Esportes Titulo 2 a 0
Fernando Baiano
garante vitória do Tigre

Experiente atacante marca duas vezes e S.Bernardo bate
o Ituano por 2 a 0 no último domingo, no Estádio 1º de Maio

Anderson Fattori
Do Diário do Grande ABC
04/03/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


O São Bernardo quebrou jejum que já durava quatro jogos sem vitórias - dois empates e duas derrotas - e voltou a fazer a torcida feliz, ontem, no Estádio 1º de Maio. Contando com a pontaria certeira de Fernando Baiano, o time fez 2 a 0 no Ituano e deu grande passo para deixar a zona de rebaixamento do Campeonato Paulista.

O Tigre agora é o 17º, com os mesmos nove pontos do Atlético Sorocaba, uma posição acima e fora da zona da degola, mas o time do Interior leva vantagem no saldo de gols. Já o Ituano, em 15º, com dez, ficou ameaçado.

Diferentemente do que se esperava, o São Bernardo não tomou conta do jogo nos primeiros minutos. Apesar de contar com três atacantes, tanto Ricardinho como Gil recompunham para impedir os avanços dos laterais e facilitavam a marcação em cima do lento Fernando Baiano.

Neste panorama, o Ituano era mais incisivo, principalmente aproveitando os erros de passes do Tigre. A primeira boa chance foi dos visitantes, aos 17, quando Fernando Gabriel chutou por cima. O São Bernardo respondeu em jogada isolada de Gil, que arrancou da defesa em velocidade, finalizando à direita do gol.

Foi então que brilhou a estrela do experiente Fernando Baiano. Contestado pelos torcedores pela ‘lentidão', ele recebeu na entrada da área, girou para cima da marcação e mandou a bola no ângulo, marcando um belo gol.

A vantagem deu confiança ao anfitrião, que teve chance de ampliar com Régis, aos 42, mas o goleiro Anderson conseguiu defender.

No último bom momento do primeira parcial, aos 45, o Ituano chegou com perigo em chute forte de Cambará, que parou em Wilson Júnior.

No segundo tempo, o jogo perdeu bastante em intensidade. Satisfeito com a vitória, o São Bernardo só atacava quando percebia espaços e o Ituano não tinha criatividade suficiente para fugir do eficiente sistema defensivo do Tigre. Na melhor chance dos visitantes, aos dez, Felipe Gabriel recebeu na entrada da área, mas mandou por cima do gol.

Gil, o jogador mais perigoso do time da casa, resolveu. Primeiro, aos 14, ele chutou colocado, à esquerda. Dois minutos depois, percebeu Fernando Baiano livre na segunda trave e fez o cruzamento. O ex-atacante do Corinthians só escorou para as redes: 2 a 0.

O fim do jogo mostrou o Ituano tentando diminuir e a defesa do São Bernardo sempre vantagem. Satisfeitos, os jogadores do Tigre valorizaram a posse de bola e só esperaram pelo apito final ,para respirar um pouco mais aliviados no Paulistão.

 

Herói da noite divide mérito com o time

Parece que o atacante Fernando Baiano definitivamente encontrou o caminho das redes. Depois de passar em branco nas quatro primeiras rodadas do Paulistão e ser duramente criticado, o veterano deu a resposta dentro de campo e vem evoluíndo com o passar dos jogos. Nas últimas seis vezes que entrou no gramado, o jogador marcou cinco gols, contando os dois de ontem.

"Isso são coisas do futebol. Nos primeiros jogos o time fazia tudo certo e a bola simplesmente não entrava. Agora, as coisas estão acontecendo, nossa postura em campo mudou e os gols estão saindo naturalmente", avaliou o atacante.

Uma das razões pelo grande momento vivido por Fernando Baiano é o esquema tático armado pelo técnico Wagner Lopes, que usa três atacantes, sendo que Gil e Ricardinho caem sempre pelas beiradas do campo e o tempo todo mandam a bola para que o veterano defina as jogadas.

"A aplicação do time tem sido fundamental. Se você for analisar, sou o que menos marca, faço só uma sombra para ficar mais perto do gol. O Gil e o Ricardinho estão se desdobrando e isso tem dado resultado. Se nós continuarmos assim, com certeza vamos conseguir nos afastar rapidamente da zona de rebaixamento", projeta.

Fernando Baiano evitou prometer gol nos próximos jogos, mas pediu que a torcida mantenha a confiança no time. "Sempre fui muito bem nos clubes por onde passei. Os gols saem naturalmente. Agora as coisas estão bem melhores, essa vitória nos dá mais confiança para adiantar a marcação e ter ainda presença ofensiva. Não gosto de prometer nada, mas vou me empenhar ao máximo para continuar fazendo meus gols e ajudar o time", garantiu.

 

Wagner Lopes não esconde sensação de alívio

Assim que chegou na sala de imprensa, o técnico Wagner Lopes, do São Bernardo, deu longo suspiro antes de responder as perguntas. Era a imagem de um treinador que conseguiu a primeira vitória, após acumular dois empates contra Paulista (0 a 0) e Ponte Preta (1 a 1) à frente do Tigre. Bem mais aliviado, ele explicou como o time conseguiu envolver o Ituano.

"Dentro do que planejamos durante a semana, posso dizer que os jogadores foram taticamente perfeitos. Foram aplicados na marcação e eficientes quando tínhamos a posse de bola e descíamos ao ataque. Esta vitória nos devolve a confiança para sair desta posição incômoda que é de lutar contra o rebaixamento", ressaltou Wagner Lopes.

Segundo treinador, a postura dos homens de frente foi fundamental na construção do resultado. "Se pudesse, jogaria com 11 atacantes, mas infelizmente não posso. Contei com a colaboração do Gil e do Ricardinho, que se desdobraram para acompanhar as descidas dos laterais e deram mais estabilidade ao time. Importante é não tomarmos gols, porque certamente teremos oportunidades para fazer. Foi isso que aconteceu", observou.

Sem tempo para comemorar, o comandante já mudou o foco para o duelo contra a Linense, domingo, novamente no Estádio 1º de Maio. "Falei que vai ser o jogo mais importante na história do São Bernardo", exagerou. "Sei que é time de muita qualidade, tem muitos jogadores que já trabalharam comigo, mas espero manter a mesma postura e contamos com a força dos torcedores para mantermos a nossa reação", completou Wagner Lopes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;