D+ Titulo Mistura de ideias
Reunindo forças em único som

Amigos do McFly e Busted estão juntos na banda especial McBusted

Por Luís Felipe Soares
01/03/2015 | 07:20
Compartilhar notícia
Divulgação


Acostumados a lançar discos e a viajar o mundo em turnês, os grupos McFly e Busted (com atividades encerradas desde 2005) começaram a dar seus passos no projeto paralelo no qual juntam forças. Os rapazes misturam ideias e sons como McBusted, superbanda teen criada em 2013 pelos amigos e que acaba de jogar nas lojas seu primeiro disco homônimo (Universal, R$ 29,90 em média). Claro que muitas das canções presentes no disco já são conhecidas dos fãs – grande parte deles formada pelo público feminino –, mas somente agora a superbanda tem um CD completo para chamar de seu.

Formado por Dougie Poynter (voz e guitarra), Danny Jones (voz e guitarra), Tom Fletcher (voz e guitarra) e Harry Judd (bateria e percussão), todos do McFly, com James Bourne (voz e guitarra) e Matt Willis (voz e contrabaixo), ex-integrantes do Busted, o McBusted tenta ser um pouco de cada parte, mas acaba com sonoridade própria. Parece que a ideia do sexteto é aproveitar para realizar pequenas experimentações de suas influências dentro do rock e da música pop mundial, caso de Green Day e Blink 182.

Muito do ritmo do álbum está logo no single Air Guitar, cujo clipe na página dos garotos no YouTube (www.youtube.com/McBustedVEVO) já bateu a marca de 1,7 milhão de visualizações. Há espaço para distorções que flertam (bem de longe) com o grunge noventista e um refrão chiclete bom para animar shows e festas. A nova aposta é em cima da faixa Get Over It, que também tem vídeo disponibilizado na internet cujos primeiros minutos remetem a cenas do filme O Procurado (2008) e o bom humor brinca também com Jerry Maguire – A Grande Virada (1996). Entre as 12 canções ainda estão What Happened To Your Band, Riding On My Bike e Before You Knew Me.

“Procurei conhecer mais sobre o McBusted por envolver o McFly, que é minha banda favorita. Não acho que o estilo das duas bandas, separadamente, seja muito discrepante, por isso acredito que a parceria funcionou bem, além, é claro, da relação de amizade entre os músicos”, diz Barbara Mendonça, 18 anos, de São Bernardo, ressaltando a pressão que os meninos do McFly têm para seu projeto solo. “Até que é legal, mas não consigo achar o som com quatro vozes tão agradável como quando eram separados. Era para ter sido um especial temporário e espero que seja apenas uma fase”, comenta a amiga Cibele Garcia, 18 anos, também de São Bernardo.

A turnê da banda tem lotado os locais por onde passa, caso de Inglaterra, França e Austrália. O site oficial do McBusted (www.mcbusted.com) traz lista de apresentações até junho, mas o Brasil não está entre as paradas. Não há informações nem boatos sobre a vinda dos rapazes para encontro com fãs brasileiros. Por enquanto, o CD pode saciar essa curiosidade.

Superbandas com artistas conhecidos

A ideia da ‘superbanda’ é reunir músicos conhecidos por trabalhos anteriores ou os quais ainda participam. Não que os integrantes sejam grandes mestres em suas áreas, mas tudo acaba sendo em cima da popularidade mesmo. O McBusted reúne algumas das figuras mais famosas da música teen nos últimos anos, chamando a atenção do público e do mercado fonográfico.

Um dos exemplos mais respeitados desse conceito é o Audioslave. Montada em 2001, a banda norte-americana mistura do cantor Chris Cornell (voz do Soundgarden) com o trio Tom Morello (guitarra), Tim Commerford (contrabaixo) e Brad Wilk (bateria), todos do Rage Against The Machine. Entre os sucessos dos sete anos que ficaram juntos estão Like a Stone e Be Yourself.

No Brasil, as ideias de Arnaldo Antunes, Carlinhos Brown e Marisa Monte resultaram no projeto Tribalistas. Os compositores mostraram competência mais uma vez ao criar hits como Já Sei Namorar e Velha Infância, do disco lançado em 2002.

Em setembro, o festival Rock in Rio terá entre suas atrações o The Hollywood Vampires, supergrupo com cantor Alice Cooper e as guitarras comandadas por Joe Perry (do Aerosmith) e o ator Johnny Depp. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;