Esportes Titulo Artes marciais
Santo André sediará Pan de Kung Fu no Dell’Antonia

Cidade foi escolhida por ter a 1ª academia da arte marcial do País, fundada pelo mestre Chiu Ping Lok

Por Dérek Bittencourt
Do Diário do Grande ABC
15/08/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Orlando Filho/DGABC


Quando o mestre Chiu Ping Lok montou a primeira academia de Kung Fu do Brasil em Santo André, no longínquo ano de 1969, ele sem dúvida não esperava que 45 anos depois tal situação resultaria na escolha da cidade como sede do 1º Pan-Americano Wushu da arte marcial, entre 7 e 13 de julho de 2015, no Ginásio Pedro Dell’Antonia. Ontem, em evento realizado na Sabina Escola Parque do Conhecimento, cerimônia marcou o lançamento oficial do torneio.

Serão 23 países participantes e a expectativa é que aproximadamente 1.000 atletas venham a Santo André para a competição. No evento de ontem, foi escolhida ainda a mascote: um pinguim. E o local não poderia ser mais apropriado, afinal a principal atração da Sabina é justamente seu pinguinário, com 24 animais. E o filhote da espécie Magalhães, primeiro nascido na cidade, em dezembro, foi escolhido para vincular ainda mais o município ao campeonato.

“A maioria da população não deve saber, mas foi a cidade onde teve a primeira academia fundada no País, pelo mestre Chiu Ping Lok – que já faleceu –, que era na Rua Catequese e ainda existe na Rua Santo André”, afirmou o professor e idealizador do torneio, Luiz Leonardo de Souza, que destacou o desenvolvimento do País no esporte nos últimos anos. “Hoje, o Brasil é um dos países da América do Sul que mais trazem medalhas, inclusive na China, que é o berço do esporte”, disse.

A secretária de Esporte e Lazer Marta Sobral esteve presente, acompanhada pelo diretor de Lazer Fabio Guerra, que admitiu “grande responsabilidade” em receber o Pan da modalidade. O diretor técnico da Confederação Brasileira de Kung Fu, Renato Feijó, também compareceu e celebrou a oportunidade que Santo André terá. “A cidade foi escolhida por decisão unânime. Agora é trabalhar para agradar o máximo possível o pessoal”, disse.


Jovem parte para primeiro Mundial e quer mais mulheres praticantes

A jovem Nicoli de Souza, 17 anos, participa entre o fim de outubro e o início de novembro do Mundial de Kung Fu na China, em seu primeiro torneio internacional. Mas, além de buscar bom resultado, ela tem dois sonhos: que mais mulheres pratiquem o esporte no Brasil e abrir sua própria academia da arte marcial.

Segundo ela, receber o Pan-Americano em 2015 pode ajudar a difundir o kung fu pelo Brasil. “(Será) Muito bom, vai aumentar o número de gente praticando e espero que mais mulheres, porque só treino com homens”, disse Nicoli.  “As mulheres são mais agressivas. São poucas, mas mais dedicadas”, emendou a atleta.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;