Economia Titulo Região
Centros públicos estão com 510 vagas em aberto na região

Em Santo André há 230 oportunidades
para munícipes atuarem com limpeza

Por Gabriel Russini
Especial para o Diário
13/03/2017 | 07:29
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


Quem está desempregado e procura por trabalho pode consultar os centros públicos da região para verificar os postos disponíveis. Ao todo, há em aberto 510 oportunidades de emprego no Grande ABC. Na semana passada foram ofertadas 235 vagas. O Diário divulga o total de chances todas as segundas-feiras.

Desse total, 230 postos são disponibilizados pela empresa Resolve, que conta com a ajuda da Prefeitura de Santo André na divulgação. A seleção, no entanto, será feita em São Bernardo. São 200 vagas para auxiliar de limpeza e outras 30 para encarregado de limpeza, em ambos os casos é necessário ter experiência e ser morador de Santo André. Os interessados devem se apresentar hoje, das 8h às 15h, na Avenida Newton Monteiro de Andrade, 45, Centro, São Bernardo, portando documentos pessoais. Todo o processo seletivo, a captação e a contratação são integralmente realizados pela firma. Do restante, 74 vagas estão disponíveis em Ribeirão Pires; 25 em São Caetano; 15 em São Bernardo – sendo que seis são voltadas para pessoas com deficiência –; e 12 vagas estão em Mauá.

No PAT (Posto de Atendimento) de Ribeirão Pires das 74 chances, 20 são para técnico de enfermagem e outras 20, para trabalhar como auxiliar, ambos os postos exigem qualificação na área. No CPTR (Centro Público de Trabalho e Renda) de Mauá, das 12 oportunidades, cinco vagas são para vigilantes, duas para linha de produção e a última para comprador. Quem tem apenas Ensino Fundamental também encontra três oportunidades para auxiliar de limpeza e uma para auxiliar de jardinagem – esta em Santo André.

Na maioria das vezes, as empresas contratantes por meio dos centros públicos exigem que as pessoas tenham o 2º grau completo, possuam experiência de pelo menos seis meses na função em que desejam atuar e alguma qualificação para trabalhos específicos, como, por exemplo, curso para eletricista. Mas isso não é uma regra, tudo varia de acordo com a empresa.

É importante lembrar que o CPTR de Santo André está temporariamente suspenso, apesar de ajudar na divulgação da Resolve, enquanto que a unidade de Diadema não funciona desde abril do ano passado por problemas de repasse de verba por parte governo federal. Até o fechamento desta edição, o município de Rio Grande da Serra não respondeu se há vagas disponíveis.

Interessados devem ir às unidades com carteira de trabalho, RG e CPF, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

MAIS CHANCES - Para esta semana, o Portal Mais Emprego, programa do governo federal gerenciado pelo MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), está com 154 vagas em aberto na região. A cidade que conta com a maior parte delas é Ribeirão Pires, com 69 oportunidades.

Em seguida estão Mauá, com 32 postos; São Caetano, com 26; Santo André, com 15 e São Bernardo, com 12. De acordo com o MTE, não há postos disponíveis em Diadema e Rio Grande da Serra no momento. Para acessá-las, basta entrar no site www. maisemprego.mte.gov.br, clicar em ‘cadastro do trabalhador’ e preencher a ficha de inscrição que questiona área que se deseja atuar e a escolaridade. Em minutos é enviado e-mail com login de acesso. Os postos levam em conta perfil do pleiteante.


Varejista quer contratar 27 aprendizes

As redes de varejo Extra e Pão de Açúcar estão com vagas abertas para jovens aprendizes em todo o Brasil. No Grande ABC há 27 oportunidades para operador de caixa e operador de loja. São dez vagas para atuar em Santo André, nove em São Bernardo, quatro em Diadema e outras quatro em São Caetano.

Para se candidatar, o interessado deve ter entre 18 e 23 anos, estar estudando ou já ter completado o Ensino Médio. A carga horária é de seis horas por dia e, após o programa, o aprendiz poderá ser efetivado.

Para concorrer aos postos é preciso acessar o site www.gpabr.com.br/vagas, clicar em ‘veja nossas vagas’ e digitar a palavra-chave ‘Aprendiz Operador de Caixa’. Depois de localizar a oportunidade, o candidato deve inserir suas informações.

Ao todo, cerca de 450 vagas estão sendo oferecidas no Estado de São Paulo. Atualmente, as redes varejistas do Grupo Pão de Açúcar contam com 2.170 jovens aprendizes como colaboradores.

MAIS - Para este mês, a consultoria de soluções em recursos humanos Luandre está oferecendo mais 1.500 vagas em suas agências, sendo que uma destas é situada em Santo André, na Rua Bernardino de Campos, 355, Centro.

Na avaliação da gerente de RH da Luandre, Juliana Constantino, uma das características mais desejadas pelas empresas é a inteligência emocional. “De forma geral, ela é exigida porque o profissional consegue reconhecer e lidar com emoções e se destaca nas demais características”. Para retomar a busca por empregos, Juliana recomenda que os candidatos atualizem os currículos, acionem os seus contatos profissionais e mantenham o perfil atualizado em todas as redes sociais. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;