Economia Titulo
Grupos com queda de preço são os mais afetados pela redução no consumo, diz IBGE
Por
08/02/2017 | 13:30
Compartilhar notícia


A demanda fraca tem sido determinante para trazer a inflação a níveis cada vez mais baixos, avaliou Eulina Nunes dos Santos, coordenadora de Índices de Preços do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A taxa acumulada em 12 meses pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) diminuiu de 6,29% em dezembro para 5,35% em janeiro, menor patamar desde setembro de 2012. No mês de janeiro, a inflação foi de 0,38%, a menor para o mês de toda a série histórica do IBGE, iniciada em 1994, ano de criação do Plano Real.

"O que está trazendo a inflação para níveis mais baixos é o consumo restrito. O desemprego está alto, o crédito está caro e restrito, as pessoas estão endividadas, a taxa de juros está relativamente alta. E aí você tem reação no consumo, com efeito sobre preços", enumerou Eulina.

Em janeiro, dois grupos do IPCA tiveram redução de preços: artigos de residência (-0,10%) e vestuário (-0,36%).

"Os grupos que caíram são os mais afetados pela redução no consumo", observou a pesquisadora. "A conjuntura ainda é de pouca grana", concluiu.

Fevereiro

Segundo Eulina, os reajustes de transporte público devem voltar a pressionar a inflação em fevereiro. "Além disso, fevereiro traz o impacto das escolas", lembrou a pesquisadora, referindo-se aos reajustes de mensalidades escolares previstos para essa época do ano.

Em janeiro, o item de maior pressão foi o ônibus urbano, que subiu 2,84%, o equivalente a 0,07 ponto porcentual de contribuição para a inflação. Mas parte dos reajustes será absorvida ainda pelo IPCA de fevereiro, como metade da alta de 14,28% na tarifa do Recife, em vigor desde 15 de janeiro.

Em Brasília, houve reajuste de ônibus urbano de 25% em 2 de janeiro, mas acabou interrompido entre os dias 18 a 27 de janeiro. Em Belém a tarifa subiu 14,81%, apenas em 19 de janeiro; em Fortaleza, 16,36% em 14 de janeiro; e em Curitiba, 14,86% em 6 de fevereiro.

Em Brasília, também houve aumento de 25% no bilhete do metrô, em 12 de janeiro, mas que foi suspenso entre os dias 18 e 27. No Rio de Janeiro, o bilhete de trem foi reajustado em 13,50% no dia 2 de fevereiro.

Já a tarifa de ônibus intermunicipal ficou mais cara no Rio (12% em 14 de janeiro) e São Paulo (6,65% em 8 de janeiro, suspenso em 11 de janeiro, mas com retorno previsto em 11 de fevereiro).

No Rio tem ainda o aumento do gás encanado, de 4,80%, a partir de 1º de fevereiro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;