Palavra do Leitor Titulo Palavra do leitor
Perda de peso e uso de medicamentos
Do Diário do Grande ABC
21/09/2017 | 11:40
Compartilhar notícia


Em revisão bibliográfica de artigo científico publicado em 2016, foram avaliados a eficácia e os efeitos adversos dos cinco medicamentos aprovados para o tratamento da obesidade: Orlistat, Lorcaserina, Naltrexona + Bupropiona, Pentamina + Topiramato e Liraglutida. Quais seriam a eficácia e o melhor medicamento para o controle do peso corporal? Cientificamente, o ‘tratamento da obesidade’ é considerado de sucesso quando leva a perda de, pelo menos, 10% do peso corporal. Nessa revisão, foi observado que enquanto 9% das pessoas do grupo placebo conseguiam atingir essa perda, 54% das pessoas que consumiram Pentamina + Topiramato atingiram essa meta. Já nos demais medicamentos a taxa de sucesso variou entre 20% e 34%.

Após um ano de tratamento, os medicamentos que contribuíram para a perda de peso mais significativa foram: Topiramato, Liraglituda e Bupropiona. Os dois últimos também são os que apresentaram maior frequência de interrupção do tratamento por efeitos adversos, que incluíram hipoglicemia, complicações cardiovasculares, diverticulite, colecistite (inflamação da vesícula biliar), colelitíase (pedra na vesícula), pancreatite, entre outras.

Interrompendo a análise por aqui, poderíamos ter a impressão única de que os medicamentos parecem, de fato, efetivos para a perda de peso. Mas, analisando mais criticamente, vemos que, de acordo com a pesquisa, a média de perda de peso depois de um ano de tratamento foi de 4,9 kg! Um ano inteiro tomando remédio com muitos efeitos adversos reportados! Em conta rápida, isso significa perda de 400 g por mês. Resultado que pode ser conseguido com outros métodos que, ao contrário dos remédios, não possuem qualquer contraindicação, como atividade física (cujos efeitos vão muito além da perda de peso) ou alimentação mais saudável, que respeite as necessidades, preferências e limites de cada pessoa (e não mais uma ‘receita de bolo’).

Além disso, é importante ressaltar que medir o sucesso de intervenção por meio do peso corporal é extremamente superficial. Os efeitos de qualquer intervenção na composição corporal são muito mais relevantes! Por isso, o ideal é comparar a composição corporal. Mas, infelizmente, muitos estudos não apresentam esses dados. Por isso, é fundamental entender a limitação de cada estudo antes de simplesmente extrapolar seus resultados. E, depois dessa breve análise do estudo publicado, você acha que tomar remédios para perda de peso realmente vale a pena? A melhor conduta é sempre levar vida saudável com atividade física e alimentação rica em nutrientes essenciais. É essencial procurar profissional habilitado para ajudar a alcançar seus objetivos!

Patrícia Ceolin Grassi é mestre em Metabolismo e professora de cursos de Nutrição e Medicina.

Palavra do leitor

Nojo 

 Se a Lava Jato chegasse ao sistema bancário e ao Judiciário talvez seria desvendado o mistério por que no julgamento das cadernetas de poupança um juiz, após iniciada a votação, pediu vista aos autos. Seria por que não teve tempo suficiente em ‘apenas’ 20 anos? No julgamento do petista José Dirceu o descaramento se repetiu. Após iniciada a votação um juiz repetiu a (inovadora) pedida de vista ao processo. Seria para estudar melhor trajetória política desse honrado cidadão brasileiro? Com a palavra o STF. Não sei se a Constituição permite quando diz que todo cidadão brasileiro tem direito de expressar seu sentimento, mas aqui vai o meu: tenho nojo de tudo isso. Não dá mais!

Nelson Sanchez

Santo André

Casa própria?

 Desculpem, mas é mais fácil ‘enxugar gelo’ do que acabar com o deficit de moradias. Se fecharem as portas da migração talvez se consiga. Caso contrário é falácia. Portanto, sejam coerentes e vejam o crescimento do número de ‘sem-teto’, na medida em que se consegue alguma oportunidade de diálogo buscando alguma solução para baixar esse deficit. Também é notório que essas invasões ocorrem nos grandes e desenvolvidos centros, de preferência nas regiões Sul e Sudeste, raramente nas outras. Aliás, quem não gostaria de morar perto dos grande centros.

Carmelo Conti

São Caetano

Resposta

 O Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) informa que não tem responsabilidade sobre a multa reclamada pelo cidadão Aguinaldo Parreira (Irresponsabilidade, dia 19), que foi aplicada em maio pela Prefeitura de São Bernardo. Desta forma, ele deve questionar junto ao órgão municipal. Vale ressaltar que a legislação federal de trânsito não exige registro fotográfico ou mesmo a abordagem do motorista para o tipo de autuação. Quanto à cassação da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) do leitor, o Detran-SP esclarece que concedeu prazo para que ele apresentasse defesa, como prevê a legislação, o que foi feito pelo cidadão em 14 de setembro. A defesa está em análise e, caso seja indeferida, o condutor terá direito a acionar outras instâncias para recurso antes de ter de fato o direito de dirigir cassado. O processo de cassação foi instaurado pelo Detran.SP, conforme determina a legislação federal, porque na época em que a infração foi cometida o condutor cumpria penalidade de suspensão da CNH. Nesse período, ele estava impedido de dirigir e se recebesse alguma multa estaria sujeito à cassação. 

Detran-SP

Trump fala grosso

 O presidente norte-americano, Donald Trump, demonstrando mais uma vez sua falta de refinamento diplomático, fala grosso em seu discurso na ONU! Quando ameaça destruir a Coreia do Norte não assusta ninguém. Tampouco é levado a sério pelos seus mais próximos colaboradores e também pelo seu partido Republicano. A sorte desse incompetente, e também dos norte-americanos, é que o antecessor que ocupou por oito anos a Casa Branca, Barack Obama, tirou os Estados Unidos da derrocada econômica, de legado do republicano Bush, e ainda diminuiu o desemprego, que era altíssimo. 

Paulo Panossian

São Carlos (SP)

Destinação 

 Passaram-se duas semanas e não se sabe de quem são os R$ 51 milhões encontrados no apartamento de amigo de Geddel Vieira Lima, em Salvador. No entanto, ele não confirma nem nega a posse do montante, mesmo tendo sido identificadas suas digitais. Há confirmação da entrega do dinheiro a mando do ex-ministro. Enquanto a novela ganha novos capítulos, a defesa alega que a prisão dele é absurda. Absurdo, inaceitável e vergonhoso é assistirmos a essa afronta que se faz com dinheiro roubado e a morosidade da Justiça em destiná-lo. Se não tem dono, que se dê destino a tantas áreas necessitadas neste País. É triste ver tantas pessoas morrendo de fome por falta de Saúde e de Segurança enquanto essa gente acostumada a roubar ganha tempo para recuperar o produto do roubo. Lamentável!

Izabel Avallone

 Capital




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;