Social Titulo Coluna Social
Ribeirão Pires homenageia clube de idosos da região
Gabriela Lopes
01/10/2017 | 13:11
Compartilhar notícia
Dona Josefa malha e vai à hidroginástica; compromissos que ela cumpre religiosamente


Uma inspiração para todas as pessoas e digna de muitas homenagens. Josefa dos Santos tem uma história exemplo de trajetória e de determinação. A grande diferença, é que, aos 102 anos, sua disposição é algo espetacular e motivante. 

Nasceu na Bahia, em 1915, e seu primeiro e único emprego foi trabalhar na roça. Até os 70 anos, dedicou-se arduamente ao trabalho e à criação de seus dez filhos, e há 25 anos mora com a filha e neta em Mauá. “Se eu tinha um sonho, era vir para São Paulo e esse eu já realizei, estou feliz”, conta. O mais impressionante é que seus hobbies favoritos hoje são malhar e ir à hidroginástica. Compromissos cumpridos religiosamente. Além disso, nunca precisou usar óculos, pinta as próprias unhas e não dispensa a maquiagem. Chega com facilidade onde precisa. Acompanhada de sua bengala, desbrava a movimentação dos transportes públicos. “Eu ando sozinha, mas estou sempre com Deus a me guiar”, comenta a dona Josefa. Sempre que pode, também participa do Grupo de Lazer do Ribeirão Pires Futebol Clube – Carinhoso, que desenvolve a prática de atividades como dança e coral para idosos acima de 60 anos. 

A instituição, comandada pelo professor Eduardo Rosinelli, recebeu homenagem na Câmara da cidade, onde foi instituído o Dia do Carinhoso. Na atividade, o educador não escondeu a emoção ao citar a longa lista de agradecimento: “Minha meta é ver o brilho em seus olhos”. Os integrantes da agremiação provaram que estão com tudo em cima quando apresentaram, usando chapéu de cowboy, sucessos como Na Sola da Bota, de Rio Negro & Solimões. Entre as outras pérolas, que estavam na homenagem, Odila Oliveira, 77 anos, conta que antes se sentia triste, meio solitária, mas agora está rodeada de amigos e dá risada o tempo inteiro. 

Já para Josefa Lopes , 73 , o clube foi a cura para depressão. “Não tomo mais nem meus remédios. Descobri que só aprendi a viver depois de fazer parte desta iniciativa”, exclama.

Confira outros destaques:

Foco

Manter a concentração e a tranquilidade em meio à correria da cidade é o segredo de saúde e paz interior. O MeditaNaRua, movimentação que reúne diversas cidades do mundo, promove a conexão global por meio da meditação coletiva nas ruas. Hoje, em São Bernardo, a aglomeração é na Praça Giovanni Breda, às 11h.

Crescer

Ao receber gestos de solidariedade, Débora Pieretti Vivaldi, diagnosticada com câncer de mama em 2015, resolveu dar inicio em uma ação de compaixão: o projeto Amor em Mechas – Transformando Vidas, que produz perucas para doação para mulheres em tratamento de câncer. “Quero que elas tenham a oportunidade de sentir o que eu estava sentindo e de terem acesso a uma madeixa de qualidade gratuitamente”, declara a idealizadora da atividade, que abre, oficialmente, o Outubro Rosa, hoje, às 14h.

Pombinhos

Depois do pedido, o próximo passo são os preparativos para o casamento. Com último dia hoje, a quarta edição da Loja da Noiva, no Golden Square Shopping, em São Bernardo, reúne desde serviço de bufê e decoração à apresentação de coral e orquestra e soft jazz. A atividade para ser feita à dois tem entrada gratuita.

Bebida

Do arroz ao álcool, a bebida japonesa, oferecida aos deuses xintoístas, tem data comemorativa, hoje, com o Dia Mundial do Saquê. O especialista na iguaria Celso Ishiy conta que é preciso ficar atento na procedência, pois os vindos do Japão têm regras de produção, acumulando, por exemplo, a informação no rótulo do polimento no grão. Quanto mais eficaz este procedimento, melhor a qualidade. A harmonização é algo fundamental e é possível fazer inúmeras combinações. Em nosso site www.dgabc.com.br você acompanha dicas completas. 

Longevidade

Em comemoração ao Dia do Idoso, a unidade 4 – Núcleo de Convivência Dr. Eliseu da Instituição Assistencial e Educacional Dr. Klaide, terá programação diferenciada hoje. A atividade, com almoço, será seguida de apresentação musical com o cantor sertanejo Alex Sandro para celebrar o momento, e café da tarde para encerrar o encontro especial.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;