Setecidades Titulo Diadema
Operação prende 23 pessoas
Por Yara Ferraz
Do Diário do Grande ABC
21/03/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


A Polícia Civil de Diadema realizou operação que deteve 23 pessoas desde a madrugada até a tarde de ontem, sendo cinco procurados pela Justiça e 18 em flagrante. Quatro menores foram apreendidos.

De acordo com o delegado seccional da cidade, Oswaldo Arcas de Oliveira, o principal intuito da ação é coibir crimes contra o patrimônio e o tráfico de drogas. “Queremos coibir principalmente o roubo e furto de veículos e também o tráfico em toda a cidade. Todo o efetivo esteve voltado para isso hoje (ontem)”, disse.

O grande destaque da operação foi a descoberta de um esquema de clonagem de cartões. Na Avenida Fagundes de Oliveira, no bairro Piraporinha, foram apreendidas seis máquinas de cartão, R$ 1.700 em espécie, um cheque de R$ 7.000, pen drives e celulares.

Conforme explicou o delegado titular da Dise (Delegacia de Investigação Sobre Entorpecentes), Nelson Caneloi Júnior, as máquinas de cartões dos comércios eram utilizadas para roubar os dados dos usuários. “Os bandidos se identificavam como responsáveis da empresa do dispositivo. Eles alegavam que o levariam para efetuar manutenção, instalando um chupa cabra (aparelho para clonagem) no lugar, e depois devolviam. O aparelho ficava dentro do comércio e ia armazenando as senhas.”

Além disso, a polícia também encontrou anotações sobre a forma como os estelionatários entravam em contato com as vítimas. Eles se identificavam como atendentes da empresa do cartão e confirmavam os dados obtidos por meio da fraude ou solicitavam as informações às vítimas. “A empresa não liga falando que você tem um empréstimo ou uma dívida, mas as pessoas do outro lado acabam caindo no golpe. É importante que esses dados não sejam informados sem ter certeza de com quem se fala”, afirmou o delegado da Dise.

Para clonar os cartões e também fabricar documentos, havia mais duas máquinas específicas. Os criminosos pediam empréstimos por telefone aos bancos, faziam saques e também compras com os cartões falsificados. Dois veículos foram apreendidos.

Segundo Caneloi, o número de pessoas que caíram no golpe do banco é maior que 100. “De acordo com os cartões que foram apreendidos, já identifiquei 140 vítimas.”

Daniel Pereira dos Santos, 29 anos, Adriano Aguiar Alves, 26, e Danilo Pereira dos Santos, 26, foram levados para o CDP (Centro de Detenção Provisória) da cidade.

No condomínio Praia Vermelha, os policiais localizaram um desmanche, que era utilizado para desmontar carros roubados. As peças, a maioria com numeração raspada, serão enviadas para a perícia para serem identificadas. A ocorrência foi registrada no 4º DP (Eldorado). 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;