Palavra do Leitor Titulo Artigo
O papel social na educação alimentar

Em um período de 50 anos, o brasileiro passou a consumir 1.077 calorias a mais por dia, em média

Do Diário do Grande ABC
03/08/2015 | 08:30
Compartilhar notícia


Artigo

Em um período de 50 anos, o brasileiro passou a consumir 1.077 calorias a mais por dia, em média. Estudo divulgado pela revista National Geographic mostra que o brasileiro de 1961 consumia diariamente 2.209 calorias, sendo 24% de oriundos de açúcar e gordura. Em 2011, esse número subiu para 3.286 calorias e 28% de açúcar e gordura. Estas cifras preocupam, e deveriam colocar a alimentação – e a educação para a alimentação – como prioridade em qualquer programa de saúde pública. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), em 2014 a obesidade foi a terceira maior responsável pelos gastos com saúde no mundo, à frente do alcoolismo e atrás somente do tabagismo e da violência. O valor da conta da obesidade é de US$ 2 trilhões, e milhares de vidas.

Se os programas de saúde pública não fazem o suficiente para educar a população, e especialmente as crianças, a respeito da importância da alimentação balanceada, as empresas podem ajudar e assumir este papel. Algumas delas, por exemplo, estão fazendo isso com o uso de brindes educativos, oferecendo um cardápio infantil 100% balanceado, campanhas de TV que incentivam as crianças a ingerir comida saudável, mostrando, de maneira lúdica, que isso pode ser divertido, adotando estratégias de marketing parecidas com as que outras companhias usam para convencer as crianças a comer produtos menos saudáveis.

Mas é claro que as ações relacionadas ao público infantil precisam ir além da campanha, com uma estratégia completa que abrange todos os pilares das companhias. Promover a alimentação balanceada em parceria com outras instituições que também são focadas nesse público, tanto na questão da alimentação saudável, quanto na educação; escolher datas para sempre lembrar os pais e as crianças da importância de uma alimentação balanceada. São apenas alguns exemplos.

Um estudo recente apontou que mais de 50% da população brasileira está obesa. Os referenciais saudáveis da comida que o brasileiro comia em casa começam a diminuir na medida em que a alimentação fora do lar cresce. Não é à toa que o chefe britânico Jamie Oliver declarou guerra aberta às grandes redes de fast food, que no resto do mundo estão tão associadas à junk food.

Não é necessário entrar nessa guerra, mas criar uma realidade paralela; um cardápio infantil que entrega nutrição, diversão e educação, incentivando uma alimentação mais nutritiva e bem brasileira. E, é claro, que a combinação que nos enche de orgulho não pode ficar fora dessa: o arroz com feijão.
 
Ricardo Guerra é diretor de Marketing do Giraffas.

Palavra do leitor

Aposentados
Dilma vetou a extensão do índice de aumento do salário mínimo aos aposentados, sob alegação de inconstitucionalidade. Os aposentados estão sendo literalmente empurrados para a cova, pois seus benefícios têm sido reduzidos de forma drástica a ponto de não terem condições de arcar, sequer, com as despesas de alimentação e remédios, sem falar dos outros direitos preconizados no Estatuto do Idoso. Não estaria a presidente violando o artigo 4º do Estatuto por negligência, discriminação, violência, crueldade e opressão contra os aposentados, na sua maioria idosos? Com a palavra, a Secretaria dos Direitos Humanos!
Aparecida Dileide Gaziolla
São Caetano

Chefão
Me perdoem as pessoas que aparecem na foto em volta do ‘cumpanheiro’. Será que vocês não pagam impostos, contas de energia elétrica e água, entre outras? Estão todas felizes ao redor do maior traidor dos trabalhadores desse País, que comprou votos com bolsas diversas e ainda, de quebra, colocou na presidência uma incompetente? Gente, ele não é mais o ‘cara’ e sim o poderoso chefão.
Breno Reginaldo Silva
Santo André

