Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Terça-Feira, 23 de Abril de 2024

Você cumpriu suas metas em 2017?
Do Diário do Grande ABC
27/11/2017 | 11:48
Compartilhar notícia


Artigo

Como não perder os próprios objetivos de vista? Geralmente, as pessoas elaboram lista de desejos, porém, poucos meses depois já não se lembram dessas decisões. É comum ainda estabelecer os mesmos sonhos para o ano seguinte e, novamente, não realizá-los. Especialmente nesta época do ano, é importante refletir sobre os passos que lhe farão cumprir as metas. Pergunte a você mesmo: como tratei os meus objetivos pessoais e profissionais traçados em janeiro ou fevereiro? Cuidei deles e me dediquei? Tornei-me pessoa melhor no percurso?
Ao acordar, o que faz você levantar e enfrentar o mundo com a consciência, os recursos internos e a disposição para cumprir os seus desejos? O que pode lhe ajudar a ter a energia necessária é, justamente, saber que é possível colocar em ação as capacidades e o poder criativo para realizar as metas. O estabelecimento dos objetivos que indica uma direção, uma missão pessoal e um propósito permite ampliar as nossas perspectivas.
Para isso, é necessário ativar alguns recursos internos e estratégias para manter o foco – como saber o que lhe dá força para continuar em direção à autorrealização – e, para isso, estabelecer objetivos estimulantes. Cultive o otimismo que caminha de mãos dadas com a iniciativa e a ousadia.
Esses fatores são decisivos para abrir o caminho ao alcance dos seus desejos. Até os mais otimistas, em alguns momentos, sentem-se desmotivados pelas circunstâncias adversas. A diferença é que eles são capazes de entendê-las, buscar o apoio e encontrar maneiras de reativar suas energias. Além disso, não desistem dos seus sonhos por conta de uma dificuldade, ajustam a rota sempre que necessário para chegar ao alvo.
Para que possa enxergar a concretização dos seus objetivos, compartilhe-os com outras pessoas do seu convívio ou com grupo de trabalho. É fundamental também desenvolver consciência emocional. Saiba prestar atenção nas emoções que suscitam as suas metas, organize e crie plano de ação. Estar aberto, ter flexibilidade para aceitar as mudanças que ocorrem no contexto, educar a mente e treinar reflexão vencedora são fatores que fortalecem a determinação.
Sempre há tempo para antecipar o futuro e redirecionar os nossos objetivos, recriar as metas e reorganizar os alvos. Ter objetivos nos estimula a crescer e ir além de onde nos encontramos ajuda a construir melhor autoimagem, autoestima e autoconfiança sólidas. Ter objetivos ajuda a ter vida mais gratificante e realizada.

Eduardo Shinyashiki é presidente do Instituto Eduardo Shinyashiki, mestre em neuropsicologia, liderança educadora e especialista em desenvolvimento das competências de liderança organizacional e pessoal.

Palavra do leitor

Fraudes bancárias
Faço parte dos 31% do aumento de fraudes bancárias, conforme publicou este Diário (Economia, ontem). Entre os dias 15 e 18 de agosto, foram efetivadas em minha conta, no Santander Select, agência de Santo André, várias transferências fraudulentas, num total beirando R$ 16 mil. Somente uma delas foi realmente efetivada, no valor de R$ 4.499,90. As outras não o foram, por falta de dados. Todas, num horário bem suspeito, após as 20h. O banco já decidiu não me ressarcir esse valor, por motivo de eu haver contribuído para o fato. Só me resta pleitear na Justiça!
José Bueno Lima
Santo André

Rua Victor Meirelles
Chegamos à Lua. Gostaria de saber como um prefeito vai administrar uma cidade se não consegue atender as reclamações dos moradores de uma rua intransitável, onde os ônibus quase sobem nas calçadas para desviarem dos buracos. Uma rua de 200 metros e com os mesmo número de buracos. Na hora de pedirem votos souberam vir à mesma rua para fazerem reuniões. Fotos não tapam buracos!
João Luiz
Santo André

