Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Palavra do Leitor
>
Palavra do leitor
Compromisso com o Grande ABC
Do Diário do Grande ABC
04/02/2018 | 10:15
Compartilhar notícia


Sinais de recuperação econômica ao longo de 2017 fizeram renascer a confiança dos brasileiros em futuro melhor. Ainda há muito a fazer para superar os efeitos da pior recessão da história do País. O Estado de São Paulo jamais parou. Somente os investimentos em obras resultam mais de 100 mil empregos.
No Grande ABC, região de importância estratégica para São Paulo e o Brasil, ações importantes do governo do Estado foram implementadas, atendendo diretamente a população. Na área da Saúde, inauguramos em Santo André o Ambulatório de Viajantes e o novo setor de emergência do Hospital Estadual Mário Covas. No ano passado, houve aumento das verbas destinadas ao Hospital Serraria, em Diadema – cidade que vai ganhar unidade da rede Lucy Montoro no Quarteirão da Saúde. Outro exemplo são as verbas para custeio e reforma destinadas ao Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini, em Mauá. Ao todo, em 2017, os recursos estaduais destinados à área da Saúde no Grande ABC cresceram R$ 20,7 milhões na comparação com o ano anterior.

Na área de mobilidade, é grande sucesso o Expresso Linha 10, em funcionamento desde novembro de 2016 e que liga o Grande ABC a São Paulo em apenas dez minutos. Desde a criação, já ultrapassou a marca de mais de 5 milhões de usuários transportados. Nos primeiros dias deste ano, iniciamos as obras do Programa Pró-Billings, que irá ampliar a coleta e tratamento de esgoto na região. Trata-se de uma das ações mais importantes do Estado na área de saneamento, que vai instalar novas tubulações e bombas para transportar rejeitos de 250 mil pessoas até a estação de tratamento. Com investimentos em torno de R$ 199 milhões e prazo de conclusão até 2020, a ação irá beneficiar 83 mil imóveis.

Também para atender a quem mais precisa, assinamos autorização para construção da unidade do restaurante Bom Prato em São Bernardo. Será a segunda da região, somando-se à de Santo André. Investir em Educação é investir no futuro. O Grande ABC é a única região do Estado que conta com Etecs, as escolas técnicas estaduais, em todas as suas cidades. São sete Etecs e cinco Fatecs (Faculdades de Tecnologia). Além de investir na maior e melhor rede profissionalizante do Brasil, o governo do Estado expande a oferta de cursos universitários gratuitos com a Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo), a irmã mais nova da USP, Unicamp e Unesp. Essa grande inovação chegou ao Grande ABC com polos de ensino em Diadema, Mauá, Santo André e São Caetano.

Geraldo Alckmin é governador do Estado de São Paulo.

Palavra do leitor

Todos somem
Nas próximas eleições, ao contrário do que vemos na TV, temos que mostrar o Brasil que não queremos. Ou seja, não queremos corruptos, formadores de quadrilha, falta de transportes, de moradia, de ensino público, de Segurança, de atendimento hospitalar etc. Pois, enquanto candidatos, prometem mundos e fundos, o impossível e o inimaginável. Porém, os que não se elegem somem. Já os que são eleitos desaparecem. Por isso, vamos analisar muito bem em quem iremos votar para representar o povo brasileiro com dignidade. Sabemos que é como procurar agulha em palheiro, mas temos que tentar.
Sérgio Antônio Ambrósio
Mauá

Agiu corretamente
Quero parabenizar nosso prefeito Paulo Serra pela correta atitude de cancelar o aumento abusivo do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). Mostrou humildade ao reconhecer o erro, deu exemplo de como um gestor deve agir, ouvindo a população e colocando-se ao lado dela e não contra ela (Política, dia 30). Se não voltasse atrás, com certeza teria muitos problemas de inadimplência, porque seria difícil pagar. Mais uma vez, parabéns. E que o senhor possa servir de exemplo a outros gestores neste País.
Thelma Ribeiro
Santo André

Ideias
Para vereador de São Bernardo e seus 15 mil apoiadores, as 241 mortes em acidentes de trânsito, ocorridas em 2017 (Setecidades, dia 30), causadas por assassinos com licença para matar (CNH), representaram apenas fria estatística. Vão se arvorar contra a ‘indústria da multa’ (Política). Mas quando a morte atingir ente querido, com certeza vão entender que existe, sim, indústria: a da ‘infração de trânsito’ e do desrespeito à vida. Sinceramente espero que nenhum dos ‘nossos representantes’ tenha a brilhante ideia de retirar as placas de trânsito e os semáforos para acabar com a ‘indústria das multas’.
Roberto Canavezzi
São Caetano

Quase igual
Há dias o Rio Sena transbordou, inundando Paris, na França. Que coisa mais sem graça, não se via uma garrafa PET (Polietileno Tereftalato), um saco de lixo ou um sofá velho boiando, apenas água limpa. E o pior, sem o Datena para comentar. Sempre seremos subdesenvolvidos. Essa é a realidade. Nua e crua.
Nelson Mendes
São Bernardo

Gil Vicente
Quando solicito serviços da Prefeitura de Santo André, como, por exemplo, poda de árvore na Rua Gil Vicente, no bairro Silveira, leva quase um ano para solução. Ou mais. Só quando escrevo a este Diário é que há resposta da Prefeitura e solução do problema. Então, em 2017 solicitei vistoria na calçada dessa via, mas aguardo até hoje. Como ficamos?
Eva Armidoro Rafael
Santo André

Ficha Limpa
Mais uma do homem mais honesto do País. Além de não cumprir promessas de acabar com a corrupção (ao contrário, turbinou-a) e consertar o País para elevá-lo ao patamar de primeiro mundo, agora não quer cumprir o que aprovou e sancionou como presidente da República porque foi ‘pego na curva’, como se diz no Interior. A Lei da Ficha Limpa é muito clara quando diz que condenado em segunda instância fica impedido de concorrer a cargos públicos por oito anos e pode ser preso assim que o processo for finalizado, o que está bem próximo. O bom-senso pede para poupar brasileiros de mais estes desgaste e vergonha, querendo resolver as coisas na base do grito e da força. Precisamos de cérebro e não de força para chegarmos ao nível de país civilizado.
Mauri Fontes
Santo André
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.