Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Setecidades
>
São Bernardo
Alunos aprendem Química de forma criativa

Emeb Marly Buissa recebeu kits da iniciativa privada para realização de experimentos científicos

Por Bia Moço
Do Diário do Grande ABC
12/12/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Omar Matsumoto/PMSBC


 Com o objetivo de incentivar o ensino da Química por meio de experiências simples, seguras e divertidas, empresa de São Bernardo doou kits à Emeb (Escola Municipal de Educação Básica) Marly Buissa, no Jardim Nossa Senhora de Fátima. Cada conjunto contemplou a participação de até dez alunos. A ação envolveu seis turmas da unidade, com total de 180 alunos dos 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. A atividade faz parte de um projeto batizado de Kid Lab, programa desenvolvido na Alemanha e que neste ano completa 20 anos.

Os experimentos demandam cerca de 90 minutos para serem realizados – o tempo depende mais do desempenho dos alunos do que dos materiais e reações –, e toda a atividade é apresentada por monitores da fábrica. Três tipos diferentes de reações são apresentados, com nomes criativos e que incentivassem a curiosidade das crianças. O objetivo é atender todos os alunos da unidade, para os quais foram fornecidos 15 kits de vitamina C Campeã – envolveu cerca de 150 crianças, que usaram solução de iodo e amido para investigar o teor de vitamina C de sucos de limão e laranja (produtos industriais e frescos). Os participantes mediram os volumes e aprenderam a usar pipetas e tubos de ensaio, materiais existentes em laboratórios.

O segundo experimento recebeu cinco kits Desafio das frutas e vegetais, que envolveu 50 crianças para comparar o conteúdo de vitamina C de oito variedades de frutas e vegetais, usando tiras de testes para detectar a vitamina C. E, por fim, cinco kits Comida como um arco-íris para envolver em torno de 50 alunos, que prepararam diluições em série com uma variedade de sucos de frutas. O objetivo era detectar os componentes por cor e odor e sua contribuição no cardápio e para a saúde.

Giovanna dos Santos, 11 anos, aluna no 5º ano do Ensino Fundamental, diz ter ficado encantada com o trabalho. “Aprendemos sobre a quantidade que cada alimento tem de vitamina C. Não imaginava que o pimentão tivesse mais vitamina C do que a laranja. As disciplinas que mais gosto são Ciências e Matemática.”

Para Heikon Eustaquio da Silva, 10, também do 5º ano, o mais interessante foi conhecer as variedades de alimentos que possuem vitamina C. “Também aprendemos a importância de comer vegetais com vitamina C, pois nos ajudam a manter a imunidade e a ficar mais fortes. Estudar ciências assim é muito mais legal.”

Animada, Gisele Borges de Souza, 11, aluna do 5º ano, disse que a atividade foi muito interessante. “Aprendemos quais alimentos têm ou não vitamina C. A experiência foi muito divertida, pois pudemos ver com nossos próprios olhos a quantidade de vitamina nos vegetais. As disciplinas que mais gosto são Ciências e Matemática.”

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.