Polícia Federal
A Polícia Federal vem realizando várias operações em quase todos os Estados do País, levando para trás das grades escroques da política e empresários corruptos. Independentemente de quem seja o diretor-geral, ser indicado pelo pseudo presidente Temer, essa instituição é maior que os egos de qualquer político. Esperamos que, em breve, essas ações venham para o Estado de São Paulo e façam uma operação denominada Santo do Pau Oco. Chega de blindagem nessa escória política do maior e rico Estado da federação. Brasil, desordem e retrocesso.
Ailton Gomes
Ribeirão Pires

Foro privilegiado – 1
Suprema gaveta? Segundo o noticiário, o ministro Dias Toffoli pede vista e adia a decisão do Supremo Tribunal Federal sobre restrição ao foro privilegiado de parlamentares. Ora, estava na cara que isso iria acontecer. É preciso fazer de tudo para que outros ‘companheiros’ não corram nenhum risco de ir parar atrás das grades.
Luís Fernando Amaral
Laguna (SC)

Foro privilegiado – 2
O ministro Gilmar Mendes disse que os tribunais não “são fábricas de linguiça” que têm de operar com base em critérios de produtividade. Como explicar processos parados há tantos anos esperando a prescrição? Os ministros deveriam parar de encher linguiça e dar celeridade aos processos. Somente esse comentário de Gilmar Mendes sinaliza que vamos deixar para 2018 questão tão complexa como é a do foro. É preciso garantir o foro àqueles que praticaram crimes, mas o colarinho é branco.
Izabel Avallone
Capital

Foro privilegiado – 3
Não dá para acreditar que entre 513 deputados e 81 senadores nenhum ficou sabendo do que aconteceu durante ‘visita’ do ministro do Supremo Tribunal Federal Dias Toffoli ao presidente Michel Temer no Palácio do Jaburu antes de mais um capítulo da novela do foro privilegiado. Depois de o ministro Alexandre Moraes já ter ficado com o processo na gaveta desde 6 de janeiro e Dias Toffoli interromper o julgamento fazendo mais um pedido de vista do mesmo processo já definido pela maioria dos ministros, o povo na rua não cansa de dizer que não dá para conviver mais com os poderes da República atual.
Leônidas Marques
Volta Redonda (RJ)

Veículos abandonados
Por volta de 45 dias atrás, liguei para a Prefeitura de Santo André (protocolo 3012820177). Nesse contato informei sobre dois veículos abandonados próximo à minha residência, veículos estes que estão servindo de abrigo para ratos, baratas e insetos em geral, além de criadouro de mosquitos. Além disso, servem de abrigo para usuários de droga e esconderijo para prática de atos obscenos. Dito isto, entendo a profunda ligação e responsabilidade da Prefeitura de Santo André na solução deste caso, a qual, até o momento, foi omissa na solução. Desde então, não houve a sua manifestação. Quanto ao dever da prefeitura de combater pragas, procriação de mosquitos (questão de Saúde) e tomar providencias quanto a um local que está sendo usado por usuários de entorpecentes e prática de atos obscenos (Segurança), dispensa comentários!
Bruno Oliveira
Santo André

Previdência
Estados e municípios “gastam mais com a Previdência superando dívida pública”, diz estudo. Enquanto a Previdência pública não seguir as mesmas regras da privada o País continuará derrapando. Governos tratam o servidor como ser ungido de poderes muito acima do brasileiro comum. Aposentando-se mais cedo, recebendo salário integral, quando o resto do País segue regras rígidas. Na iniciativa privada o contribuinte paga de um a dez salários mínimos ‘reais’ e, quando se aposenta, recebe 50% pelo ‘salário referência’. Isso é, ele paga o dobro do que vai receber quando aposentado, fora a contribuição empresarial. É muito dinheiro para que a conta não feche. Isso mostra má administração e privilégios. Deputados e senadores, que quando retornam aos seus redutos eleitorais precisam se pavonear de ‘defensores dos pobres e oprimidos’, jamais aprovarão reforma nenhuma. Em 2018 os brasileiros precisam rever sua preferência. País desenvolvido e igualitário ou País que paga com suor por privilegiados?
Beatriz Campos
Capital 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.