Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sábado, 20 de Abril de 2024

Memória
>
Memória
O Congresso fotografado
Ademir Medici
15/11/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


Atualizado dia 16, às 11h40

Os cliques dispararam durante toda a realização do 14º Congresso de História do Grande ABC, Rio Grande da Serra 2017. Um dos congressos mais bem documentados. Nós mesmos, da Memória, esgotamos duas baterias da nossa maquininha registrando – ou tentando registrar – aspectos do evento.

Buscamos eleger o momento mais emocionante. Paramos na contagem número 10, sem esgotar as possibilidades. De tal maneira que as fotos que tiramos, e as que recebemos – e esperamos receber – comandarão as próximas memórias.

Hoje mostramos fotos reunidas por este incansável professor João Paulo de Oliveira. E destacamos uma das fotógrafas em ação, Marta do Nascimento Lima, do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC.

ROLAM AS EMOÇÕES

1 – Assistir à chegada da Dra. Gisela Leonor Saar.

2 – Assistir à chegada do José Duda Costa.

3 – Assistir à chegada dos irmãos do bondinho da pedreira.

4 – Ver as pessoas pararem para acompanhar a exposição de fotos da viagem do bondinho documentada pelo João Colovatti em 1972.

5 – Ver o João de Deus cantando, contando casos, montando uma exposição com rádio e tijolo no saguão do Teatro Municipal de Rio Grande da Serra.

6 – Observar os trabalhos de alunos e professores em duas salas do teatro. Alunos e professores fazendo história e memória. Demonstrando que Rio Grande da Serra tem uma identidade própria, peculiar.

7 – Fotografar numa escada os integrantes do Gipem, que lembraram Paschoalino, Philadelpho, Gili. E perguntaram da Dona Adriana.

8 – Ver, irmanados, os representantes de várias religiões, fazendo história, confraternizando-se.

9 – Conhecer Gerú Madeira, produtora teatral, que há 18 anos organiza e participa da encenação da Paixão de Cristo na Paróquia São Sebastião, em Rio Grande da Serra.

10 – O prefeito Maranhão não apareceu – e, mais uma vez, não sabe o que perdeu. Mas foi maravilhosamente representado por uma equipe formidável de servidores municipais, da vice-prefeita Marilza de Oliveira (professora de História), da secretária de Educação e Cultura, Helenice Arruda (professora pedagoga), do secretário Gilvan Mendonça, de todos os demais, como o instrutor de robótica Daniel Tadeu Delfino.

11 – Aguardem...

Diário há 30 anos

Domingo, 15 de novembro de 1987 – ano 30, edição 6.600

Manchete – Comissão de Sistematização define mandato do presidente da República, José Sarney: quatro ou cinco anos?

Empreendimento – Casas Bahia, aos 35 anos, inaugura centro de distribuição de produtos. Cortam a fita: Samuel Klein, criador da empresa; e os prefeitos Newton Brandão (Santo André) e Walter Braido (São Caetano).

Em 15 de novembro de...


1907 – Fundada a Sociedade Beneficente Internacional União Operária, de São Caetano, cujo primeiro presidente foi José Mariano Garcia Júnior.

1917 – o Brasil na guerra. Do noticiário do Estadão: apelo aos brasileiros; as contribuições para a Cruz Vermelha.

1947 – Fundado o EC Cruz de Malta, de Ribeirão Pires.

1962 – Fundada a Instituição Assistencial Mei-Mei, a IAM, na Vila Pauliceia, em São Bernardo.

Hoje

Dia da Proclamação da República (128º ano)

Santos do Dia

Alberto Magno

João Licci

Fidenciano 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.