Memória Titulo
Quem agrediu a Praça Lauro Gomes?
Ademir Medici
10/02/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


 FONTE LUMINOSA

Denominada Princesa Isabel, ‘A Redentora’. Foi inaugurada pelo prefeito Aldino Pinotti em 1956.

BANCOS

Postos na Praça Lauro Gomes pela Prefeitura, que fez campanha junto a indústria, comércio e moradores da cidade. Cada um financiou um banco.

A ideia inicial era percorrer a Rua Marechal Deodoro, em São Bernardo, e localizar seus pontos referenciais. A Praça Lauro Gomes mudou os planos.

Clarivalde Versolatto e Nevino Antonio Rocco retornaram ao espaço que eles viram construir nos tempos da mocidade. Espaço que ocupou a área onde funcionou o Grupo Escolar de São Bernardo no antigo casarão colonial construído pelo alferes Francisco Martins Bonilha no século 19 e onde foi instalado o Município, criado em 1889 e instalado em 1890.

Ao ingressarmos na Praça Lauro Gomes, a ideia era localizar as árvores plantadas quando Dr. Nevino e Versolatto estudaram no Grupo Escolar, na década de 1940. O estado deplorável da praça modificou os planos.

A Fonte Princesa Isabel está seca, abandonada, quebrada, com as pastilhas fornecidas pela Vidrotil, antiga indústria da cidade hoje referência nacional entre os arquitetos.

Os bancos que a comunidade ofereceu estão quebrados, derrubados ou escondidos pelas barracas dos ambulantes. Este repórter chegou a ser agredido verbalmente por um dos ambulantes por sentar-se num dos bancos.

Não, não dá mais para praticar lazer como antigamente na Praça Lauro Gomes. Há tudo a se fazer neste espaço histórico. Tudo.

Na praça cantou Roberto Carlos pelo menos duas vezes. Na praça apresentaram-se orquestras sinfônicas.

Na praça todos os partidos políticos e antigas lideranças fizeram comícios – quem reunia mais gente na praça ganhava as eleições.

A Praça Lauro Gomes é como uma joia esquecida, maltratada, sufocada. São Bernardo precisa recuperá-la. Salvá-la. E convidar os antigos alunos para nela retornarem quando da sua restauração. Simbolicamente, seria a recuperação de uma São Bernardo que parece bombardeada.

A história da cidade começa por aqui, fica mais rica no Largo da Matriz – igualmente desvirtuado –, espalha-se pela Rua Marechal Deodoro, a primeira via urbana do Grande ABC.

Diário há 30 anos

Terça-feira, 10 de fevereiro de 1987 – ano 29, edição 6363

Manchete – Nova tabela da Sunab tem aumento médio de 25%

Economia – Crise atinge a produção de móveis.

Saúde – Estado já administra hospitais do Inamps; o primeiro é o Heliópolis.

Educação – Rede oficial inicial aulas na segunda-feira.

Carnaval 87 – Gislene de Oliveira, rainha da Imperatriz Mauaense, é eleita a Rainha do Carnaval de Mauá; Gilberto Garcia, do Bloco Azul e Branco, é o Rei Momo 87. Escolha ocorreu na AA Industrial.

Segunda Divisão – Domingo, em Campinas, no campo do Guarani: EC São Bernardo 2, União Barbarense 0; Bandeirante 2, Noroeste 0.

Em 10 de fevereiro de...

1917 – A professora Esther Gomes Pinto Monteiro é nomeada substituta efetiva do Grupo Escolar de São Bernardo; é concedida licença à professora Amélia Costa, do mesmo grupo.

A guerra. Do noticiário do Estadão: combate, ao largo de Fernando de Noronha, entre uma esquadra britânica e navios com corsários alemães.

1947 – Criado o primeiro ginásio estadual de Santo André, e Grande ABC, o Américo Brasiliense: 70 anos de uma linda história.

1977 – Um crucifixo é instalado na Praça 4º Centenário, junto ao prédio dos Correios, em Santo André, doação de Guilherme S. Dias e mulher.

Nota – Hoje este crucifixo está nos jardins da Matriz do Jardim Bom Pastor.

Municípios Brasileiros

Celebram seus aniversários em 10 de fevereiro:

Em Tocantins, Cachoeirinha, Esperantina, Itapiratins, Lagoa da Confusão, Lagoa do Tocantins, Novo Jardim, Palmeiras do Tocantins, Pau D’Arco, São Bento do Tocantins e Taipas do Tocantins.

No Maranhão, São Raimundo das Mangabeiras.

No Rio Grande do Norte, Tenente Ananias.

Em Minas Gerais, Tiros.

Santos do Dia

Guilherme de Maleval (França, 1071 – Itália, 1157). Eremita. A sua conversão ao cristianismo é atribuída a São Bernardo.

Escolástica. Italiana. Viveu entre os anos 480 e 547. Irmã de São Bento, ela fundou o ramo feminino da ordem beneditina. É invocada contra raios e para obter chuva.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;