Palavra do Leitor Titulo Artigo
Contas com o Leão: cada vez mais digital
Do Diário do Grande ABC
05/03/2017 | 09:57
Compartilhar notícia


Artigo

Chegou a temporada de acerto de contas com o Leão. E, para facilitar a vida do contribuinte na hora da entrega da declaração do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física), existem alguns programas, aplicativos e tecnologias que ajudam no preenchimento dos dados. A RFB (Receita Federal do Brasil) disponibiliza programas auxiliares para download, como o Carnê Leão, para contribuintes que recebem rendimentos pagos por pessoas físicas ou vindos do Exterior; e Ganho de Capital, para apuração do Imposto de Renda sobre ganhos de capital da pessoa física. No fim do mês passado deveria estar acessível também o Programa Gerador da Declaração do IRPF e, dia 2, primeiro dia da entrega, a declaração pré-preenchida – esse somente para aqueles que possuem certificado digital ICP-Brasil de pessoa física, também chamado de CPF Digital.

A declaração pré-preenchida é disponibilizada pela Receita há alguns anos e a adesão cresce significativamente a cada temporada de Imposto de Renda, por conta dos benefícios proporcionados: comodidade e minimização da possibilidade de erros, já que os dados vinculados ao CPF são transmitidos automaticamente. O contribuinte precisa apenas verificar se as informações estão corretas e se é preciso acrescentar algum dado. Ótima alternativa para se distanciar da malha fina.

E as vantagens do uso do certificado digital no Imposto de Renda vão além. Com ele, é possível verificar informações sobre as fontes pagadoras; obter a declaração do ano anterior; regularizar no mesmo dia a situação com a RFB caso caia na malha fina; eliminar divergências das informações declaradas com as fontes pagadoras; acompanhar todo o processo da declaração, possibilitando correções em tempo real (sem burocracia); obter cópias das suas declarações; e retificar pagamentos, além de imprimir comprovantes.

Vale lembrar que o certificado digital precisa estar válido para desfrutar desta aplicação, ou seja, precisa estar dentro da validade. Como ainda é início da temporada vale checar a data de expiração. A renovação, em alguns casos, pode ser feita on-line, rapidamente. Quem ainda não tem, deve adquirir o certificado de uma AC (Autoridade Certificadora) credenciada pela ICP-Brasil. Basta solicitá-lo pelo site da respectiva AC, escolher pelo e-CPF e optar pelo melhor formato: armazenado no computador, na mídia (cartão ou token) ou em dispositivo móvel, também chamado mobileID (celular ou tablet).

A entrega da declaração do IR é fato. Agora, basta você, contribuinte, escolher a melhor maneira de enviá-la. A tecnologia está ao seu dispor.

Julio Cosentino é vice-presidente da empresa Certisign e presidente da ANCD (Associação Nacional de Certificação Digital).

Palavra do leitor

Sempre ela
Será que antes do Natal a AES Eletropaulo consegue trocar lâmpada queimada na Travessa Cervantes, na Vila Silvestre, em Santo André? A via está às escuras desde 12 de dezembro, quando, após chuva acompanhada de forte vento, houve explosão em um dos postes. Foram várias as reclamações, mas nada. Até pedidos de ressarcimento por eletrodomésticos queimados devido ao problema no poste, mas a empresa nega, alegando que não ‘houve ocorrência’. Está lá a prova, basta comparecer ao local. Impressionante a incompetência! A empresa age como quer e ninguém faz nada para fazê-la ao menos atender com decência.
Elaide Pereira
Santo André

Motociclistas
Em reportagem neste Diário (Setecidades, dia 21) sobre mortes de motociclistas no trânsito, apenas em um dos itens indicados pelos especialistas há consenso da sociedade, ou seja, a falta de maior fiscalização, mesmo porque, eu, em mais de 50 anos que dirijo jamais pude observar, uma só vez, a aplicação de multa em motociclistas que trafegam nas ‘canaletas’ e em alta velocidade. E mais, a faixa exclusiva para motociclistas e ciclistas nos faróis – e a própria afirmação de que eles ali podem chegar – é a ‘canaleta’. Para arrematar, a conclusão de que a maior Educação para os infratores do trânsito é mexer em seus bolsos, com aplicação de multa e demais penalidades na somatória de pontos na carteira nacional de habilitação.
Reinaldo Toledo
Santo André

Diferenciados
Especialistas que disseram que os militares são diferenciados (Economia, dia 1º), pois após o término do labor vão para a reserva. Esqueceram de dizer que a categoria se aposenta com valores percebidos integrais da patente. O argumento utilizado, de que os mesmos podem voltar se forem solicitados pelas forças militares, não tem cabimento. Quantos voltaram da reserva para a ativa? E o argumento não procede, pois na iniciativa privada o aposentado não pode ir para a reserva, senão passará fome. De imediato tem que voltar ao mercado de trabalho. Ou o desgoverno Temer tem a coragem suficiente para cobrar quem realmente deve aos cofres da Previdência ou para de inventar moda. Está demorando a Operação Pré Videre acontecer no Brasil, pois, pau que bate em Chico, bate em Francisco. Brasil, País de poucos.
Ailton Gomes
Ribeirão Pires

Acabou sim. A água
O prefeito de Santo André anunciou recentemente que havia acabado o problema de falta de água na cidade, inclusive usando redes sociais. Pois bem. No Jardim Santo André todos os dias o abastecimento está irregular, faltando água na maioria do tempo. E não é caso isolado, pois isso já dura desde o começo do ano.
Nilton da Silva Lima
Santo André

Mais fácil
Com a recusa das prefeituras do Grande ABC em realizar os desfiles de Carnaval é tempo de se pensar em formar uma única escola na região e participar do festejo em São Paulo. Chega de mendigar. As administrações da região foram ótimas para acabar com a festa popular, acessível aos menos favorecidos financeiramente, com discursos mentirosos de falta de verba, mas, claro, ‘esqueceram’ de cortar gastos em outras áreas que poderiam causar alguma ‘chiadeira’. Também não houve o corte de secretarias como prometido em campanha. Não basta estacionar carro no Paço. É benefício para quem? Tirar do povo é mais fácil, ninguém reclama. Classe política cada vez menos preocupada com a população.
Carla Dominique
Rio Grande da Serra 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;