Automóveis Titulo Teste de segurança
Populares e inseguros
Nilton Valentim
15/06/2018 | 07:47
Compartilhar notícia
Divulgação


Os modelos Sandero e Logan, da Renault, foram mal no teste de segurança realizado pela Latin NCap. Os dois veículos conquistaram apenas uma estrela para a proteção de adultos e três estrelas para a proteção de crianças.

Sandero e Logan demonstraram proteção pobre no peito do motorista tanto em impacto frontal como lateral. Apesar de os dois carros contarem com barras laterais nas portas, a falta de estrutura de melhor desempenho e dispositivos de absorção de energia para o impacto lateral, explicam esse baixo rendimento.

Outro ponto negativo é o fato de os modelos ainda não oferecerem cintos de três pontos em todos os bancos de forma padrão, não tendo ancoragens Isofix, para fixação de cadeirinha de criança, como equipamento padrão.

Esse fato surpreende levando em conta que o Sandero lançado na África e testado pelo Global NCap, possui cintos de três pontos em todos os assentos, bem como o equipamento para a colocação de assento infantil.

Em resposta à Latin NCap, a Renault confirmou que irá melhorar o desempenho de segurança tanto do Sandero quanto do Logan.

“Para alguns fabricantes, a proteção dos ocupantes infantis ainda não conta com a mesma prioridade dada aos adultos. É uma enorme preocupação para o Latin NCap que os modelos mais vendidos na região, como é o Sandero e o Logan, ofereçam nível de proteção tão baixo”, afirmou Alejandro Furas, secretário geral do Latin NCap.

ONIX
O Onix, modelo mais vendi do Brasil, e que havia sido reprovado no ano passado, recebeu reforços estruturais e no início deste ano foi mais uma vez submetido aos testes da Latin NCap, com resultados bem melhores. O Popular da GM recebeu três estrelas tanto para adulto quanto para crianças. O mesmo aconteceu com o Prisma.

De acordo com a avaliadora, foi reforçada a absorção de impacto nas portas para aumentar seu nível em colisão lateral. O Onix também recebeu Isofix e um novo modelo de cinco de segurança voltado ao motorista.

Em janeiro, antes da segunda rodada de testes, o Diário revelou que o Ministério Público Federal avaliava ação pedindo a retirada do Onix do mercado. (com Agências) 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;