Memória Titulo Memória
Para cantar e sonhar com a Itália que ficou

Os italianos, verdadeiramente nascidos na Itália, saudosos das suas gentes, costumes e cultura, geralmente do campo; os descendentes, levados pelas histórias que os pais e avós contavam (e cantavam)

Ademir Médici
29/06/2017 | 07:07
Compartilhar notícia


Sobretudo nas festas caseiras e nas quermesses das igrejas, os italianos e seus descendentes de São Bernardo e Grande ABC como um todo cantavam músicas da chamada Velha Bota. Canções nostálgicas, como Quel Mazzolin Di Fiori.

Aquele ramalhete de flores,
que vem dá montanha.
E veja bem que não se molhe que o quero doar,
e veja bem que não se molhe que o quero doar.

Nostalgia pura. Os italianos, verdadeiramente nascidos na Itália, saudosos das suas gentes, costumes e cultura, geralmente do campo; os descendentes, levados pelas histórias que os pais e avós contavam (e cantavam).

Imaginem o sofrimento dos italianos, e japoneses e alemães, no tempo da Segunda Guerra Mundial, quando o Eixo era inimigo dos Aliados. Quanta tristeza!

Terminada a guerra, chegam os novos italianos, recebidos e irmanados à nova terra, os novos batateiros, que até um disco gravaram na Matriz da Boa Viagem.

As missas em italiano e os encontros anuais de corais, neste 2017 em sua décima versão. Amigo leitor, sábado à tarde, quatro horas, se puder compareça ao Teatro Cacilda Becker e respire um pouco do ar da velha Itália em terras de São Bernardo.

De várias cidades, São Bernardo
Texto: Marco Antonio da Silva, o Quico

E nos anos que se seguiram, outros corais vieram a ajudar no fortalecimento do evento, cada um com sua característica e sua alma...
Como o coral de crianças VàPensiero, de Piracicaba, cantando músicas tradicionais da região italiana do Trento e VàPensiero da ópera Nabucco de Verdi...
A festa contagiante que é a apresentação do Grupo Folklorístico Stella Bianca, que inicialmente chamava-se Coral Canto a Capella, com o maestro Jederson e sua sanfona encantando e alegrando todos...
O Coral Stella Alpina e o Grupo Càneva, com suas roupas típicas do Trento e a regência precisa da maestrina Jânea, com uma técnica esplendorosa...
O coral Giuseppe Verdi, tímido em sua primeira apresentação, mas que evoluiu extraordinariamente ao longo dos anos...
O coral da Sociedade Cultural Ítalo-Brasileira, sempre trazendo uma surpresa cênica...
O Coral Sapore d’Italia, com o estilo característico de nossa definição de grupo italiano de música e com seu grupo de dança fantástico...
O Coral da Associção Trevisani Nel Mondo, cantando um repertório muito ligado aos grupos católicos Gen Verde e GenRosso; e o nosso Bicchieri D’Oro.
Continua...

10º Encontro Anual e Consecutivo de Corais em Língua Italiana
Quando: sábado, 1º de julho, às 16h
Local: Teatro Cacilda Becker, junto ao Paço
de São Bernardo
Participantes:
Coral Trevisani Nel Mondo, de Cordeirópolis
Grupo Folklorístico Stella Bianca, de Jarinú
Coral Stella Alpina e Càneva, de Piracicaba
Coral Sapore d’Italia, de São Paulo
Bicchieri d’Oro, de São Bernardo

Diário há 30 anos
Domingo, 28 de junho de 1987 – ano 30, edição nº 6480
Primeira Divisão – No Canindé, Portuguesa 0,
Santo André 0.

Em 29 de junho de
1917 – Intensificada vacinação contra a varíola em várias cidades paulistas. São Bernardo e seus vários distritos não estão na lista.
A guerra. Do noticiário do Estadão: revogação completa da neutralidade do Brasil; permanência
de navios ingleses nos portos brasileiros.
1967 – Dom Jorge Marcos de Oliveira, bispo diocesano de Santo André, é entrevistado no Programa Ponto 7, de Goulart de Andrade, na TV Record. Fala de greve e religião.

Hoje
Dia do Pescador
Dia da Telefonista
No Grande ABC, Dia do Atleta São-Bernardense, data criada pela Câmara de São Bernardo em 1961 – uma data ignorada na própria cidade.

Santos do dia
São Pedro e São Paulo.
Uma das solenidades mais antigas da Igreja.
Judite
Siro de Gênova

Municípios paulistas
Hoje é o aniversário de:
Lucianópolis
Monte Azul Paulista
Morungaba
Nova Canaã Paulista
Nova Luzitânia
Pauliceia
Ubarana
Também por conta da festa de São Pedro e São Paulo, é feriado em Carapicuíba, Praia Grande, São Pedro, Viradouro e Tupã.

Municípios brasileiros
Celebram seus aniversários no Dia de São Pedro:
Em Goiás, Britânia
Em Minas Gerais, Limeira do Oeste e São Pedro dos Ferros
No Mato Grosso, Paranaíta e Paranatinga
No Rio Grande do Sul, Soledade
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;