Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Memória
>
Memória
Passo a passo, lá vêm os emigrantes
Ademir Medici
24/09/2018 | 07:28
Compartilhar notícia


“Um último aviso filho meu: fazer livros é um trabalho sem fim.”
Eclesiastes 12:12. In: Cabeça Ativa, revista de poesia temática editada em São Vicente pelo casal Cláudia Brino & Vieira Vivo (ano 10, nº 42, set 2018).

A viagem com o são-bernardense Jorge Assad Abujamra por terras da Toscana, na Itália, prossegue. No Museo Paolo Cresci, em Lucca, Jorge registrou e traduziu resultados de pesquisas feitas por estudiosos do museu, que tem por base a aventura da emigração italiana.

São tópicos pontuais. O primeiro: perché emigrare?

Por que emigrar? Seguindo-se 11 outros, a saber:

Partir? Sim.
Para onde ir?
A bordo
Finalmente chegou
A América
Ambulantes e crianças
Braços fortes e trabalho pesado
Obras grandiosas e fortunas substanciais
As ‘frágeis’ mulheres
Negócios e negócios
De ajudantes de cozinha a chefs

Cada tópico traduzido Jorge transformou em crônica que explica aos descendentes daqueles emigrantes (para a Itália), imigrantes (para nós, brasileiros) os dramas que seus antepassados enfrentaram. Memória terá todo o espaço e tempo para ir repassando esse material a você, oriundi ou não.

Lembrando: a entrevista gravada com Jorge Abujamra está no DGABC TV (www.dgabc.com.br). E no YouTube. Bem como as mais de 70 outras entrevistas desta série do DGABC TV. Assistam: Na Toscana, em Busca de Raízes; a Emigração Vista Pelos Italianos.

Por hoje, mais observações repassadas por Jorge das suas visitas e consultas ao ‘Paolo Cresci’.


Nova história

Texto: Jorge Assad Abujamra

Podem-se passar horas no Museo Paolo Cresci, em Lucca, na Toscana. Impressiona como a memória ali é preservada e valorizada, ilustrando através de imagens, documentos e objetos de época a narrativa da epopeia de homens e mulheres:

1 – as razões que os exortavam a partir;
2 – a decisão sobre para onde emigrar;
3 – a precária travessia oceânica e a não menos difícil chegada ao continente;
4 – as Américas (Norte e Sul) que encontravam;
5 – aspectos sobre o trabalho pesado enfrentado por emigrantes dispostos a superar desafios para erigir obras grandiosas e construir fortunas substanciais.

O Museo Paolo Cresci oferece documentos que nos contam um pouco da aventura desses imigrantes italianos que, desafiados por grandes dificuldades sociais e econômicas da época, buscaram sobreviver em terras desconhecidas onde, com trabalho árduo, construíram sua história e o legado às novas gerações. CONTINUA


Celebram aniversários em 24 de setembro:

Em São Paulo, Urupês (1928) e Santa Mercedes (1954)

Na Paraíba, Água Branca e São José de Piranhas

No Piauí, Barras

Em Goiás, Cachoeira Alta

No Maranhão, Cantanhede, Paraibano, São Domingos do Maranhão e São José de Ribamar

No Ceará, Coreaú

Em Minas Gerais, Mar de Espanha

No Rio Grande do Sul, Tramandaí

Fonte: IBGE.


Uma lembrança

Em 23 de setembro de 1933 o Sindicato dos Operários Metalúrgicos de Santo André era reconhecido pelo Ministério do Trabalho: 85 anos de história.

Uma correção

Em 14 de setembro de 1983 falecia o artista plástico Guido Poianas. Italiano. Nascido em 1933. Ele foi cenotécnico em Gente Como a Gente, para a Sociedade de Cultura Artística de Santo André, a Scasa. Obrigado, Euclydes Rocco.


Diário há 30 anos

Sábado, 24 de setembro de 1988 – ano 31, edição 6866
Manchete – (José) Sarney (presidente da República) descarta qualquer tipo de choque econômico.
Diadema – O lixo está acumulado há uma semana nas principais ruas da cidade. O cheiro é insuportável. O prefeito Gilson Menezes recua: concede abono ao funcionalismo, readmite quatro grevistas demitidos.
Editorial – Greve em Diadema deixa oportuna lição
Política – Campanha eleitoral para eleição dos novos prefeitos. Em São Bernardo, o juiz Fermino Magnani Filho prevê 300 inquéritos por crime eleitoral.


Em 24 de setembro de...

