Turismo Titulo Para viajar
Emissão de passaporte ficará menos burocrática em 2018

Novo sistema em fase de implementação agilizará o processo

Miriam Gimenes
14/12/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Pixabay


 Quem quiser tirar o passaporte no próximo ano terá uma lista menor de documentos a apresentar. É que não será mais preciso levar ao posto de emissão do documento itens como a certidão de quitação eleitoral, quitação do serviço militar e o comprovante de pagamento das taxas. Essas informações serão procuradas na base do governo em um novo sistema que deverá estar disponível em todo País até o fim de 2018. A iniciativa faz parte do programa Brasil Eficiente, que tenta desburocratizar a oferta de serviços e reduzir custos. Com esta mudança, será necessário apresentar apenas os documentos de identidade e CPF. Durante o momento da emissão serão feita a foto e registradas as digitais.

PROCESSO
Para tirar o passaporte é necessário acessar o site da Polícia Federal (www.pf.gov.br) e verificar a lista de documentos. Em seguida, tem de preencher a ficha de solicitação de emissão de passaporte e gerar a GRU (Guia de Recolhimento da União), no valor de R$ 257,25 (vigente este ano, que pode ser alterado), a ser paga em seguida. Com a confirmação do pagamento, que pode levar até três dias, deve-se agendar o atendimento em uma unidade emissora de passaporte e, no dia e hora escolhidos, levar os documentos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;