Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Domingo, 12 de Maio de 2024

Toyota vai construir cidade inteligente na base do Monte Fuji, no Japão
Maria Beatriz Vaccari
Do Garagem360
13/01/2020 | 14:48
Compartilhar notícia


A Toyota anunciou que construirá uma cidade inteligente em um terreno de 175 acres na base do Monte Fuji, no Japão. A informação foi divulgada durante a CES 2020, principal exposição de tecnologia e inovação do mundo.

Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas para cuidar melhor de seu veículo? Assine nossa newsletter neste link.

Chamada de Woven City (“cidade entrelaçada”), a região será um ecossistema totalmente conectado que funcionará à base de hidrogênio. A ideia é começar com duas mil pessoas e aumentar a população conforme o andamento do projeto, cuja inauguração está prevista para o início de 2021.

O objetivo é que a comunidade seja uma espécie de “laboratório vivo”, composta por residentes e pesquisadores que vão desenvolver tecnologias autônomas, robóticas, de mobilidade pessoal, casas inteligentes e inteligência artificial. A Toyota fará um convite aberto e colaborativo para parceiros comerciais, acadêmicos, pesquisadores e cientistas de todo o mundo para viverem na cidade.

LEIA MAIS: Conheça os carros autônomos testados ao redor do mundo
Sony surpreende e mostra conceito Vision-S durante a CES 2020

Organização e design da cidade 

A planta da cidade inclui divisões de vias em três tipos: só para veículos rápidos; para veículos mais lentos, mobilidade pessoal e pedestres; e uma pista arborizada apenas para pedestres. Esses três tipos de via se entrelaçam para formar uma planta octogonal orgânica, que vai acelerar os testes de autonomia.

Para o deslocamento dos moradores pela cidade, apenas veículos autônomos e sem emissão de carbono serão permitidos nas vias principais. Os Toyota e-Palletes serão utilizados para transporte e entregas, incluindo o varejo móvel.

A cidade foi planejada para ser totalmente sustentável, com edificações feitas principalmente de madeira tradicional japonesa, para reduzir a pegada de carbono do ecossistema, e construções típicas do país, combinadas com métodos de produção robotizados. Os telhados serão cobertos de painéis fotovoltaicos para gerar energia solar e complementar a energia produzida por células de hidrogênio. A Toyota também vai incluir ambientes a céu aberto em diversas partes da cidade, com vegetação nativa e hidroponia.

Os residentes terão acesso a tecnologias de ponta, como robótica in-home, para ajudá-los no dia a dia. As casas usarão inteligência artificial baseada em sensores para verificar a saúde dos moradores e tomar conta de suas necessidades básicas.

 

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.