Política Titulo Eleições 2016
Vanessa e Atila crescem e Donisete é 3º em Mauá

Peemedebista continua no topo, comunista sobe e agora ocupa a segunda colocação no município

Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
02/08/2015 | 12:00
Compartilhar notícia
Montagem/DGABC


A segunda rodada de levantamento eleitoral para o pleito de 2016 mensurada pelo DGABC Pesquisas, a pedido do Diário, indica crescimento dos deputados estaduais Vanessa Damo (PMDB) e Atila Jacomussi (PCdoB) na corrida pela Prefeitura de Mauá. O estudo também apontou recuo de Donisete Braga (PT), prefeito que buscará a reeleição.

Cinco meses depois da primeira análise, Vanessa se consolidou à frente, mas agora tem Atila como principal rival. A peemedebista saltou de 23,3% nas intenções de voto em fevereiro para 25,3%, enquanto o comunista foi quem mais cresceu: de 16,8% para 25% – 8,2 pontos percentuais.

Com o movimento de Atila, quem sofreu foi Donisete. O petista viu cair de 18,8% para 18,3% o percentual de votos e agora figura na terceira colocação a pouco mais de um ano antes da eleição.

Foi contra Vanessa e Atila que Donisete conseguiu vencer a eleição de 2012, à época contando com apoio do comunista no segundo turno. Para o próximo pleito, Vanessa e Atila costuram publicamente aliança que pode ser firmada já no primeiro turno, ainda sem definição, no entanto, de quem encabeçaria a chapa.

Em segundo cenário, sem a presença de Atila – que oficialmente não se coloca como candidato ao Paço –, Vanessa segue à frente, também com registro de alta. Ela pularia de 25% para 26,3% caso o comunista não ingresse na disputa eleitoral. Donisete volta a recuar, de 19,3% para 18,5%. E, nesse estrato, a terceira via é ocupada pelo vereador Cincinato Freire (PDT), com 12,5%. As intenções de voto de Diniz Lopes (PR) – 9% – e Irmão Ozelito (SD) – 6,5% – também foram medidas.

Na análise de rejeição dos possíveis nomes na corrida eleitoral do ano que vem, Donisete aparece no topo da lista: 32,5% dos entrevistados desaprovam o petista (índice de fevereiro era de 30%). Vanessa aparece na sequência, com 21,5% (17,8% de fevereiro) e Diniz em terceiro, com 13,3% (18,5% há cinco meses). Atila foi citado por 4% dos eleitores.

VEREADORES

Eleitores de Mauá ouvidos pelo DGABC Pesquisas apontaram o presidente da Câmara, Marcelo Oliveira (PT), como vereador mais atuante – 3% dos entrevistados. Manoel Lopes (DEM), que há cinco meses liderou o ranking, é segundo, com 2,5% das citações. Alberto Betão Pereira Justino (PTdoB) e Chiquinho do Zaíra (PTdoB) surgem empatados, com 1,5% – o segundo está licenciado da Casa por ser secretário de Planejamento Urbano do governo Donisete.

O DGABC Pesquisas entrevistou 400 pessoas entre terça e quinta-feira, em diferentes bairros da cidade. A margem de erro é de cinco pontos percentuais. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;