Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

Osteoartrite: 15 milhões de vítimas
Do Diário do Grande ABC
03/11/2017 | 10:39
Compartilhar notícia


Artigo

A OA (osteoartrite), também conhecida como artrose, é a doença articular degenerativa e inflamatória, ainda sem cura, que acomete especialmente as articulações do joelho, quadril, coluna e mãos. Os números dessa doença impressionam: são 15 milhões de brasileiros que sofrem dessa patologia, segundo o Ministério da Saúde. A doença pode ter diferentes causas: pós-traumática, idade, questões genéticas, excesso de peso e obesidade. Os idosos são a faixa etária mais atingida pela doença, mas o que estamos acompanhando é crescimento considerável de jovens diagnosticados com OA.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a osteoartrite está na quarta posição do ranking de patologias responsáveis pela perda da qualidade de vida. A pessoa que tem artrite sofre com muitas dores, rigidez e travamento das articulações, o que leva à redução da mobilidade.

Existem diversas opções que podem ajudar para que o paciente tenha vida confortável. Nos casos mais graves, próteses de joelhos e quadris são opção de tratamento.

O ideal é tratar os sintomas da forma menos invasiva possível. Para isso, grande aliado é o peptídeo de colágeno. É muito interessante pensar que um nutracêutico pode ter influência na saúde de várias estruturas de nosso corpo, como a pele, músculos, ossos e articulações, sendo alternativa no combate aos sintomas da osteoartrite.

A utilização dos peptídeos de colágeno no combate aos sintomas da osteoartrite foi abordada em estudo apresentado no Oarsi (Congresso Mundial de Osteoartrite), nos Estados Unidos, mostrando resultado positivo pelo efeito condroprotetor da cartilagem quando de seu uso. Além disso, ele tem efeito antiinflamatório e analgésico prolongado, reduzindo as dores articulares e devolvendo a qualidade de vida aos pacientes.

A suplementação com minerais quelatos e vitamina E, ambos antioxidantes, também tem se mostrado muito importantes para esses pacientes, visto que uma das causas/consequências da OA pode ser o estresse oxidativo, quando o organismo não produz a quantidade de antioxidantes necessária para combater os radicais livres.

O zinco, que era muito utilizado em medicação para OA, mostrou em estudos recentes que degrada as fibras de colágeno da matriz cartilaginosa, sendo, portanto, mais prejudicial do que benéfico, devendo ser evitado. Os pacientes com osteoartrite precisam buscar alternativas, junto ao médico, de tratamentos que permitam a eles levar vida normal com menos dores.

Pérola Grinberg Plapler é médica fisiatra e diretora da divisão de medicina física do IOT-HC-FMUSP (Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo).

Palavra do leitor

O maior
Segundo o MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto), o Estado de São Paulo possui o maior deficit habitacional do País, principalmente na Região Metropolitana (Política, ontem). Vale dizer, então, que é maior que o da Bahia, Pernambuco, Ceará etc. Deduzo que o mesmo também deve acontecer com creches, hospitais, escolas, presídios e outras coisinhas mais.
Nelson Mendes
São Bernardo

Os verdadeiros
Gosto de Letícia Sabatella como atriz, e ela possui algumas outras virtudes, mas rotular os invasores de área particular em São Bernardo de ‘exemplos, mestres e guerreiros’ (Setecidades, dia 31) é inversão de valores e tapa na cara das pessoas corretas e batalhadoras que lutam pelo seu crescimento, bem-estar e por País melhor para se viver. Os verdadeiros exemplos, mestres e guerreiros, são aqueles que levantam cedo, trabalham, sustentan suas famílias, estudam e dão duro danado para conseguir lugar ao sol. Hoje, muitos só falam em direitos, principalmente líderes ‘meia boca’ como Guilherme Boulos. Deveres? Mal conhecem o significado dessa palavra. Pessoa pública precisa pensar bem antes de se manifestar sobre algo. Acredito que tenha sido só grande escorregada da bela mesmo, a menos que tenha isso como princípio. Aí é mais complicado, não é, dona Letícia?
Mauri Fontes
Santo André

