Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Setecidades
>
Segurança Pública
Levantamento mostra os 10 mais procurados na região

Relação feita pela equipe do Diário aponta que sete são acusados pelo crime de homicídio

Yara Ferraz
Do Diário do Grande ABC
10/12/2017 | 08:08
Compartilhar notícia


 Traficantes, acusados de agressões graves e, sobretudo, assassinos. Da lista dos dez criminosos mais procurados no Grande ABC, sete estão envolvidos em homicídios. O levantamento foi feito pelo Diário junto às delegacias seccionais de Diadema e São Bernardo e também levou em consideração a listagem dos mais procurados pela Polícia Civil do Estado, por crimes cometidos na região ou fora. Santo André, responsável também por Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, diz não ter dados desse tipo.


Entre os mais procurados está Aluisio Denis Pires da Silva, 36 anos, de São Caetano, um dos responsáveis pela morte do dentista Wellington Silva, na Zona Norte de São Paulo, em 2016, caso que abalou toda a família e a vizinhança (<leia mais abaixo).

Apesar da listagem, a Polícia Civil deixa claro que não utiliza ranking de procurados, porém, casos citados na reportagem foram destacados pelas delegacias devido a diversos fatos, como a repercussão e o grau de periculosidade dos criminosos. Também há os casos que seguem em sigilo e não podem ter informações reveladas para não atrapalhar o andamento das investigações.

O único preso que cometeu crime na região e consta na listagem do Estado é Sandoval Amadeu Lopes, 29, condenado a 12 anos de prisão por homicídio no Condomínio Maracanã, em Santo André. Ele agiu com o sobrinho Fabiano Lopes da Silva, 20, preso em 2012. O caso aconteceu em março de 2011, em um bar, e vitimou Francisco Antonio de Oliveira, 38, morto a tiros. O motivo, ainda não provado, seria fútil: Oliveira teria mexido com a mulher do procurado.

Em Diadema, os três procurados indicados são acusados de homicídio, com uso de arma de fogo. Conforme o delegado titular do setor de homicídios na cidade, Alexandre Fuchikami, esse tipo de crime é, hoje, maioria. “Esses três casos, em específico, são diferentes. Os homicídios estão esclarecidos, mas estamos atrás dessas pessoas há muito tempo.”

BRIGA DE FAMÍLIA
Rafael Conceição Lau, 24, foi morto em junho deste ano no bairro Serraria, em Diadema, a caminho da pizzaria onde jantaria com a família. O motivo que levou os dois autores a atirarem contra a vítima foi uma briga de família. Outro homicídio aconteceu na Vila Nogueira, também em Diadema, em 2014. João Batista Almeida dos Santos é acusado de matar outro homem. Já em 2016, Tomás dos Santos Nascimento disparou contra Erick Dias Pomponet, 23, em um bar no Jardim Gazuza.

Em São Bernardo, um dos homens mais procurados é José Carlos Alves Pereira, 47. Ele é acusado de espancar uma idosa de 90 anos em julho deste ano. Ele teria se passado por pedreiro para efetuar roubo de quantia que a vítima mantinha guardada em casa, no bairro Alvinópolis.

O caso de homicídio registrado na cidade também aconteceu neste ano. Valmir dos Passos Ribeiro de Jesus, 38, disparou contra a ex-namorada e seu então companheiro, que morreu na hora, em uma lanchonete no Taboão.

A Delegacia Seccional do município também destaca procurados por tráfico de drogas, entre eles, Tiago Guedes Alcoforado, 25. Ele é conhecido pelo apelido de Gigante e integra quadrilha que vendia entorpecentes em toda a Região Metropolitana de São Paulo. O irmão dele, José Carlos Guedes Alcoforado, 28, também é procurado por tráfico. “Diariamente, a Seccional prende de três a quatro condenados”, destacou o delegado seccional Aldo Galiano Júnior.

'A polícia solicita quem tiver qualquer informação sobre os casos citados pode entrar em contato por meio do Disque Denúncia 181. Não é necessário se identificar.

Ainda abalada, família de dentista não comemora mais aniversários

A vida da família do dentista Wellington Silva mudou radicalmente desde agosto do ano passado, quando pichadores espancaram brutalmente tanto ele quanto o pai, Manoel Silva, 77, durante a madrugada. O idoso saiu da residência em busca do grupo, que tinha pichado o muro da casa e já estava em carro em outra rua, quando teve início uma confusão. Wellington saiu em socorro do pai e, agredido a pedradas e pauladas, não resistiu aos ferimentos.


“Nunca mais minha família foi a mesma. Não comemoramos mais o aniversário de ninguém, nem Natal ou Ano-Novo”, afirma o empresário Willian da Silva, 45, irmão da vítima. Os pais, ainda bastante abalados, preferiram não falar com a equipe do Diário.

Segundo ele, toda a família era muito unida e o irmão é lembrado o tempo todo. “Quem ama não esquece. Nós dois tínhamos uma relação muito próxima, éramos muito unidos, o que hoje vejo que é cada vez mais difícil. Muitos filhos esquecem dos pais. Nem sentam à mesa para conversar ou comer algo. Gostaria de pedir a todos que se unam e cuidem mais dos seus pais”, pede ele, bastante emocionado.
Próximo ao local onde funcionava o antigo consultório, muitos pacientes ainda se lembram do dentista, que era conhecido pela bondade e atenção. “Ele era muito atencioso. Lembro que um dia meu filho passou mal de madrugada e, quando ligamos para ele, veio até o consultório fazer o atendimento. Quando não tínhamos dinheiro para pagar, ele também recebia depois”, comenta a dona de casa Maria Antonia Silva, 41.

Para o irmão, o fato de os quatro autores do crime constarem na lista dos mais procurados do Estado não faz diferença. “Os meus pais mantêm a esperança de justiça. Mas fico desiludido, porque se os responsáveis conseguirem um bom advogado, sei que em seis anos já estarão de volta às ruas.”

Questionada sobre o caso, a SSP (Secretaria de Segurança Pública) do Estado afirmou que a Polícia Civil concluiu o inquérito que investigava a morte do dentista em outubro do ano passado e encaminhou o relatório à Justiça. Todos os autores do crime foram identificados. “Os indiciados Adolfo Gabriel de Souza e Marivone Pereira da Silva permanecem presos. Os demais autores tiveram prisão preventiva decretada e seguem foragidos”, informou, em nota.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.