1918 – O posto médico instalado no Hospital de Santo André, para o tratamento do amarelão, continua ativamente no trabalho de extinção do mal. Dr. Bruno Guerner, seu diretor, tem aplicado a vacina contra o tifo nos alunos do grupo escolar e em grande número de adultos da localidade.

Notas

1 – O sobrenome do Dr. Bruno aparece em grafias diferentes, dependendo da notícia: Goues, Gouer, Guerner.

2 – O Hospital de Santo André citado é a antiga Santa Casa, futuro Hospital Municipal e que, desde 2017, passou a se chamar Centro Hospitalar Municipal (CHM), ‘Dr. Newton da Costa Brandão’, em homenagem ao ex-prefeito.

Rio, 23. O governo brasileiro recomendou à Saúde Pública todas as medidas para evitar a propagação da Influenza hespanhola.

Um corpo médico e de enfermagem seguiu para a Europa onde atua a esquadra da Marinha Brasileira.

Os jornais publicam as listas dos mortos brasileiros vítimas do mal. Informa-se que, entre os mortos, estariam quatro médicos.

A guerra. Do noticiário do Estadão: próxima ação dos aliados em todas as frentes; a ação dos aviadores ítalo-americanos no Adriático e na Albânia.

1958 –Fundado o Ceap (Centro de Estudos de Administração de Pessoal), durante reunião realizada na empresa Otis, em Santo André. Nome atual: Centro de Estudos Avançados de Profissionais de RH.


Santos do Dia

Nossa Senhora das Mercês, um dos títulos da Virgem Maria. Surgiu na Espanha, em 1218, quando da fundação da Ordem Religiosa dos Mercedários, que lutou pela libertação de cristãos escravizados por muçulmanos.

Em 29 de junho de 1953 foi criada a Paróquia Nossa Senhora das Mercês, em São Paulo, no bairro do mesmo nome, vizinho a São Caetano.

A nova paróquia foi desmembrada da Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus, do Bosque da Saúde.

São Pacífico - Germano - Geraldo de Csanad

Internacional – Hoje, a festa maior de Barcelona, Espanha, em homenagem à padroeira, Maré de Deu de La Mercè.


Falecimentos

Santo André
Dirce Palomo Andreata, 85. Natural de Dois Córregos (SP). Residia no Parque Novo Oratório, em Santo André. Dia 18. Crematório Jardim da Colina.
Divina Barbetta Desimoni, 83. Natural de Tapiratiba (SP). Residia na Vila Valparaíso, em Santo André. Dia 20. Cemitério da Saudade, Vila Assunção.

São Bernardo
Mario Risso, 93. Natural de Matão (SP). Residia em Praia Grande (SP). Dia 19. Cemitério de Vila Euclides.
Albino Cavallini, 80. Natural de Itápolis (SP). Residia na Vila Jesuíta, em São Bernardo. Dia 18. Cemitério da Pauliceia.

São Caetano
Ilda Coppini Monteggia, 93. Natural de São Caetano. Residia no bairro Santo Antonio, em São Caetano. Dia 20. Cemitério São Caetano, Vila Paula.
Angela Gonçalves da Silva, 90. Natural de São Caetano. Residia na Vila Bela, em São Paulo (SP). Dia 20. Cemitério da Saudade, bairro Cerâmica.
Etevaldo Gonçalves, 79. Natural de Lutécia (SP). Residia no Jardim São Caetano, em São Caetano. Dia 18. Crematório Vila Alpina.
João Batista Roja, 77. Natural de São Caetano. Residia no bairro Nova Gerty, em São Caetano. Dia 18. Cemitério da Saudade, bairro Cerâmica.

Diadema
José de Luccas, 77. Natural de Indaiatuba (SP). Residia na Vila Nogueira, em Diadema. Dia 19. Cemitério Municipal.
Maria de Lourdes da Silva, 72. Natural de Cortes (PE). Residia no bairro Serraria, em Diadema. Dia 16. Vale da Paz.

Mauá
Maria Bezerra de Araujo, 92. Natural de Moreno (PE). Residia no Parque São Rafael, em São Paulo (SP). Dia 19. Cemitério Santa Lídia.
Alidete Gonçalves dos Santos, 85. Natural de Salto da Divisa (MG). Residia no Jardim Oratório, em Mauá. Dia 19. Cemitério Santa Lídia.

Ribeirão Pires
Erivan Silva Soares, 50. Natural de Caetité (BA). Residia no bairro Santa Maria, em Suzano (SP). Dia 15, em Ribeirão Pires. Cemitério São José. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.