Memória Titulo Memória
Caetano Di Thiene, uma biografia
Ademir Medici
17/01/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


Faz tempo, adquiri um livro em sebo intitulado “O Caçador de Almas”, escrito pelo padre Francisco Alves, e editado em 1951. 

A obra retrata a vida do santo Caetano de uma forma bem completa, em 134 páginas. Penso serem raros os seus exemplares.

São Caetano deu origem ao nome da nossa cidade e à paróquia do bairro Fundação.

Quero compartilhar este achado com os leitores de Memória.

Jonas Taucci

O exemplar do livro descoberto por Jonas Taucci enriquece a bibliografia do padroeiro da cidade de São Caetano. E é sempre um alento receber notícias como esta. No presente caso, a notícia enriquece a informação de que “Santos do Dia” é uma das seções mais lidas em Memória.

O autor de “O Caçador de Almas: São Caetano Thiene”, padre Francisco Alves, apresenta-se como redentorista. O livro, de Edições Paulinas, foi impresso na Pia Sociedade de São Paulo com a data de 10 de novembro de 1951, da festa de Santo André Avelino.

O jornalista Glenir Santarnecchi é autor do livro “São Caetano Di Thiene, o Santo que deu nome à cidade” (All Print Editora, 2010). E ficará feliz em saber deste novo-antigo livro apresentado por Jonas Taucci.

Glenir prossegue nas suas pesquisas sobre São Caetano. Tanto que está presente na edição 15 da revista “Tamises”, da Academia de Letras da Grande São Paulo, com o artigo “Os autores do presépio”, em que apresenta Caetano Di Thiene como “o outro autor do presépio”.

Francisco de Assis é o autor inicial de um presépio, com as figuras de Jesus, Maria e Menino Jesus. Em 1726, Antonio Rambaldo editou, em Veneza, o livro “Vita di San Gaetano Thiene”. Segundo o autor, São Caetano fez o primeiro presépio moderno, do jeito que é atualmente, inclusive com a introdução dos três Reis Magos.

Todos os santos (*)

A Igreja de Jesus Cristo é rica em santos. Além dos santos e servos de Deus, que, em todos os séculos, são elevados às honras dos altares, inúmeros há que permanecerão ocultos e desconhecidos da maior parte da humanidade.

Tanto é assim que a Igreja, reunindo-os todos numa única solenidade – a da festa de Todos os Santos – presta-lhes soleníssima homenagem.

Há também os santos que, muito populares em séculos passados, vão cedendo lugar a outros mais recentes, que atraem a atenção e despertam a confiança e devoção dos fieis, não obstante esta crescente devoção aos santos dos últimos tempos, muitos de eras mais remotas, continua a merecer culto e devoção particulares.

São Caetano, chamado com razão o “Santo da Providência”, é um desses heróis antigos (1480-1547), que até hoje vem recebendo um culto especial. Ele é muito conhecido e cultuado na Itália, sua pátria, e em vários outros países.

(*) Do prefácio do livro descoberto por Jonas Taucci

Patrimônio histórico

Convite público 

O Instituto do Patrimônio do ABC, por meio do seu presidente, Adalberto Dias Almeida, convida para a reunião geral a ser realizada amanhã (quinta-feira, dia 18), às 19h. Local: Sociedade Cultural Brasilitalia. Endereço: Rua Dr. Baeta Neves, 232, perto do Shopping Metrópole.

O Instituto luta há anos para a conscientização sobre a importância do estudo e preservação dos bens histórico-culturais do Grande ABC, mesmo que seu nome oficial cite apenas ABC.

Adalberto pretende convidar gente nova a participar, daí marcar o encontro para o período noturno. Pesquisadores em geral, estudantes, público que participou do 14º Congresso de História do Grande ABC, todos serão bem recebidos.

Diário há 30 anos

Domingo, 17 de janeiro de 1988 – ano 30, edição 6652

MANCHETE – Ulysses Guimarães, presidente da Constituinte, discorda do presidente José Sarney sobre os cinco anos de mandato do presidente da República.

Após dez anos de pedidos dos sambistas, escolas e blocos, e após dez anos de constantes promessas por parte das autoridades, a Prefeitura de Santo André anuncia que o Carnaval de Rua terá arquibancadas para o público durante os desfiles da Avenida Dom Pedro II.

Em 17 de janeiro de...

1918 – O industrial Ermelino Matarazzo, de São Paulo, formaliza a doação de um terreno, na Estação do Pilar, para a construção de uma igreja sob a invocação de Nossa Senhora da Conceição.

NOTA – Pilar foi o nome anterior da cidade de Mauá, cuja padroeira é justamente a Imaculada Conceição.

A guerra. Do noticiário do Estadão: no Brasil, mobilização das unidades do Exército.


1933 – Fundado o Sindicato dos Marceneiros, Carpinteiros e classes anexas de São Bernardo, o primeiro do Grande ABC a ser reconhecido pelo governo Vargas, hoje Sindicato da Construção Civil.

1958  –  Toma posse a nova mesa legislativa da Câmara de São Bernardo, sob a presidência de Laerte Francisco Pinchiari.

Hoje

Dia dos Tribunais de Contas do Brasil


Santos do Dia

Sulpício

Antão ou Antonio do Deserto que faleceu no Egito em 356

Leonila

Mariano 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;