Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Setecidades
>
Saúde
Região realiza hoje ‘dia D’ para ampliar índice de vacinação

Meta é imunizar 2,3 milhões de moradores das sete cidades, no entanto, apenas 33,5% do público-alvo foi atingido até o momento

Natália Fernandjes
17/02/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
DGABC


As sete cidades da região realizam, hoje, ‘dia D’ de vacinação contra a febre amarela. Todas as 130 unidades de Saúde estarão abertas, das 8h às 17h, para receber a população interessada em se proteger contra o vírus, causador de duas mortes na região e de outras três contaminações, sendo uma autóctone, contraída em São Bernardo. A meta é vacinar 2,3 milhões de moradores da região. Até o momento, apenas 33,5% do público-alvo foi atingido, tendo em vista a proteção de cerca de 771,5 mil pessoas entre as sete cidades.

“Tomar a vacina contra febre amarela é a única forma de se proteger. Essa é uma doença extremamente perigosa e que não tem cura. A cada duas pessoas que contraem o vírus, uma delas morre”, destaca Geraldo Reple, coordenador do GT Saúde do Consórcio Intermunicipal.

A campanha está sendo realizada com a dose fracionada da vacina, conforme diretriz do Ministério da Saúde, e é aberta para toda a população, respeitando-se as indicações e contraindicações das autoridades de Saúde. Quem já recebeu a vacina anteriormente não precisa ser imunizado mais uma vez. As crianças devem levar a carteira de vacinação e estarem acompanhadas dos pais ou de um responsável. Os adultos precisam apresentar documento com foto.

De 2017 até o momento houve 202 casos autóctones de febre amarela silvestre confirmados no Estado e 76 deles evoluíram para óbito. Desde 2017, 53,9% das infecções da doença foram contraídas em Mairiporã e 16,8% em Atibaia.

TIGRE ASIÁTICO

O diretor do Instituto Evandro Chagas, Pedro Vasconcelos, classificou ontem como “preocupante” a identificação do vírus da febre amarela no Aedes albopictus, mosquito conhecido como tigre asiático e que vive em área rurais e silvestres.

Embora estudos sejam necessários para verificar se a espécie é também transmissora da doença, Vasconcelos defendeu ações de controle para reduzir as populações do mosquito, numa estratégia preventiva.

A estimativa é a de que o mosquito esteja presente em 1.400 cidades, em todas as regiões do País. O vírus da febre amarela foi encontrado em exemplares de tigres asiáticos coletados no primeiro semestre do ano passado, nas cidades mineiras de Itueta e Alvarenga.

A transmissão urbana da febre amarela também pode ocorrer a partir da picada do Aedes aegypti. Por isso, a prevenção da doença deve ser feita evitando o acúmulo de água parada. Já no meio silvestre, os propagadores do vírus são o Haemagogus e Sabethes.

(com Agências) 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.