Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Terça-Feira, 23 de Abril de 2024

Memória
>
MEMÓRIA
Começa o Estado Novo
Ademir Médici
16/10/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


Getúlio Vargas se eternizava no poder. Ficou na Presidência da República durante todo o governo provisório (novembro de 1930 a julho de 1934). E continuava no cargo no governo constitucional. Em 1937 marcou-se o pleito para a escolha do novo presidente, em 3 de janeiro de 1938.

No Grande ABC a sucessão presidencial era o prato mais forte. A imprensa se dividia entre dois dos três candidatos. O Município, de apoio ao prefeito Felício Laurito, tinha em Armando Salles o seu candidato. O São Bernardo apoiava o candidato de Getúlio Vargas, José Américo. O terceiro candidato, o integralista Plínio Salgado, tinha menos aceitação, mesmo com as várias reuniões e comícios feitos na região.

A animação de pouco adiantou. Em 10 de novembro de 1937 Getúlio Vargas anunciou a implantação do Estado Novo. As eleições de janeiro estavam canceladas. E a ditadura prosseguiria até 29 de outubro de 1945.

AMANHÃ
- Santo André exporta prefeitos.

Um benzedor no metro quadrado mais caro de São Bernardo

A Rua José Versolatto, no Centro de São Bernardo, corre paralela ao Shopping Metrópole, numa área da cidade de outros grandes empreendimentos comerciais e residenciais. Diz-se: aqui é o metro mais caro da cidade, outrora ocupado, de um lado, pela Tecelagem Tognato, de outro, pelo campo do Vila Baeta FC.

As duas personagens de hoje, Ivone e Doroti, conheceram este espaço desde crianças: Ivone, filha de Irene Versolatto Fontana; Doroti, filha de Tenízia Versolato Barbato. Ivone e Doroti, netas do nono José Versolatto, o Bepe, um dos irmãos que vieram para colonizar a Vila Baeta Neves na década de 1920. E as duas primas foram ouvidas e filmadas para a festa do reencontro dos Versolatto, realizada no começo do mês.

Getúlio Vargas com Pereira Barreto. Ou: a Vila dos Versolattos

Nosso nono, José Versolatto, o Bepe, era uma pessoa muito amável com os netos, filhos, amigos, com todos. Uma pessoa maravilhosa. Ele benzia. Vinham pessoas até do Interior. Formavam-se aquelas filas de pessoas para se benzer contra bronquite, dor de cabeça, vermes, malfeito, quebrante. E todos ficavam curados. São Bernardo não tinha médicos. As pessoas procuravam os benzedores. E pelas ervas e pela fé, ficavam curadas. Por isso o nono era uma pessoa bastante querida.

Ele trabalhava no Grupo Escolar Dr. Baeta Neves, da diretora Dona Antoninha – professora Antonia Ortega de Abreu. A criançada o amava. Onde estava tinha aquele monte de alunos junto. Gostava de brincar, conversar. Dançava a catira com o amigo Dito Botão, que o acompanhava ao violão.

A maior parte dos oito filhos trabalhava na Mercedes-Benz. E era uma obrigação de todos eles passarem na casa do nono no fim do dia. Meu pai comprava um filão de pão. E quem passava em casa cortava um pedaço e recheava com mistura. Quando a gente ia jantar, não tinha mais mistura. Minha mãe, Irene Versolatto, precisava cozinhar de novo. Então se cantava assim, imitando uma música da época: “Na casa da Irene se come, se bebe, ninguém paga nada...”;

E era uma delícia. O lugar mais lindo que gente podia ter. Ficaram gravadas muitas coisas boas. A Rua José Versolatto é motivo de orgulho. Quando passamos por ela, nosso coração fica lá e vamos embora. Amamos aquele pedaço na Pereira Barreto e começo da Getúlio Vargas. É tudo para nós. Casava um, casava outro, cada nova família comprava um terreno próximo, construía sua casa. Vinham os filhos. A gente brincava, se entendia, tudo naquele pedaço.

Do nono Bepe guardamos muitas lições, como a honestidade e a fé que ele tinha e transmitia. Ele ajudava o próximo. E queremos que cada descendente leve essa alegria que ele tinha, ajudando, compartilhando.

AMANHÃ EM MEMÓRIA
Ele nasceu na Rua Marechal. Trabalhou de engraxate na Praça da Matriz para custear os primeiros estudos. Ingressou na Prefeitura como auxiliar de escritório. Realizou mais estudos e se aposentou como secretário municipal de Finanças. Emocionado, Clarivalde Versolatto conta a sua história.

Interação com Facebook

"O País dos pedintes"
Eis que estou aqui no ‘Rei da Salsicha’ me deliciando, e o moleque me puxa a ponta do paletó.
– Me paga um sanduíche, tio?
É evidente que pago.
Da crônica de Lourenço Diaféria publicada no Diário em 16 de outubro de 1988 e republicada no Facebook da Memória – acessem o endereço acima.

Diário há 30 anos
Domingo, 16 de outubro de 1988 – ano 31, edição 6885
-Manchete – Em São Bernardo, Pesquisa Diário leva candidato do PSB à renúncia. João Américo de Andrade Martins, ex-secretário de Serviços Urbanos, retirou sua candidatura a prefeito, alegando ter-se convencido de que teria poucas chances de escapar do quarto lugar.
- Propaganda na TV amplia votos nulos.
Memória – Diadema, sua história, sobre o livro lançado pela professora Sylvia Esquivel.
Memória eleições – O Diário passa a publicar uma segunda coluna Memória na mesma edição, focalizando a história das eleições municipais no Grande ABC desde os tempos de João Ramalho, nosso primeiro prefeito.

Em 16 de outubro de...
1918 – A gripe espanhola que grassa no Rio de Janeiro fez sua aparição em São Paulo.
- A guerra. Do noticiário do Estadão: Estados Unidos condicionam a paz à entrega incondicional do militarismo alemão.
1938 – Fundado o Círculo de Trabalhadores Cristãos de São Caetano, o antigo Círculo Operário.
1973 – Fundada a Sociedade Amigos e Esportiva de Vila Vivaldi, de São Bernardo.

Hoje
- Dia da Ciência e da Tecnologia
- Dia Mundial da Alimentação
- Dia Mundial do Pão
- Dia do Engenheiro de Alimentos
- Dia do Anestesista
- Dia do Instrutor de Autoescola

Santas do Dia
- Edwiges (Alemanha, 1174 – Polônia, 1243). A padroeira dos endividados e encarcerados.
- Margarida Maria Alacoque
- Geraldo Majella

Municípios Brasileiros
Celebram aniversários em 16 de outubro:

- No Rio Grande do Norte, Açu
- Na Paraíba, Bananeiras
- No Paraná, Bela Vista do Paraíso
- Em Alagoas, Capela
- No Mato Grosso, Carlinda
- Em Sergipe, Carmópolis
- No Rio Grande do Sul, Catuípe
- No Espírito Santo, Marataízes
- No Maranhão, Primeira Cruz
- Na Bahia, Sento Sé

Fonte: IBGE
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.