Memória Titulo Memória
Cidadãos e cidadãs do samba

O Carnaval de Rua e seus personagens. Quem são esses idealistas...

Por Ademir Medici
30/01/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


O Carnaval de Rua e seus personagens. Quem são esses idealistas que organizam escolas, blocos e ranchos? E os que levam às avenidas o seu talento de passistas, cantores, músicos, foliões? A resposta está nos bairros onde as agremiações são organizadas. E é lá que o Diário, ao longo dos seus quase 58 anos de existência, vai ouvi-los. Como tem feito este caderno Setecidades neste ano de 2016. E como o jornal fez em outros anos, sem uma brecha sequer.

Quando alguém decidir escrever a História do Carnaval do Grande ABC, por certo irá buscar a maioria das informações na coleção do Diário. Como Memória faz hoje, revivendo uma homenagem provavelmente esquecida pela maioria e que ocorreu no saudoso Volkswagen Clube.

Era fevereiro de 1986. Realizou-se no clube da Vila do Tanque o Segundo Encontro do Samba, animado por Claudio e sua banda. E todas as escolas e blocos foram homenageados, a partir dos componentes eleitos pelas agremiações. O Diário noticiou:

- Alencar e Maria Izabel, Acadêmicos Unidos das Paineiras.

- Antonio Gomes e Cleide, Acadêmicos Baeta Neves.

- Dun e Nilce, Império Vila Vivaldi.

- Natália Amaral, primeira porta-bandeira de São Bernardo – Eterna, frisamos nós.

- Jocylio Amaral, Rosas Negras.

- Rubens e Rosemeire, Mocidade Padre Lustosa – escola que perpetua o nome do primeiro professor concursado da cidade, além de vigário da Boa Viagem ao longo do século 19.

Também foram homenageadas as porta-estandartes dos blocos carnavalescos:

- Magali, Gaviões do Morro.

- Roseli, Aquarela.

- Maria Conceição, Arrasta Sandália.

- Márcia Borges, Kuka Fresca.

- Cléo Santos, Unidos de São Bernardo.

- Ana Maria, Zulu.

- Derci Serrano, Taí.

Perguntamos nós: quais destas escolas e blocos venceram o Carnaval 1986 de São Bernardo? Vocês se lembram? Pois, nos acompanhem. Memória vai relembrar nesta série tão gostosa de fazer, mesmo que os desfiles deste ano de 2016 tenham sido escondidos atrás do ginásio de esportes. Qual o que, o samba vencerá.

Em 30 de janeiro de...

1916 – Desastre de automóvel na Estrada do Vergueiro, depois da Vila do Rio Grande, em São Bernardo. Quebra a direção de um automóvel da prefeitura de São Paulo, provocando o seu tombamento. São feridos o motorista Humberto Pugliesi e o mecânico João Jacinto.

A guerra. Do noticiário do Estadão: ‘O fim da guerra só com uma vitória real e decisiva’.

1951 – Prefeitura de Santo André expedia alvará para a abertura do Jardim Bom Pastor, na divisa com São Bernardo.

1961 – Lei 3.873, sancionada pelo presidente Juscelino Kubitschek, cria a Junta de Conciliação e Julgamento do Trabalho em São Bernardo.

1971 – Seleção Paulista sagra-se bicampeã nacional em São Bernardo: vence a Guanabara por 50 a 24.

Diário há 30 anos

Quinta-feira, 30 de janeiro de 1986 - ano 28, nº 6045

Manchete – CIP (Conselho Interministerial de Preços) autoriza aumento dos carros; montadoras começam a esvaziar os pátios

Trólebus – Metrô inicia obras na Avenida Faria Lima, em São Bernardo; Emplasa (Empresa Metropolitana de Planejamento) inaugura seu primeiro escritório regional no Grande ABC: Avenida Índico, 66.

Carnaval 1986 – Mauá e São Bernardo já enfeitam as ruas.

- O cenógrafo José Ferreira elabora os cenários na Rua Marechal Deodoro, da Rua Municipal à Rua Francisco Navarro, em São Bernardo.

- Mauá construirá 400 metros de arquibancadas na Avenida Capitão João, informa Zilda Maria da Silva, da Comissão de Festejos.

Nas Ondas do Rádio

Viagem no Tempo. Internet: www.viagemnotempo.net. Produção e apresentação: Marcelo Duarte.

- Vinte e quatro horas por dia no ar, com programas especiais aos finais de semana:

- Rádio Vitrola, sábados, 22h, com reprise aos domingos, 7h.

- Clássicos sertanejos, domingos, 6h.

- Momento Jovem Guarda, domingos, 10h, com reprise às 22h.

- Ao som de um bolero, domingos, 11h

Rádio ABC (1570). Causas Nobres. Presenças de João Turíbio Neto, presidente da Liga das Escolas de Samba de Santo André, e Denis Santos, mestre de cerimônias dos desfiles do Carnaval que se aproxima. Produção e apresentação: Antonio Dalto. Hoje, às 10h.

Bandeirantes AM (840) e FM (90,9). Memória. Jornalista Milton Parron, produtor e apresentador, responsável pelo Cedom (Centro de Documentação e Memória da Bandeirantes), vem apresentando um meticuloso trabalho sobre a produção musical carnavalesca dos últimos 100 anos. Ele relaciona as atrações desta audição:

Entrevistas com Silvio Santos e os palhaços Arrelia e Carequinha.

- César de Alencar, graças a seu famoso programa de auditório, líder em audiência em todo o Brasil durante muitos anos a partir de 1950, foi o primeiro apresentador de rádio convidado para gravar marchinhas de Carnaval. Ele abriu o caminho para muitos outros profissionais do rádio e da televisão, que não eram cantores, a se aventurarem como intérpretes carnavalescos.

- Dos apresentadores, gravaram para o Carnaval: o próprio Silvio Santos (como mostramos no programa anterior), Celso Teixeira, Durval de Souza, Jacintho Figueira Júnior (o Homem do Sapato Branco), Chacrinha, Arrelia, Pimentinha, Carequinha.

- Neste programa também serão apresentadas gravações de músicas carnavalescas que fizeram sucesso nas vozes de Zé Kéti, Dalva de Oliveira, Jackson do Pandeiro, Adoniran Barbosa, Bloco Batutas de São José e outros mais.

Hoje, às 23h, com reprise amanhã, às 5h.

Hoje

- Dia Nacional dos Quadrinhos

- Dia da Saudade

Santos do Dia

- Santa Jacinta de Marescotti (Itália 1585 – 1640). Da alta aristocracia romana, seguiu a vida religiosa. Tornou-se mestra das noviças.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza

- Savina

- Barsimeu

- Martinha 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;