terça-feira, 17 de fevereiro de 1987 – ano 29, edição 6369

Manchete – Quércia (Orestes), governador eleito de São Paulo, define reforma e anuncia quatro secretários: Bete Mendes (Cultura), João Oswaldo Leiva (Obras), Antonio Carlos Mesquita (Governo) e Campos Filho (Fazenda).

Grande ABC – Novas enchentes. O trânsito foi a área mais atingida. J. B. Ferreira fotografa um ônibus circulando pela Avenida Guido Aliberti, em São Caetano, tomada pelas águas.

 

Em 17 de fevereiro de...
1892 – Os núcleos coloniais não emancipados, custeados pela União, passam para o domínio do governo do Estado, entre os quais o de São Bernardo.

 

Rio Grande da Serra

 

Entre os presentes à última reunião preparatória ao 14º Congresso de Rio Grande da Serra, o jornalista Roberto Nascimento.

Roberto nasceu em Rio Grande da Serra. Ele realiza importante trabalho de pesquisa sobre a história da sua cidade.

 

Muito a se fazer

Texto: Roberto Nascimento

 

Foi uma reunião marcante, dado o altíssimo número de participantes. Isto significa que o 14º Congresso tem tudo para ficar marcado quanto o 7º, realizado na cidade em 2002.

Acredito que este poderá nos chamar à atenção para algumas lutas que Rio Grande terá que fazer em relação à preservação do seu rico patrimônio, como a restauração de sua estação de trem centenária, a realização de um inventário dos bens a serem preservados e até mesmo tombados, a constituição de um conselho municipal de defesa do patrimônio e da casa da memória, prometida pelo atual prefeito e, enfim, um cuidado dos atuais ocupantes do poder municipal com as nossas nascentes, que guardam o nosso petróleo branco e que se nada for feito daqui a pouco irão desaparecer, devido aos constantes desmatamentos e invasões de terra por aqui.

 

Municípios Brasileiros
Celebram aniversários em 17 de fevereiro:

No Rio Grande do Sul, Barra do Ribeiro e São Valentim.

Em Santa Catarina, Capinzal e Vidal Ramos.

No Espírito Santo, Itaguaçu.

Em Minas Gerais, São João da Mata.

 

Santos do Dia

Santos fundadores da Ordem dos Servitas

Rômulo

Silvino

Reginaldo de Orleans




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;