Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sábado, 20 de Abril de 2024

Memória
>
Memória
A Revolução de 1924 e o Grande ABC
Ademir Medici
05/07/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


São Paulo relembra duas revoluções, a de 1924 e a de 1932, com palestra do professor José de Souza Martins. Serão exibidas fotografias dos acontecimentos na cidade de São Paulo narrados no livro de Martins O Coração da Paulicéia ainda Bate (Editora Unesp/Imprensa Oficial).

Aniversário da Revolução de 9 de Julho: a experiência paulistana da guerra em duas

Revoluções: 1924 e 1932. Palestra do professor Martins

Quando: hoje, dia 5, às 19h

Local: Editora da Unesp

Endereço: Praça da Sé, 108 – Centro, São Paulo, esquina com a Rua Benjamin Constant – Metrô Sé.

Mediação e troca de ideias com o escritor Paulo Werneck, editor da revista Quatro Cinco Um.

Evento gratuito. Vagas limitadas.

Informações: 3242-9555


Entra em vigor a lei marcial

Texto: José de Souza Martins

Não são muitos os paulistanos que sabem ter sido sua cidade palco de duas revoluções, a de 1924 e a de 1932, que tiveram efeitos profundos nos acontecimentos subsequentes da turbulenta trajetória política brasileira.

(no caso do Grande ABC) Não posso deixar de lembrar aos meus amigos da região alguns pontos de interesse.

Com a Revolução, entrou em vigor a lei marcial, que possibilitava a execução sumária de quem fosse considerado subversivo pelos militares.

No dia 26 de julho de 1924, a Marinha, que havia tomado a região, assumiu a delegacia de São Bernardo. No dia 27, o jornal A Capital divulga esta nota: “Na Vila de São Bernardo há ordem de fuzilamento para toda pessoa em cujo poder for encontrado (sic) jornais de São Paulo”.

A Revolução terminou na área metropolitana de São Paulo na manhã de 28 de julho, quando as tropas rebeldes se retiraram, sob comando do já general Miguel Costa e do general Isidoro Dias Lopes. Juntar-se-iam no Sul à tropa comandada por Luís Carlos Prestes para formar a Coluna Miguel Costa-Prestes.

Diário há 30 anos

Terça-feira, 5 de julho de 1988 – ano 31, edição 6796

Manchete – O líder espiritual do Irã, Aiatolá Khomeini, propõe guerra aos Estados Unidos

Drama – Mãe abandona nove filhos em São Bernardo.

Memória – A história do Ginásio Santo André.

Guido Fidelis (crônica) –Transa psicológica no reino da Espanha.

Polícia – Carro despenca de viaduto da Imigrantes e mata casal em Diadema.

Em 5 de julho de...

1918 – Professora Alzira Alves dos Santos removida, a pedido, da escola mista de Itatiba, no Interior do Estado, para a primeira escola feminina de São Bernardo.

Professor Paulo Sinna, que anos depois criaria ginásio em Santo André, deixava Campinas para lecionar em escola pública de Jambeiro. 

A guerra. Do noticiário do Estadão: o aniversário da independência dos Estados Unidos; discurso de Wilson em Mont-Vernon, na Virgínia; as bases para a paz; a comemoração na Inglaterra.

1923 – Élio Bernardi nasce em Mauá. Jogou futebol profissionalmente. Foi vereador em Santo André, prefeito de Mauá e deputado estadual.

1958 – Funcionavam provisoriamente, e em caráter de experiência, os telefones automáticos da CTBC (Companhia Telefônica da Borda do Campo.

1973 – Em Santo André, no segundo jogo de uma série de três, Pirelli vence o São Caetano no basquetebol feminino. Decisão será em quadra neutra, no Baetão, em São Bernardo

1978 –Fernando Leça, secretário de Educação de São Bernardo, declara ao Diário: “Erradicação do analfabetismo é utopia”.

Municípios Brasileiros

Celebram aniversários em 5 de julho:

Em São Paulo, Fernando Prestes, elevado a município em 5 de julho de 1935, quando se separa de Monte Alto.

Na Bahia, Angical, Antônio Gonçalves, Campo Alegre de Lourdes, Cândido Sales, Iraquara, Santa Cruz da Vitória e Souto Soares

No Ceará, Beberibe, Poranga e Sobral

No Maranhão, Buriti Bravo

Em Rondônia, Cabixi

No Espírito Santo, Fundão

No Rio de janeiro, Itaguaí

No Rio Grande do Norte, Luís Gomes e Santo Antônio

No Piauí, São João do Piauí

Fonte: IBGE

Santos do Dia

Antonio Maria Zacaria (Itália, Cremona, 1502-1539). Médico e sacerdote. Fundou a Congregação dos Clérigos Regulares de São Paulo, conhecidos como Barnabitas, com a finalidade de restaurar o fervor do clero e do laicato. Atribui-se a ele a instituição das 40 horas de adoração ao Santíssimo Sacramento.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.