Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Confraternizações de fim de ano
Vanessa Aguiar
Gerente de divisão da Robert Half
05/12/2017 | 07:21
Compartilhar notícia


1 – A equipe da empresa onde trabalho vai fazer uma confraternização de fim de ano. Tenho obrigação de ir?

O funcionário não é obrigado a ir à festa de fim de ano da empresa, mas é importante participar desse momento de descontração. Além de ter a oportunidade de não se preocupar com a rotina de trabalho mesmo estando com a equipe da empresa, os profissionais podem encarar as festividades como oportunidades de serem vistos de uma maneira positiva por colegas e chefias em geral, que muitas vezes são distantes no dia a dia. Nas festas corporativas, os colegas de trabalho e os executivos estão mais acessíveis, criando ótimas oportunidades de estreitar e construir novos relacionamentos, o que pode ser mais produtivo e agradável ao longo do ano. Só tenha sensibilidade para entender o momento e a forma certa de abordar os profissionais com os quais não tem muita intimidade.


2 – Qual é o traje ideal para ir à festa da empresa?

Embora a festa de fim de ano seja para celebrar os resultados conquistados de uma maneira mais informal, os funcionários precisam ter em mente que estarão rodeados de pessoas do trabalho e que devem manter a postura. O ideal é ter bom-senso e, na dúvida, pedir orientação ao RH da empresa sobre combinações que vestir no dia da festa.


3 – O que fazer caso o colega de trabalho faça brincadeiras inapropriadas durante a festa?

Se algum colega de trabalho exagerou no comportamento, o ideal é se afastar para evitar atritos ou situação desconfortável. Se trata-se de alguém próximo a você, a opção é chamar a pessoa para conversar e comentar sobre o comportamento inadequado. Por último e, caso a situação se agrave, o recomendado é sinalizar sobre o comportamento desagradável à equipe de RH da empresa. As festas de fim de ano são o cenário perfeito para encontros mais informais entre os funcionários, mas, claro, sem exageros.


4 – Quais atitudes os funcionários devem evitar nessas ocasiões?

Geralmente, as bebidas alcoólicas são liberadas nas festividades, por isso, é importante beber com moderação. Evite ingerir bebidas alcoólicas demais para não passar vergonha na frente da equipe de trabalho. O ideal é beber socialmente, ou seja, pouco, para manter a capacidade de se relacionar bem com todo mundo e, no dia seguinte, lembrar de tudo o que aconteceu.


5 – Quais as dicas para aproveitar a festa de maneira produtiva?

Aproveite a oportunidade para integrar-se com colegas que não estão no seu círculo de amizade na empresa. Fique atento para não monopolizar o tempo de ninguém, conversas rápidas permitem maior número de contatos e interações e não foque as conversas em assuntos ligados ao dia a dia do trabalho. Não seja negativo. Mantenha conversas positivas e de alto-astral. Ninguém gosta de ouvir reclamações, ainda mais em confraternizações.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.