Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

Memória
>
Memória - Clássicos do Diário há 60 anos: 1958-2018
Região apoia Julio Prestes
Ademir Medici
14/10/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


1929. Washington Luis era o presidente da República e os partidos políticos articulavam-se com vistas à sua sucessão.

No Grande ABC, em 8 de agosto daquele ano, os seis vereadores locais assinaram moção de apoio à chapa Júlio Prestes-Vital Soares, o primeiro presidente (governador) do Estado de São Paulo e o segundo, da Bahia. Iriam concorrer à Presidência e vice-presidência da República pelo PRP.

Em 22 de agosto a Câmara Municipal de São Bernardo indicou o prefeito Saladino Cardoso Franco, presidente do PRP local, para a convenção das municipalidades do Estado, marcada para 1º de setembro, em São Paulo.

As eleições presidenciais de 1930 foram em 1º de março. O Grande ABC, de fato, apoiou Júlio Prestes. Acontece que o outro candidato chamava-se Getúlio Vargas.

AMANHÃ

A queda de Washington Luis e do coronel Saladino.

“Os Versolatto são uma família pioneira da Vila Baeta e uma das tradicionais de São Bernardo.”

Clarivalde Versolatto, memorialista.

O que mais motivou o encontro da família Versolatto, em São Bernardo, foi algo bem comum em tantas e tantas outras famílias: fazer algo para trocar as lágrimas de tristeza quando do encontro na hora do falecimento de algum ente querido por momentos de alegria.

“Só nos encontrávamos no cemitério”, sintetiza Verginia Versolatto, a jovem promotora deste encontro.

E o encontro fez o maior sucesso. Depois de seis meses de preparativos, a festa foi realizada na Chácara Floresta, no Riacho Grande, sábado passado, 6 de dezembro. Contabilizou-se a presença de 147 adultos e 22 crianças, além da doação de 150 quilos de alimentos para o Centro Espírita Maria Amélia, que ajuda 52 famílias carentes.

Vieram Versolattos de todo o Grande ABC, Interior e outros países. E esta foto maiúscula foi batida. 

Uma festa para unir as antigas e novas gerações. Muitos não se conheciam. Apenas sabiam que os pioneiros vieram do Interior, da fazenda do Dr. Luiz Felipe Baeta Neves, para trabalhos no que é hoje um dos mais antigos loteamentos urbanos do Grande ABC, a Vila Baeta Neves promovida a bairro Baeta, a meio caminho entre São Bernardo e Santo André.

A internet ajudou, como resume Verginia, a organizadora:

n O amor falou mais alto. Quem estava fora do Brasil acompanhou a festa pela transmissão ao vivo de alguns parentes pela int

Não conseguimos reunir todos, pois alguns trabalhavam naquele dia.

Organizamos campeonato de truco e de caipirinha, que é a nossa tradição. Fizemos vídeos de depoimentos dos parentes. Houve roda de dança com músicas italianas. Recreação infantil.

A ideia da doação de alimentos partiu de mim, pois frequento o Centro Espírita Maria Amélia, e temos um histórico de caridade na família por meio do nono José.

O nome da Rua José Versolato foi uma homenagem da Prefeitura. O nono benzia. Era procurado. Trabalhava na Prefeitura, e tinha este trabalho de caridade com os mais necessitados.

A festa ficará na memória de nossa família e já estão falando nas próximas.

Na Memória de terça-feira

A história maravilhosa do nono Bepo Versolatto contada por duas netas: ele benzia de tudo, dançava catira e repartia o pão, pois na casa da Irene, sua filha, “se come, se bebe e não se paga”. Verdadeira ‘casa de Irene’.

Interação com Facebook

Lei seca

Lourenço Diaféria no Diário. O cronista paulistano comenta a lei que fez furor na época: proibir a venda de bebidas alcoólicas nas estradas. Comerciantes de São Bernardo ganharam esta briga.

A crônica original foi publicada em 14 de outubro de 1988 e é reproduzida 30 anos depois no Facebook da Memória – acessem o endereço acima.

Diário há 30 anos

Sexta-feira, 14 de outubro de 1988 – ano 31, edição 6883


Primeira Página – Erro do Banco Central provoca colapso no mundo financeiro

Energia elétrica acumula aumento de 569% este ano.

E o rock grita em favor dos direitos humanos. O Diário cobre o megaconcerto realizado no estádio do Palmeiras e que teve como destaques o ex-vocalista do Geneses Peter Gabriel, e Tracy Chapman. O Banco de Dados do Diário guarda fotos maravilhosas do evento. A maioria permanece inédita.

Hoje

Dia Nacional da Pecuária

Dia da Comunidade Espanhola no Estado de São Paulo

Dia Nacional do Meteorologista

Santos do Dia

Calisto I era romano. Foi papa entre os anos 217 e 222.

Fortunata

Evaristo

Dia do Círio de Nossa Senhora de Nazaré

Município 

Paulista

Hoje é o aniversário de Ferraz de Vasconcelos. Elevado a município em 1953, quando se separa de Poá.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.