Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

A professora e o prefeito
Ademir Medici
20/11/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


 Uma lembrança que guardamos do Orlando Morando foi quando da sua chegada à Praça Lauro Gomes, há um ano, a nosso pedido, para tirar uma foto junto ao busto de Wallace Simonsen, seu primeiro antecessor e que governou a cidade entre 1945 e 1947. Morando ainda iria assumir a Prefeitura de São Bernardo.

Uma lembrança que guardaremos da professora Simone Scifoni, doutora em Geografia pela USP, premiada na Academia, é mais recente. Aconteceu no sábado, dia 11, em Rio Grande da Serra, quando ela chegava para participar do segundo dia do 14º Congresso de História do Grande ABC. Chovia. Simone, molhada e despenteada – como diria Jorge Bem Jor – mal teve tempo de fechar o guarda-chuva e (clique) batemos a foto que hoje publicamos.

Jovens, Simone e Morando não se conhecem pessoalmente. Cada um do seu jeito, eles amam São Bernardo. E lutam pela preservação dos últimos bens histórico-culturais do município.

Morando achou um absurdo ver um galho de goiabeira tirando a visão do busto de Wallace Simonsen na Praça Lauro Gomes. Naquele momento resolveu revitalizar a praça.

Simone está triste: depois de 20 anos participando voluntariamente dos trabalhos do Compahc (Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural de São Bernardo) foi relegada. Considerada uma estranha. Afastada. Mandada embora

Ou muito nos enganamos, ou deve estar havendo um grande equívoco. Isentos, imaginamos que a cidade de São Bernardo muito ganharia se, em algum momento, Simone e Morando reservassem 15 minutos para conversar.

UMA BOA CONVERSA

O caso do Compahc está pior do que imaginamos. O conselho, simplesmente, não tem uma composição. Deixou de existir. Não atua mais. Simone foi afastada, mas não só. Batateiros históricos, e igualmente voluntários, também o foram. E o caso virou moção na carta do 14º Congresso de História do Grande ABC, Rio Grande da Serra 2017, conforme publicamos quinta-feira.

Nem vamos entrar no mérito dos detalhes que levaram a esta decisão do novo governo de São Bernardo. Quem tomou a decisão que dê suas explicações.

No jornalismo há uma regra bem simples quando uma situação complexa se apresenta: por onde iniciar o texto da notícia? Ou como descobrir o lead. A solução torna-se realmente simples se a construção seguir do particular para o geral. Se tentarmos o contrário, vamos nos perder nos emaranhados tão a gosto dos tecnocratas.

No presente caso, imaginamos que o particular seria – como dissemos – uma conversa de 15 minutos entre o prefeito Orlando Morando e a professora Simone Scifoni. Cara a cara. De frente. Um aperto de mão selaria a grande possibilidade de se reativar o Compahc, colocando-se uma pedra por cima do que ocorreu.

A partir daí, considerando que o prefeito Orlando Morando está sendo reconduzido à presidência do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, a questão da preservação histórico-cultural das sete cidades poderia ganhar um novo impulso. Ou vocês pensam que só São Bernardo patina neste campo? O problema é global. Há municípios que nem têm conselhos de preservação.

A patinação é geral. Uma boa conversa do prefeito e da professora acenaria para um ano de 2018 mais promissor, menos nebuloso, nesta área. Haveria um salto de qualidade. Algo do gênero nunca acontecido no Grande ABC – e, com certeza, em todas as demais regiões históricas brasileiras.

Prefeito Orlando Morando, como cavalheiro, deve o senhor dar o primeiro passo.

Diário há 30 anos

Sexta-feira, 20 de novembro de 2017 – ano 30, edição 6604

Manchete – STF mantém liminar da Autolatina. E autoriza a holding Volkswagen & Ford a fixar preços dos seus veículos acima dos determinados pelo Conselho Interministerial de Preços sem sofrer sanções

São Bernardo – Foi inaugurado ontem o ABC Shopping Center, com 150 lojas na Avenida Barão de Mauá, 150.

Espaços têm aproveitamento em três pisos.

Estética foge à forma convencional

Lançamento em nível nacional com dois cinemas 

Nota – Tristeza, 30 anos depois. O ABC Shopping Center da Chácara Inglesa teve o seu tempo de glória. Entrou em decadência. Foi abandonado. Ocupado por pessoas sem teto. E posto ao chão.

Diadema – Juramento à Bandeira reúne 500 jovens no Paço Municipal.

Memória – Nasce a Matriz de Mauá.

Em 20 de novembro de...

1917 – Jornais anunciam para breve a apresentação de um filme sobre os treinamentos de guerra em acampamento do Exército montado entre Santo André e Mauá, em terras de Antonio Queiroz dos Santos.

O Brasil na guerra. Do noticiário do Estadão: a festa de beneficência promovida pelos professorandos de 1917.

2012 – A página Memória iniciava a ‘Semana Jurandir Martins’, focalizando a história do jornalista-radialista revelado pela Rádio Independência e que fez história no Diário (rádio e jornal).

Alunos da Uniesp/São Bernardo divulgavam trabalho alusivo ao Dia da Consciência Negra: Escravidão na Contemporaneidade. Trabalho assinado pelos alunos

Danielly Kelly da Silva, Débora Marqueda, Gabriela Lopes, Isabela Roca, João Henrique Medice, Marcelo Mantovani Peres, Maria Luiza Costa, Nacib Orra e Renato Assis Ginez Fabretti, com orientação da professora Dalva Siqueira.

2016 – Memória lembrava a importância do dia 30 de novembro em São Bernardo. Há anos que a data andava esquecida. Mesmo sem assumir, o prefeito eleito Orlando Morando prestigiaria o ato. Um ano depois, o 30 de novembro será novamente lembrado?

Municípios Brasileiros

Celebram seus aniversários em 20 de novembro:

Em São Paulo, Auriflama

Na Bahia, Anguera

No Mato Grosso, Ponte Branca

Fonte: IBGE

Santos do Dia

Otavio e seus companheiros Adventor e Solutor

Ambrósio de Camaldoli

Edmundo (rei e mártir)

Hoje

Dia Nacional da Consciência Negra

Dia de Zumbi dos Palmares, morto em 1694

Dia Nacional de Combate ao Racismo

Dia do Biomédico

Dia Mundial dos Direitos da Criança

Dia dos Cristãos Leigos

Dia da Ação Católica

Dia do Auditor Interno

Dia do Esteticista




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.