Os culpados
Corretas são as pesquisas que mostram eleitorado que prefere Bolsonaro como o melhor candidato a presidente nas eleições de 2018. Esse percentual de eleitores é o mesmo que vive a culpar a democracia por todos os males, clama pela volta da ditadura militar, vive a acusar indistintamente todos os políticos; sem sequer perceber que o único culpado pelo mau uso da democracia é o próprio eleitor, que, ao preferir ditadura, transfere covardemente seus direitos políticos a outros, assim como renuncia a somar suas ideias no sentido de fortalecer nossa Nação. Há necessidade do aparecimento de estadista que pense no futuro da Nação e não demagogo que pense apenas na próxima eleição. Alguém que pacifique este País, dividido por partido que semeou e continua a semear o ódio entre as classes sociais. Nada contra a pessoa de Bolsonaro, mas, com certeza, seu perfil não é de pacifista e sim de polêmico e extremista, e disso é o que de menos o Brasil necessita.
Ruben J. Moreira
São Caetano

A máfia
O que aconteceu comigo é absurdo! Quando recebi notificação de que minha CNH estava cassada, estranhei demais, pois não havia recebido nada dos Correios. Procurei amigos, três despachantes e todos disseram: ‘Você já perdeu. Todos os recursos são indeferidos sem qualquer satisfação’. Juntei toda a documentação comprobatória de que não havia sido eu ou minha mulher, o que estava muito claro nos extratos. Na Rede Fácil, a atendente viu meu protocolo, tirou um papel em uma máquina e lá estava (difícil de crer) ‘indeferido’, sem qualquer explicação. Mesmo que eu estivesse certo, provasse isso, o recurso seria indeferido. Como pode multa de maio só ser emitida eu outubro? Simplesmente porque eu não poderia mais recorrer. E essa multa cassa minha CNH. Por que não fechar a Jari? Por que recurso à Cetran se também já sabemos o resultado? O que tem que fazer é não permitir que órgãos de trânsito julguem recursos de trânsito. Claramente há conflito de interesse. Substituíram a brutal queda na arrecadação no ISS pelas multas de trânsito. Orlando Morando cortou todos os canais de contato com ele.
Aguinaldo Parreira
São Bernardo

O cidadão Bolsonaro – 1
Sugiro ao ilustre vereador Sargento Lobo estender a concessão de título de cidadão andreense também a Michel Temer, Sérgio Cabral, Gilmar Mendes, Aécio Neves, Geddel Vieira Lima, Eduardo Cunha, Irmãos Batista e outros, pelos relevantes serviços prestados à Nação brasileira (Política, dia 1º). Sugiro também à Câmara Municipal de Santo André a aquisição de caixas de blocos de papel canson, ou similar, para a confecção dos títulos, pois a lista é imensa.
Manoel Henrique A. Silva
Santo André

O cidadão Bolsonaro – 2
Vereador Sargento Lobo, de Santo André, o senhor tem certeza de que faz ideia de quais são as atribuições de um parlamentar? Fora essa brilhante ideia de título a Bolsonaro qual outro projeto relevante seu?
Elaide Pereira
Santo André

A Caetano
O cantor Caetano Veloso deu sua opinião em apoio à ocupação ilegal no bairro Assunção, em São Bernardo. ‘Isso aqui já está há 40 anos sem função social’, disse ele. Errado, Caetano! Qualquer terreno que não tenha área construída ou edificação paga o chamado Imposto Territorial Urbano, que é mais caro que o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). Essa diferença de valores ocorre justamente para incentivar o proprietário a construir algo no local e pagar menos imposto. Mas se não quiser, paga mais caro por isso. E esse tributo serve justamente para arcar com despesas sociais. Ou seja, o terreno cumpre a função social estabelecida por lei! Espero que o Executivo tome as providências necessárias para resolver a situação, inclusive com ação de reintegração de posse, a exemplo do que fez a MZM. Está marcada para dezembro reunião que definirá como será dada a reintegração de posse, já sentenciada pela Justiça, que deve ocorrer apenas em 2018. Até lá, o movimento invasor vai ganhando corpo, com apoio de artistas mal informados.
Admir Ferro
Presidente do PTB de São Bernardo 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.