Cultura & Lazer Titulo Literatura
Promessa é dívida

No auge dos 79 anos, Kiyoshi Ikeda lança hoje sétimo livro durante Sábado Literário em São Caetano

Por Marcela Munhoz
24/03/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


 Um dos itens do código de conduta dos samurais – soldados da aristocracia do Japão durante o período entre 930 e 1877 – é que eles não devem prometer o que não poderão cumprir. Filho de japoneses, Kiyoshi Ikeda, 79 anos, morador de Santo André há mais de 50, se identifica muito com os guerreiros, especialmente, no quesito promessa é dívida. Pode demorar, mas não falha.

Em 1950, aos 11 anos, ele prometeu a uma professora (Nilce) que seria escritor. “Ela falava que eu tinha dom, que minha redação era boa. Sempre fiquei com isso na cabeça. Demorou 59 anos, mas cumpri, aos 70 anos.” Foi nessa idade que ele lançou A Reciclagem Humana, sobre a teoria de que para evoluir tudo precisa se transformar.

Ele também já falou sobre Copa do Mundo, a tragédia da boate Kiss em Santa Maria, sobre os samurais, tudo de forma independente. “Quem não é escritor famoso tem prejuízo, mas escrever é algo que me deixa realizado”, afirma o autor, que trabalhou a vida toda como fotógrafo de casamento.

Hoje, a partir das 10h, quem passar pela Biblioteca Municipal Paul Harris (Avenida Dr. Augusto de Toledo, 25), em São Caetano, verá um sorrisão no rosto do seu Ikeda. É que ele vai divulgar sua sétima obra: Acrósticos II. “Escolhi nomes para homenagear. Alguns de pessoas que conheço, como a Rosa”, aponta para o livro, se referindo à mulher com quem vai completar 50 anos de casado em maio.

O autor também se diz feliz por saber que seus livros poderão ser consultados para sempre. “Gosto de saber que em 100 anos as pessoas vão encontrar o que escrevi nas bibliotecas”. Antes da entrevista terminar, ele pede para tirar selfie para postar em suas redes sociais e faz questão de repetir a frase que considera o resumo da sua trajetória: “A vida é um mistério que dá vida a outra vida”.

Alem de Acrósticos II, hoje também serão lançados os títulos Inteligência Emocional, Foco & Motivação, de Julio Cesar Luchmann, Fernando Barnabé e Fernando Schena; O SPA dos Seus Sonhos, de Sandra Barbaroto, Ser Mulher, de Alcidéa Miguel de Souza; Deus, uma Caipora Prenha e um Diabo Caolho num Dia de Feira em Curiapeba, de Aristides Theodoro; e As Aventuras dos Nerd Cakes, de Leila Castro Corazza. A entrada é gratuita.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;