Setecidades Titulo Memória
Tamoio conquista o Torneio das Fusões

Pelo Grêmio Recreativo e Esportivo Tamoio, em 1974, Moacyr levou a equipe ao título de campeão, num ano diferenciado: o primeiro ano das fusões de clubes em São Caetano

Ademir Médici
10/06/2017 | 22:30
Compartilhar notícia


As raízes esportivas na Vila Gerty, a consagração no comando técnico da Seleção de São Caetano. Falamos de Moacyr Zucatelli, o inspirador desta semana em Memória e que, como técnico de futebol, dirigiu também duas grandes equipes dos anos 70, além do Alviceleste: Vila Bela e Tamoio.

Pelo Grêmio Recreativo e Esportivo Tamoio, em 1974, Moacyr levou a equipe ao título de campeão, num ano diferenciado: o primeiro ano das fusões de clubes em São Caetano.

Faz 43 anos. São Caetano, pequena territorialmente, crescia para todos os lados. Antigos campos e estádios eram ocupados por conjuntos habitacionais, espigões de apartamentos, escolas. Como manter todos aqueles times que disputavam cada metro na várzea em ocupação?

Parênteses: nos anos 50 e 60 quem passasse de trem por São Caetano observaria uma sucessão de campos de futebol, ao longo dos trilhos e das beiradas do Tamanduateí. O mesmo ocorria ao longo do Ribeirão dos Meninos. A liga de futebol da cidade batia recordes em número de clubes, inclusive abrigando quadros paulistanos, como já se falou.

No governo Walter Braido, os meios futebolísticos entraram em êxtase. Vozes se levantaram contrárias ao projeto governamental. Mas a verdade é que as fusões saíram. E se perpetuaram.

E no primeiro campeonato disputado sob o novo modelo, deu Tamoio. A imprensa assinalava: campeão do Torneio das Fusões. A disputa do título foi diante do Santa Maria: 1 a 0 para o Tamoio.

No ano seguinte, 1975, mantendo a equipe básica, o Tamoio fica com o vice-campeonato de São Caetano.

Diário há 30 anos
Quinta-feira, 11 de junho de 1987 - ano 30, edição nº 6465
MANCHETE – Quércia (Orestes, governador paulista) é condenado a pagar (ao funcionalismo) o gatilho salarial.
GRANDE ABC – Estado promete mais de cinco mil moradias à população de baixa renda, através da Companhia de Desenvolvimento de Habitação (CDH).
SANTO ANDRÉ – Em reforma a Escola Estadual Américo Brasiliense.
INFORMÁTICA (Ivone Santana) – C&A quer automatizar todas as lojas.
PERSONAGEM – Adoece o palhaço Estrimilique, 90 anos.
POLÍCIA – Operação Pagamento registra duas mortes no Grande ABC.

Em 11 de junho de...
1917 – Padre Faustino Consoni, missionário de São Carlos, analisa a crise internacional provocada pela I Guerra Mundial. Lembra que o orfanato do Ipiranga mantido pelos carlistas assistia a 125 órfãos. E apelava às pessoas para que colaborassem com a instituição.
NOTA – Padre Faustino atuou no Grande ABC, com papel de destaque nas três primeiras paróquias mantidas pelos carlistas, em São Bernardo, Santo André e Ribeirão Pires.
n A guerra. Do noticiário do Estadão: restringida a navegação internacional do Brasil à Europa; abarrotado o Porto de Santos.
1962 – Reúnem-se as SABs do Jardim Utinga, Vila Sá, Vila Metalúrgica, Parque das Nações, Jardim Santo Antonio, Vilas Lucinda, Clarice e Matarazzo. As entidades pressionam a Prefeitura por obras de infraestrutura em todo o Distrito de Utinga: redes de esgoto, água e alinhamento do Ribeirão Iguaçu.
n Fundada a Eletrobrás.
1982 – Nos Estados Unidos, a estréia do filme E.T, o Extraterrestre dirigido por Steven Spielberg

Hoje
Dia do Pastor Evangélico no Brasil, celebrado no segundo domingo do mês de junho
Dia da Marinha Brasileira
Dia do Educador Sanitário

Municípios brasileiros
Celebram seus aniversários em 11 de junho:
No Paraná, Anahy
Na Bahia, Brumado e Condeúba
Em Santa Catarina, Curitibanos e Marema
Em Sergipe, Japaratuba
No Mato Grosso do Sul, Maracaju
Em Minas Gerais, Rio Espera
Em Pernambuco, Rio Formoso<TB><TB>Fonte: IBGE.

Santos do dia
Paula Frassinetti (Itália, Gênova, 1809 - Roma, 1882). Fundadora da Congregação de Santa Dorotéia.
Barnabé
Parísio 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;