Economia Titulo
Anfavea: 58% dos veículos vendidos em julho são multicombustíveis
Da Agência Brasil
06/08/2005 | 13:49
Compartilhar notícia


Balanço divulgado pela Anfavea (Associação Nacional Automotores) nesta semana revela que os automóveis com motor multicombustível — que aceitam mais de um tipo de combustível — estão desbancando os carros movidos somente a gasolina. Em julho, esse tipo de veículo, chamado em inglês de flex fue, respondeu por 58% dos 138,7 mil carros vendidos no país.

No acumulado do semestre, foram comercializados 381,16 mil veículos movidos a vários combustíveis, mais que em todo o ano de 2004. O volume representa 42% do total de automóveis licenciados de janeiro e junho.

Os carros à gasolina, que em julho de 2004 respondiam por 68,3% das vendas, tiveram sua fatia de mercado reduzida para 35,6% em julho deste ano. No balanço semestral, ficaram com 51% das vendas.

Segundo o presidente da Anfavea, Rogelio Golfarb, a produção acompanha o crescimento das vendas deste segmento — no ano passado, apenas 20,2% do total de 1,57 milhão de carros fabricados no país tinha motor multicombustível. A maior parte da produção (66,3%) foi de automóveis movidos a gasolina.

"O flex fuel já está atraindo capital estrangeiro para refinarias brasileiras. O Brasil ainda não exporta, pois os outros países ainda não têm estrutura para isso, para receber gás nas bombas, por exemplo. Mas é uma oportunidade fantástica e estamos recebendo inúmeras consultas", revelou Golfarb.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;