Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Questão de Emprego
>
Questão de emprego
Retorno do headhunter
Por Vanessa Aguiar
gerente de recrutamento da Robert Half
19/06/2018 | 07:29
Compartilhar notícia


1 – Depois de fazer a entrevista, quanto tempo é normal para o candidato ter um retorno do headhunter?

O período de um processo seletivo varia muito, por isso o ideal é você alinhar o prazo durante a entrevista. Se a vaga for urgente, por exemplo, o headhunter pode ter a resposta em até dois dias. Já às vagas que não têm urgência a resposta pode levar entre 15 e 20 dias, ou mais. Já no caso de a entrevista ser uma conversa de relacionamento, sem existir realmente uma vaga aberta, sugiro ao candidato manter contato com o recrutador uma vez por mês, para o headhunter lembrar de você. Marcar presença pode ajudar, mas não seja muito incisivo para não gerar algum desconforto.

2 – Se o headhunter não fizer contato no prazo combinado durante a entrevista, posso entrar em contato? Se sim, qual é a melhor forma de fazer isso?

Não só pode como deve fazer contato, porque pode ter acontecido de o headhunter ter tentado ligar para o candidato e não ter conseguido falar, e pela correria do dia acabar não tentando outra vez. Também pode acontecer de o recrutador não dar uma resposta porque a necessidade da vaga foi suspensa ou cancelada.

3 – Qual é a melhor forma de fazer o contato?

O contato pode ser feito por ligação, mensagem de celular ou e-mail. Isso também pode ser alinhado durante a entrevista. Perguntar ao recrutador qual é o melhor meio não tem problema algum. Na dúvida, dê preferência à forma de contato que o recrutador utilizou para iniciar o contato.

4 – No caso de o contato ser por e-mail ou mensagem de celular, qual seleção é a orientação para eu não parecer inconveniente?

O texto deve ser sucinto, claro e objetivo. Escolha as palavras para não correr o risco de parecer agressivo ou mal-educado. É importante transmitir a ideia de que deseja saber apenas sobre o status do processo, e não que esteja cobrando ou reclamando por não ter tido nenhum retorno.

5 – Após mandar o e-mail ou a mensagem de texto, quanto tempo o candidato deve esperar por uma resposta?

Em caso de mensagem de texto, o recomendado é esperar entre um ou dois dias. Quanto ao e-mail, no máximo uma semana. Se não tiver retorno, o candidato pode tentar uma ligação. É dever do headhunter dar o retorno, mas muitas vezes ele pode estar com um volume grande de pessoas atendidas e acaba não dando conta de retornar para todos no prazo combinado.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.