Memória Titulo MEMÓRIA
Cidade quinhentista? Cidade nova...
Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
01/10/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


São Bernardo celebrou em agosto 464 anos de história, uma data que nos transporta ao tempo do alcaide-mor João Ramalho. Uma data importante, o 1553, mas, na verdade, São Bernardo é uma cidade jovem.

Existem marcas como a Represa Billings, a igreja matriz (hoje basílica), o Paço, os loteamentos – os que ficam no Centro e os da periferia e mesmo em áreas de proteção ambiental.

Entre os loteamentos está o Jardim do Mar, que todos conhecem graças à Cidade da Criança, aos estúdios da Vera Cruz, à igreja do Frei Sebastião – que hoje já não é do Frei Sebastião.

E todas essas marcas – a represa, a matriz, o Paço, os loteamentos – e outras tantas nada têm a ver com o quinhentismo. Daí a jovialidade são-bernardense.

Este foi o gancho a nos embalar na entrevista gravada no DGABC TV com os irmãos Sarti – Teófilo, o Teo, e Marcelo. E durante a gravação eles nos repassaram tantas fotos e deram tantas informações, que a criação da ‘Semana Irmãos Sarti’ surgiu espontaneamente.

Hoje, o início, com o belo logotipo produzido pelo infografista Agostinho Fratini.

E aqui estão os irmãos Sarti, filhos de Constante e Gilda, nascidos na Capital e criados em São Bernardo, nos bons tempos da Vera Cruz e percorrendo as ruas elegantes do Jardim do Mar, que o bom Constante Sarti ajudou a abrir.

Confiram no DGABC TV (www.dgabc.com.br) e no Facebook do Marcelo Sarti (Sarti Marcelo).

A FOTO

Os irmãos Sarti descem a Lucas Nogueira Garcez de bicicleta. A via acabara de receber a primeira camada de asfalto.

O governador Lucas Nogueira Garcez esteve presente à inauguração da via que leva o seu nome. Foi no primeiro feriado de 20 de agosto celebrado por São Bernardo, em 1953.

A inauguração foi filmada e fotografada por Beltran Asêncio, o fotógrafo da cidade, grande amigo de Constante Sarti e de seus filhos. Os registros da inauguração mostram a presença de dois adversários políticos, o prefeito Lauro Gomes e a deputada estadual Tereza Delta.

Passariam quase 40 anos até que a ‘Lucas’ ganhasse um trecho importante do sistema trólebus. Defronte à Vera Cruz.

AMANHÃ

Máquinas rasgam as terras são-bernardenses: o que será feito por aqui?


Municípios Brasileiros

Celebram seus aniversários em 1º de outubro:

Na Paraíba, Brejo da Cruz

Em Goiás, Campos Belos, Ouro Verde de Goiás e Taquaral de Goiás

Em Pernambuco, Carnaubeira da Penha, Dormentes, Jucati, Lagoa do Carro, Quixaba, Santa Cruz, Santa Cruz da Baixa Verde, Vertente do Lério e Xexéu

Em Tocantins, Couto Magalhães, Formoso do Araguaia e São Sebastião do Tocantins

Em Santa Catarina, Guaraciaba

No Piauí, Juazeiro do Piauí

No Maranhão, Magalhães de Almeida

Em Alagoas, São Brás

Fonte: IBGE

Diário há 30 anos

Quinta-feira, 1º de outubro de 1987 – ano 30, edição 6561

Manchete – FMI pode mudar e ajudar devedores

Grande ABC – As sete prefeituras terão, em 1988, orçamentos cinco vezes maiores que os estimados para este ano. No total, a receita do Grande ABC será de 34 bilhões de cruzados. Reportagem: Eurica Sisman.

Meio Ambiente – Governo do Estado prometia para novembro a proposta definitiva para solucionar o problema da coleta, interceptação e tratamento dos esgotos da Região Metropolitana.

Memória – Em foco, neste espaço, o Cine Central, que ficava na Rua Perrella, em São Caetano.

Mauá – Caixa-d’água histórica da CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos), na Avenida Capitão João, começa a ser destruída.

Informática (Ivone Santana) – Acuada, a Unitron move processo contra a Apple.

Polícia – Menor comanda execuções em favela da Rua dos Vianas.


Em 1° de outubro de...

1917 – Um dos primeiros anúncios de indústria familiar do Grande ABC é publicado na imprensa paulistana: Irmãos Cataruzzi, serraria e carpintaria com fábrica de móveis e cadeiras a vapor; Estação de São Bernardo (hoje Santo André); Linha Inglesa.

A guerra. Do noticiário do Estadão: os ataques aéreos à Inglaterra; os norte-americanos na frente francesa; o Japão e a navegação no Pacífico.

1927 – Fundado, em São Caetano, o Juvenil Flor do Mar, com sede à Rua Amazonas, 230.

1942 – Levantamento do engenheiro Paulo Ferreira Lopes, diretor de Engenharia da Prefeitura, mostra que 80% das indústrias do Grande ABC se concentram na linha São Caetano a Santo André, com 12% apenas em São Bernardo.

1977 – Inaugurado o Centro de Recreação do Jardim Guarará, em Santo André.

Pelé se despede definitivamente do futebol no jogo entre o New York Cosmos e o Santos.


Santos do Dia


Teresa de Lisieux. Ou Santa Terezinha do Menino Jesus. Religiosa francesa (1873-1897). Deixou vários escritos. Fala de chuva das rosas, representada por graças divinas.

Milor

Remigio

Veríssimo 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;