Memória Titulo
Professores fazem memória. E são reconhecidos
Ademir Medici
20/06/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


Dois amigos da memória do Grande ABC estão entre os estudiosos que receberão o Colar Guilherme de Almeida, concedido pela Câmara Municipal de São Paulo a pessoas indicadas por uma comissão por ela criada: José de Souza Martins, nome lembrado por Marcelo Tápia, representante do Museu Casa Guilherme de Almeida, e Jorge Cintra, idealizador das Bandeiras Culturais organizadas mensalmente pelo Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo.

Mês passado, o professor Martins, com raízes em São Caetano, recebeu a Medalha da Vitória, em cerimônia no Monumento dos Mortos da Segunda Guerra Mundial, no Rio de Janeiro. A medalha comemora a vitória da FEB na Segunda Guerra Mundial e a outorga, a Martins, foi feita pelo ministro da Defesa, Raul Jungmann.

Jorge Cintra percorre, voluntariamente, pontos históricos de São Paulo, da Região Metropolitana e do Interior, e mostra a estudiosos detalhes preciosos da formação histórica paulista e paulistana.

A cerimônia de entrega do Colar Guilherme de Almeida ocorrerá no Palácio Anchieta, sede do Legislativo de São Paulo, amanhã, às 19h.

NOVE HOMENAGEADOS

Além dos professores Martins e Jorge Cintra, serão homenageados com o Colar Guilherme de Almeida:

Professor Jacó Guinsburg

Maestro Júlio Medaglia

Coronel Mário Fonseca Ventura

Escritora Lygia Fagundes Telles

Associação Pró-TV

Coral da USP (Coralusp)

José Carlos de Barros Lima

Imigração japonesa

Santo André realiza amanhã, às 19h, na Câmara Municipal, sessão solene em homenagem aos 109 anos da imigração japonesa ao Brasil (1908-2017).

Serão condecorados dois veteranos da Associação Okinawa local, Noriyasu Miyazato e Jorge Hiroshi Makiya.

Os japoneses de Santo André e seus descendentes são congregados a sete associações, que integram a União das Entidades Nipo-Brasileiras de Santo André.

Diário há 30 anos

Sábado, 20 de junho de 1987 – ano 30, edição nº 6473

Manchete – Bresser (Pereira, ministro da Fazenda) admite que o novo plano econômico segue normas do FMI – Fundo Monetário Internacional.

Sunab tabela preços acima dos de mercado.

Montadoras antecipam férias.

Carne de segunda deve faltar nos açougues.

Santo André – Programa previne gravidez precoce.

Comportamento – Mulher quebra tabu e trabalha até como carcereira. Repórter Maria do Socorro entrevista a carcereira Neide dos Santos no 4º Distrito Policial de Santo André.

Em 20 de junho de...

1917 – Corria notícia que a Companhia Fabril de São Bernardo, no Ipiranguinha, distrito de Santo André, recomeçaria os trabalhos.

Nota – A mais antiga indústria de Santo André entrara em falência em 1916. Permaneceu mais de um ano fechada.

E de fato reabriu, como se verá, depois de uma verdadeira batalha judicial acompanhada pelas seções livres dos

jornais de São Paulo e sintetizada, aqui em Memória,

um século depois.

A guerra. Do noticiário do Estadão: a Defesa nacional e as medidas que vão ser adotadas pelo governo do Brasil.

Hoje

Dia Mundial do Refugiado. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas em 2000. Objetivo: conscientizar governos e populações para o problema vivido pelos que precisam deixar seus países em busca de sobrevivência.

Santos do Dia

Rafael Palácios (El Salvador, São Luís Talpa, 1938 – El Salvador, 20-6-1979). Sacerdote. Formador de comunidades eclesiais de base. Assassinado, em plena

rua, quando retornava de uma reunião de CEB.

Adalberto de Magdeburgo

Florentina

Municípios Brasileiros

Celebram seus aniversários em 20 de junho:

No Mato Grosso do Sul, Bandeirantes

Na Bahia, Casa Nova

No Rio Grande do Sul, Caxias do Sul

Em Alagoas, Jaramataia

No Rio de Janeiro, Natividade

Em Tocantins, Peixe

No Mato Grosso do Sul, Vicentina




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;