Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Memória
>
Memória
Uma praça chamada Moraes Sarmento
Ademir Médici
14/08/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


E a sociedade civil realizou, com brilho, sábado passado, na Praça Moraes Sarmento, no bairro Cerâmica, em São Caetano, o encontro “Literatura & Natureza”. Participantes: esse povo bonito das fotos. Enquanto os mais velhos trocavam informações, folheavam livros, dançavam e ouviam aulas ao ar livre, dois pequeninos exploravam a praça, colhendo pinhas e gravetos.

Memória conversou com os participantes. E anotou os pontos positivos e negativos desta praça que homenageia um nome querido do rádio brasileiro, Rubens Moraes Sarmento (1922-1998).

PONTOS POSITIVOS

1 - Graças a movimentos populares, a Praça Moraes Sarmento não se tornou uma extensão em concreto da Escola vizinha, a Angela Massei.

2 - A natureza da praça é maior que o cimento; tem grama para passear; e muitas árvores plantadas pelos moradores.

3 - A iluminação é rica, 11 vezes mais intensa do que anteriormente.

4 - Os setores do meio ambiente da Prefeitura têm cuidado com zelo da praça.

5 - O povo resistiu. E não trocaram o nome da praça.

PONTOS NEGATIVOS

1 - Em nenhum canto da praça há o nome de Rubens Sarmento. 

2 - Em nenhum canto da praça há uma biografia de Moraes Sarmento, mesmo que resumida.

3 - Havia uma pirâmide identificando Moraes Sarmento. Pesadíssima. Foi uma trabalheira retirá-la, para nunca mais ser reposta.

4 - Faltam bancos para o povo sentar.

5 - Fica a impressão que muitos moradores, em especial os mais novos, não gostam de praças e não ligam para o seu destino.

POR UMA AÇÃO ITINERANTE

Neste clima de pertencimento da população para com o logradouro, alguém comentou, e todos concordaram: a partir do movimento vivido pela Praça Moraes Sarmento, a cidade ganharia se houvesse ação semelhante, itinerante, em várias praças. Por que não? Pontos para o bairro Cerâmica.

DESAFIO

Contar a história da Praça Moraes Sarmento. Quando foi construída? Teria sido 1968? Quando foi inaugurada? Há fotos da inauguração? Quem propôs, com toda felicidade do mundo, o nome Moraes Sarmento?

AMANHÃ EM MEMÓRIA

Crianças descobrem um tesouro na praça




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.