Cultura & Lazer Titulo São Bernardo
Apresentação hoje em São Bernardo mostra histórias da região e moradores

Projeto fala sobre cidades que fazem parte do Caminho do Mar Paulista

Karine Manchini
08/09/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


 Após desenvolver o projeto Dançando na Cidade em 2011, a Cia. As Marias de São Bernardo, decidiu ir além. Com o intuito de explorar as localidades que fazem parte do chamado Caminho do Mar Paulista (Santos, Cubatão, Santo André, São Bernardo e São Paulo), o grupo decidiu fazer pesquisa de criação que ganhou o nome de Por Onde Caminha o Mar? Daí, surgiram intervenções artísticas com dança, artes visuais, teatro e audiovisual das tais cidades.

A pesquisa ganhou diversas apresentações, que já passaram por Santos e Cubatão. Hoje é a vez de São Bernardo receber a visita do grupo. A partir das 14h começará o espetáculo Intervenções Cinco ou Seis Passos Para o Mar. Após a apresentação, haverá ainda a apresentação e bate-papo sobre o projeto. O local escolhido foi a Praça da Matriz (Rua Marechal Deodoro).

A fundadora do Cia As Marias, Cristiane Santos, conta que para realizar o projeto – que foi contemplado pelo ProAc 2016 – de fevereiro a agosto de 2017, o grupo e a Panamérica Filmes percorreram todas as cidades do caminho do mar. Houve também visitas e pesquisas em centros históricos, entrevistas com moradores e diversas intervenções artísticas durante o processo.

“Surgiram cinco estudos coreográficos. Em São Bernardo vamos mostrar o espetáculo de forma literal, que é dramaturgia composta por dança, cinema e fotografia. Tentamos enfeitiçar a história de ferrovias, de moradores da região e dos trabalhos que percorreram as estradas que interligam esses caminhos”, explica. “O evento é gratuito e pode participar quem estiver passando pelo local”, convida.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;