Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Descarte irregular de lixo impede deslocamento

Presença de sujeira e entulho em espaço do Jd.Sônia Maria é rotina há pelo menos cinco anos

Por Bia Moço
Especial para o Diário
13/12/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


 Lixo, mau cheiro, enchentes e ratos. Essa é a realidade vivenciada pelos moradores da Rua Oscarito, no Jardim Sônia Maria, em Mauá, há pelo menos cinco anos. Na esquina da Rua Kalil Filho é possível ver a zona de descarte irregular que se instalou no local, com sofás, fogões e porções de entulho, o que tem causado transtornos à população. A equipe do Diário esteve no local e ouviu a comunidade do entorno, que reclama do descaso do poder público.

Moradora da Rua Oscarito há 30 anos, Kelly Cristina de Carvalho, 38 anos, relata que já foi pessoalmente três vezes na Ouvidoria de Mauá e registrou protocolos pedindo resolução. “Ninguém faz nada, na ouvidoria mal me dão atenção. Solicitei que fizessem alguma coisa nesse espaço, como uma praça, por exemplo. Mas a justificativa é que precisa de orçamento e, no momento, não tem como.”

Kelly se diz revoltada, tendo em vista que cada vez que chove o acúmulo de lixo causa enchentes. “Demos a sugestão de pelo menos cercarem o espaço, mas a resposta da Prefeitura foi que o fato de jogarem lixo aqui já se tornou um ciclo vicioso e não tem como reverter a situação.”

Além da sujeira, a população aponta a grama alta nas calçadas como problema, o que também tem impedido a passagem dos pedestres. “Não existe calçada aqui. É tanto mato que já escondeu. Temos de passar pelo meio da via mesmo, e, com esse monte de entulho, até pela rua fica difícil passar.”

Para Mariano João Chamini, 59, a quantidade de ratos que passam pelo local é, inclusive, preocupante para a saúde da comunidade. “Tinha mesmo era que cercar esse espaço e colocar guardas aqui. Os caminhões param na madrugada para jogar entulho. Alguém precisa mudar isso.”

A Prefeitura informou que possui cinco ecopontos, nos bairros Feital, Itapeva, Pedroso, Zaíra 2 e Zaíra 4. Nesses locais podem ser depositados recicláveis, entulho em pequena quantidade, móveis, lâmpadas, pilhas, baterias, entre outros. Além disso, é realizada a limpeza constante do local e existe a previsão de futura instalação de um ecoponto no bairro Sônia Maria, atendendo a região. Não foram destacados prazos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.