Setecidades Titulo Alimentação saudável
Diadema planeja se tornar capital da Segurança Alimentar

Conferência de amanhã coletará propostas; 3% da população vive situação de insegurança

Por Vanessa de Oliveira
Do Diário do Grande ABC
22/05/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


A Secretaria de Segurança Alimentar de Diadema tem trabalhado para projetar a área nacionalmente por oferecer à população alimentação saudável e estimular a educação alimentar para ampliar a qualidade de vida dos moradores. Para contribuir com a missão, a Pasta quer ouvir as propostas da comunidade na quinta edição da Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, que acontecerá amanhã, das 8h às 17h, no Restaurante Popular Bom Gosto, localizado na Avenida Luís Carlos Prestes, 606, bairro Campanário. A entrada é gratuita e o evento terá como tema Comida de Verdade no Campo e na Cidade: por Direitos e Soberania Alimentar.

“Queremos empoderar nossa população, pois quando ela trabalha junto com a gestão pública, todo mundo ganha”, salienta, em entrevista exclusiva ao Diário, o secretário de Segurança Alimentar, Eduardo da Silva Minas, acrescentando que apenas 3% dos habitantes encontram-se em situação de vulnerabilidade social.

Na ocasião, serão eleitos dez delegados. Os escolhidos levarão uma ata, produzida no dia, para a conferência estadual, que deve acontecer em agosto. Em novembro será realizada a etapa nacional, reunindo cidades de todo o País.

O secretário elenca algumas iniciativas de destaque na cidade, como o Banco de Alimentos, que atende 16 mil pessoas mensalmente, por meio de 87 entidades; o Programa de Aquisição de Alimentos, no qual a Pasta compra produtos dos pequenos agricultores; e as hortas comunitárias – 43 espalhadas pelo município, beneficiando 363 famílias. Uma nova horta estará disponível a partir da semana que vem, em parceria com a Ecovias, concessionária que administra o SAI (Anchieta-Imigrantes). Ela estará localizada no km 17+500 da Imigrantes, sentido São Paulo, na comunidade Jardim Arco-Íris.

Para outubro, no fim de semana próximo ao dia 19 – quando se comemora o Dia Mundial da Alimentação –, a Pasta prepara a Virada Nutricional. “Vamos fazer com que Diadema respire 24 horas ações com foco em Segurança Alimentar e nutrição, orientando, incentivando a prática da alimentação saudável, o aproveitamento integral do alimento e o combate ao desperdício”, conclui Minas. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;