Criatura
Quando indicou Dilma como sua substituta, Lula estava certo de que poderia manipulá-la. Mas sua criatura escapou do controle e aqui estamos nós, hoje, enterrados na pior crise em décadas. A este senhor, 13 anos atrás, foi entregue com toda a consideração, uma economia organizada, preparada para fazer o Brasil progredir, avançar como nunca antes na história deste País. Mas não! Lula desperdiçou tudo, com Dilma e o PT fazendo uma esbórnia, se lambuzando numa corrupção sem precedentes. Torraram nosso dinheiro, corromperam nossas instituições, destruíram nossa Petrobras, agiram como tsunamis detonando tudo o que encontraram pela frente. Agora atribuem a culpa a tudo e a todos. Abusaram do marketing para passar a ideia de que eram os bonzinhos que acabariam de vez com a pobreza e, com isso, formaram uma legião de votos de cabresto e conseguiram permanecer no poder. Aí está Dilma, perdida, falando frases desconexas, sem autocrítica, despejando suas baboseiras como se fossem pérolas de sabedoria, saudando a mandioca. Não tem jeito. É difícil de entender que com ela no poder o Brasil vai se deteriorar mais e mais e que não há Levy que dê jeito já que a crise é política muito mais do que econômica?
Eliana França Leme
Capital

500 anos
Lula, com toda a sua ignorância e arrogância, disse que todos os governos brasileiros nos 500 anos passados não fizeram nada para o Brasil. Cheguei à conclusão que o Lula/PT tem razão. Eles, petistas, em 12 anos roubaram mais que todos os outros desde a descoberta do Brasil.
Benone Augusto de Paiva
Capital

Recicláveis
Embora a maior preocupação dos brasileiros no momento seja a crise política e econômica que atinge o País, não dá para deixar de lado a importância do lixo reciclado (papeis, garrafas PET, metais... ) para o meio ambiente, e também para a ajuda aos nossos conterrâneos mais simples a sobreviverem desse trabalho. Por exemplo, aqui no meu bairro o caminhão coletor do lixo reciclável passa às segundas- feiras pela manhã. Porém, nos dias restantes da semana, a maioria dos moradores não separa o lixo orgânico do reciclável, ou seja, está faltando disciplina no recolhimento do lixo. Há necessidade de maior divulgação, mostrando a importância dessa atitude para o meio ambiente.
Edgard Gobbi
Campinas (SP)

Governadores
A presidente Dilma fez uma reunião com os governadores. Que sentem as consequências da falta de verbas e mandam um recado para os congressistas no sentido de não cometerem asneiras nos encaminhamentos de questões ligadas às áreas das finanças públicas. Eles mostraram que o Brasil precisa mesmo é de debate e diálogo transparente para solucionar a crise na economia. E que as divergências partidárias não impedem o debate.
Uriel Villas Boas
Santos (SP)

Advogada ameaçada
É grave esta denúncia que faz a criminalista Beatriz Catta Preta, de que está sendo ameaçada, mesmo que veladamente, por políticos envolvidos na Operação Lava Jato. Incluindo também os que dirigem a CPI da Petrobras, já que para intimidá-la esses deputados ligados principalmente ao presidente da Câmara, Eduardo Cunha, mesmo sem nenhum motivo a convocaram para depor! Aliás, uma desonra para OAB. Esse fato, que também afronta as nossas instituições, não pode passar em branco! Já que Beatriz, em consequência desses tristes fatos, abandonou a defesa de seus clientes e também da sua vitoriosa carreira profissional por medo de represálias contra seus filhos. E o tiro destas ameaças pode sair pela culatra, e atingir na realidade a gangue de deputados que a ameaçam! Já que a opinião pública brasileira, no curso da Lava Jato, também passou a admirar a conduta firme de Beatriz, pela sua competência, e principalmente de ter convencido seus clientes aceitar os benefícios da delação premiada e colaborar com as investigações contra essa quadrilha montada na era petista na Petrobras, e em outras estatais. E que, graças a estas delações, e determinação da PF, MPF, e da Justiça Federal, o Brasil hoje toma conhecimento de quem são os vigaristas.
Paulo Panossian
São Carlos (SP) 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;