Memória Titulo
E os bandeirantes de São Bernardo completam 45 anos
Por Ademir Medici
Especial para o Diário
21/09/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


Tudo sempre acontecia no dia 20 de agosto, em São Bernardo, data do aniversário oficial da cidade. É o caso do Núcleo Bandeirante local, que completou em 20 de agosto 45 anos.

O bandeirante é irmão do escotismo. Ambos os movimentos vieram da mesma raiz preconizada por Baden Powel na Inglaterra do início do século 20.

Os 45 anos do Núcleo Bandeirante de São Bernardo são o tema, desta semana, do Memória na TV, pela DGABC TV – www.dgabc.com.br . Recebemos, no estúdio, os coordenadores Daniella Azzoni Avino e Ricardo Albiero Zanon.

O Bandeirante de São Bernardo teve sua primeira sede na Vila Euclides e, desde 1989, está no Centro, próximo ao Hospital Universitário Anchieta, na Rua Benedito Montenegro, 342, no fim das ruas Frei Gaspar e Carlos Gomes. Um trabalho voluntário que reúne de 60 a 80 crianças, meninos e meninas, a partir dos 5 anos de idade.

No Estado existem 14 núcleos. No Grande ABC, o de São Bernardo é o único. Antigamente, os núcleos só recebiam meninas. O de São Caetano, que não existe mais, foi o primeiro núcleo misto.

“É um trabalho de educação para a cidadania, através de brincadeiras, de serviços ao próximo, de formação de liderança”, discorre Daniella. “Conseguimos fazer cidadãos melhores para o mundo, mais éticos, mais proativos, mais corretos.”

“Nos reunimos o tempo todo, nos capacitamos, para proporcionar o melhor”, emenda Ricardo. “A partir dos 18 e até os 21 anos, o bandeirante começa a ser preparado para ser um voluntário – como nós.”
Há toda uma simbologia, na cor dos lenços, nos broches. Daniella e Ricardo participaram do Memória na TV com os trajes bandeirantes e todo o paramento, que é explicado didaticamente no vídeo.

Há 45 anos, quando o núcleo foi fundado, ele destinava-se apenas às mulheres. Toda a documentação histórica é guardada. Observa-se que a ideia era tornar as meninas mais líderes, realizando trabalhos sociais. Conta Daniella: “Na época, o movimento bandeirante era mais focado nessa parte da solidariedade, para que as mulheres se tornassem mais de vanguarda para a sociedade”.

Falam os bandeirantes...

“O que digo para todos os pais que nos procuram, ou para os mais jovens, é que os meus melhores amigos, as minhas melhores histórias, os meus melhores movimentos de vida aconteceram no movimento bandeirante.”

Ricardo Albiero Zanon

“Sou bandeirante desde pequena. Hoje trabalho profissionalmente no movimento bandeirante. É uma honra. Acredito demais na formação. Pensamos no futuro e acredito que vamos formar sempre pessoas honestas. É o que mais precisa o mundo.”
Daniella Azzoni Avino


Diário há 30 anos


Domingo, 20 de setembro de 1987 – ano 30, edição 6552

Mauá – Pacote do prefeito Leonel Damo cria secretarias e anistia débitos. Reportagem: Claudia Muller.

Patrimônio Histórico – Deterioração ameaça acervo da Companhia Cinematográfica Vera Cruz, em São Bernardo. Jordano Martinelli recebe pesquisadores da memória em seu sítio, no Jardim Silvina. Mostra o acervo que guardou e relíquias como o veículo usado por Mazzaropi em seus filmes.

Comércio – São Bernardo muda com a chegada de shoppings e lojas de departamentos.

Casas Bahia deve crescer pelo menos 15%; após o descongelamento de preços, suas vendas caíram 30%; a história da rede começou em São Caetano; e o símbolo da empresa é um baianinho estilizado.

Literatura – O escritor e jornalista José Louzeiro (ex Diário) lança
Devotos do Ódio, uma Profecia Camponesa</CF> (romance). Entrevista concedida a Renato Campos.


Em 21 de setembro de...

1917 – São Paulo regulamenta o serviço de ligação das instalações elétricas.

A Estrada de Ferro São Paulo Railway, a Inglesa, procurava cortadores de lenha. Anunciava: os melhores salários a quem se propusesse a trabalhar na Raiz da Serra, em Cubatão. Fornecia ‘casas forradas, assoalhadas, ao lado do serviço, absolutamente grátis e armazéns bem sortidos a preço de São Paulo e Santos’. Os escolhidos trabalhariam em subempreitadas.

Crescia São Paulo. E a estrada de ferro, ainda com a locomotiva maria-fumaça, precisava de lenha, muita lenha.

A guerra. Do noticiário do Estadão: as disposições da Alemanha em relação à Bélgica e aos aliados. O governo da Holanda não apoia a proposta do papa.

1937 – A Prefeitura de São Bernardo abre crédito de 45 contos de réis para estudos, projetos e orçamentos dos serviços de água e rede de esgoto nos distritos de Mauá, Ribeirão Pires e Paranapiacaba, e na Vila do Rio Grande (da Serra). Para tal, são contratados os engenheiros Plínio de Queiroz, João França Pinto e Luiz A. P. Queiroz.

1972 – Banco do Brasil divulga o Cheque Ouro.

1977 – Polícia impede reunião nacional de estudantes na USP; Exército proíbe 3º Encontro Nacional de Estudantes.


Hoje

Dia da Árvore

Dia do Fazendeiro

Dia Nacional de Luta dos Portadores de Deficiência

Dia Mundial da Doença de Alzheimer

Dia Internacional da Paz das Nações Unidas

Dia Mundial do Fair Play (instituído pela Fifa em 21/9/1997).


Santos do Dia


Mateus foi o primeiro dos evangelistas. Pregou na Palestina e na Etiópia.
Ifigênia

Maura de Troyes

Municípios Paulistas

Hoje é o aniversário de Guariba e Pedrinhas Paulista.

Guariba. Elevado a município em 1917, quando se separa de Jaboticabal.

Pedrinhas Paulista. Elevado a município em 1991, quando se separa de Cruzália – na região de Santa Cruz do
Rio Pardo.


Municípios Brasileiros

Em Minas Gerais, Araçuaí, Juvenília e Rio Preto

No Paraná, Cambará, Mallet, Joaquim Távora, Rebouças e São Mateus do Sul

Em Alagoas, Coité do Nóia e Olho d’Água Grande

Em Pernambuco, Petronila

Na Bahia, Santo Estêvão

No Espírito Santo, São Mateus

No Mato Grosso, Tabaporã

No Mato Grosso do Sul, Corumbá

Fonte: IBGE 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;