Turismo Titulo Sabores da Casa
Universo cervejeiro pertinho

Quer descobrir como faz cerveja? Diadema tem uma fábrica que promove visitas

Vinícius Castelli
07/12/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


Um laboratório de experimentos com tanques e panelas gigantes, processando ingredientes como água, levedura, grão e lúpulos. Esse é o ambiente de uma fábrica de cervejas. Para proporcionar a experiência aos fãs da bebida, alguns rótulos no mundo inteiro oferecem tour guiado nas dependências de suas cervejarias. É fácil encontrar esse tipo de passeio também no Brasil, como em Campos do Jordão ou em Santa Catarina, mas não é preciso ir muito longe. Em Diadema também dá para fazer o passeio.

Conhecida, principalmente, por fabricar as melhores strong lager e english brown ale, de acordo com a WBA 2017 (World Beer Award) – considerada a Copa do Mundo das cervejas –, a Votus convida o público a entrar gratuitamente em suas dependências. “Concorremos com cervejarias do mundo todo, sendo que algumas delas têm 150 anos de existência”, explica orgulhoso Flávio Athayde, um dos proprietários.

Quem se organizar para participar do tour, que chega a durar até duas horas e é feito em datas marcadas (duas vezes ao mês, em média), testemunhará a produção dos produtos. Dá para ver os tanques de pertinho, tirar fotos, entender como são os ingredientes e até acompanhar as máquinas que colocam as tampas e os rótulos nas garrafas.

O processo começa nos tanques de fermentação, passa pelas grandes panelas de aço, onde a receita começa a ser preparada, e termina no envase e na rotulação. Tudo é feito com muito cuidado. “Quando a cerveja passa por fermentação tem de ter assepsia total. Não pode existir nenhum micro-organismo para brigar com a levedura”, explica Athayde. “O melhor é que dá para provar a cerveja direto do tanque”, enfatiza a sommelier Jéssica Vieira, responsável pelos eventos da marca. Criada há três anos, a Votus conta hoje com 15 diferentes rótulos, que levam variações de sabores e ingredientes. Tem até cerveja frutada com caju e banana. Não deixe de provar a nº 8, feita com framboesa.

A próxima visita à fábrica está agendada para o dia 16, a partir das 14h. Ao fim do passeio há uma lojinha para compra de produtos. Vale lembrar que não é possível fazer o tour sem agendamento e que não há acessibilidade para cadeirantes. A marcação deve ser feita pelo e-mail jessica@cervejavotus.com.br.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;